Estudar Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul é o primeiro passo do seu projeto de carreira? Então, saiba que a nota de corte em Medicina na UFRGS é uma das mais tranquilas para quem quer concorrer a essa graduação tão desejada.
Seja pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seja pelo vestibular, é preciso se dedicar bastante para conquistar uma vaga nessa universidade. Quer saber como alcançar a nota mínima para se tornar um calouro e ficar por dentro de mais informações sobre a UFRGS? Continue a leitura!
O campus Saúde, em Porto Alegre, sedia a Faculdade de Medicina. Para estudar lá, você pode optar por usar a nota do Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), mas tem que alcançar pelo menos 500 pontos na redação e 450 em cada uma das quatro provas objetivas.
São ofertadas 42 vagas pelo Sisu no início do ano, sendo que a metade se destina ao ingresso no segundo semestre. Isso equivale a 30% do total de vagas em Medicina.
As outras 98 vagas (50% para cada semestre) serão preenchidas por meio de vestibular interno, realizado em dois fins de semana consecutivos.
A universidade exige uma produção de texto dissertativo e mais 15 questões de múltipla escolha das principais matérias do Ensino Médio. Vale ressaltar que Biologia e Português têm peso maior. Para a prova de Literatura, recomenda-se a leitura prévia de 12 obras literárias. A lista completa você encontra no site da universidade.
Sabendo que, no último vestibular, a relação era de 64,07 candidatos por vaga para o curso de Medicina na UFRGS, dá para imaginar que a concorrência é forte!
Pelo Sisu, a nota de corte foi de 753,05 — a mais alta da universidade. O primeiro colocado fez 815,67 pontos. Mas não desanime! Veja, a seguir, como alcançar um excelente resultado nos seus estudos com dicas simples!
Selecionamos 3 hábitos de estudo saudáveis para ajudar você a conseguir um bom desempenho no Enem e no vestibular para dar início à carreira dos sonhos. Confira!
Muita gente não sabe nem começar a estudar porque não prepara um ambiente adequado para isso. Reserve um cantinho só seu, com materiais à mão e uma garrafinha de água, onde você possa se sentar e se concentrar por um tempo.
Se tiver um notebook, tablet ou celular, lembre-se que deve usar o aparelho apenas para fins didáticos, ok?
Outra atitude interessante e que faz toda a diferença é selecionar os pontos mais importantes da prova — daquelas disciplinas com maior peso — para estudar, principalmente se você não tem o dia todo disponível.
Na hora de ir para o seu “cantinho de estudo”, você já sabe quais serão os conteúdos do dia. Um bom cronograma de estudos auxilia bastante nessa hora.
O terceiro passo envolve o modo de estudar: fazer resumos, resolver exercícios, assistir a videoaulas, produzir mapas mentais etc. Cada técnica tem sua importância, dependendo do momento e da intimidade que você tem com a matéria.
O ideal é fazer um rodízio, alternando as técnicas para que não haja tédio na hora de estudar.
Por fim, uma dica bônus: conte com uma plataforma de estudos online, como o Stoodi, para ajudar você a melhorar o desempenho. Além disso, coloque em prática os 3 hábitos que listamos aqui para alcançar a nota de corte em Medicina na UFRGS.
Quer ficar por dentro de outras dicas de como ser mais eficiente na hora de estudar? Curta a nossa página no Facebook e e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…