Você sabia que, além do ProUni e do Fies, do Governo Federal, existem outros programas que facilitam a entrada nas Instituições de Ensino particulares? Pois é isso mesmo! Esse é o caso do Bolsa Universidade.
O sonho de se formar em um curso superior está cada vez mais perto. Se antes era necessário pagar o valor total da mensalidade ou contar com poucas bolsas de estudos, hoje é possível concorrer a mais oportunidades. Isso é demais, né? Quer saber tudo sobre como conseguir a sua Bolsa Universidade 2019? Então, continue a leitura e confira!
Como o próprio nome já sugere, a Bolsa Universidade oferece bolsa de estudos em instituições particulares de ensino superior para alunos que têm dificuldade em custear o curso. Atualmente, quem conta com esse programa é o Estado de São Paulo e a cidade de Manaus.
A parceria feita pelo governo estadual e as instituições concede bolsa no valor de 100% da mensalidade, sendo parte custeada pelo estado e a restante pela instituição. O regulamento da Secretaria de Educação do Estado estabelece que o valor máximo pago por aluno é de 500 reais por mês.
Em troca da bolsa, o aluno contemplado deverá prestar serviço por oito horas semanais em escolas aos finais de semana. Dessa forma, o bolsista atua como educador universitário em uma escola participante do programa Escola da Família. As atividades desenvolvidas no programa são relacionadas à cultura, esporte, saúde e trabalho.
A Bolsa Universidade Manaus é bem parecida com a de São Paulo. Nela, a Prefeitura Municipal concede bolsas integrais e parciais, de 50% e 75%, em instituições de ensino particulares da cidade aos estudantes de baixa renda que, comprovadamente, não têm como arcar com os estudos.
Essa bolsa vale tanto para graduação quanto para formações sequenciais específicas. Em contrapartida, o bolsista participa de projetos sociais, educacionais, socioambientais e culturais da prefeitura e parceiros. Sendo assim, o aluno consegue aliar o aprendizado à prática.
Para conseguir entrar no programa Bolsa Universidade existem alguns critérios, tanto de seleção quanto de desempate — caso dois ou mais alunos concorram a mesma vaga. Veja como ocorre:
O processo seletivo conta com a avaliação socioeconômica dos candidatos. Nela, o tipo de moradia, o número de pessoas que têm renda e que moram na casa, despesa mensal fixa, renda da família e do candidato.
A partir daí, se houver empate, entra o candidato que fez trabalho voluntário no Programa Escola da Família por, pelo menos, um ano, que cursou o maior número de séries do ensino médio em escola pública e quem se inscreveu primeiro, como último critério.
Para concorrer à Bolsa Universidade Manaus, existem algumas exigências, São elas:
Você se encaixa no perfil do candidato para receber o benefício no programa? Então, saiba agora mesmo como fazer a sua inscrição na Bolsa Universidade.
Para se inscrever no Bolsa Universidade é bem fácil. Basta preencher o formulário no site do programa e informar a instituição de ensino que pretende atuar. Geralmente, as inscrições são abertas nos primeiros 10 dias do mês.
Depois de ter se cadastrado na página, o candidato deve levar toda a documentação solicitada, para a comprovação das condições socioeconômicas e acadêmicas, aos locais indicados (Diretoria de Ensino e instituição de ensino).
Para os estudantes de Manaus, é só acessar o Portal do Candidato, se cadastrar e fazer a inscrição conforme os dados pedidos. Vale lembrar que para não haver nenhum tipo de problema na comunicação entre o candidato e o programa, é imprescindível colocar as próprias informações, principalmente os meios de contato, e não de terceiros.
Se você se inscreveu para um dos dois programas, aguarde o tempo necessário até que saia o resultado da Bolsa Universidade, que é informado após a inscrição. A partir daí, acesse o site de cada um dos programas a fim de saber se foi classificado ou não para receber o benefício.
Algumas condições podem levar à perda da Bolsa Universidade. Para que isso não aconteça com você, fique ligado nos fatos que fazem com que perca o benefício.
A Bolsa Universidade é uma maneira de garantir a realização de cursar uma graduação, mesmo não podendo pagar o valor integral das mensalidades. O governo (estadual ou municipal) em parceria com as instituições de ensino é quem custeia os estudos em troca do trabalho social e educativo do beneficiado.
E aí, está estudando para passar no vestibular? O Stoodi vai ajudar! Confira as nossas videoaulas, planos de estudos, exercícios, que tal? Experimente agora mesmo!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…