A PUC (Pontifícia Universidade Católica) é uma das maiores instituições privadas de todo o Brasil. Com campi em diversos estados, ela se consolida cada vez mais como um dos nomes mais relevantes em diversas áreas e, claro, com a Medicina isso não é diferente.
Então, que tal saber um pouco mais sobre o vestibular para ingresso na PUC de Minas Gerais e entender, também, quais são as melhores dicas para otimizar as suas chances de conquistar essa vaga? Porque já avisamos, a concorrência é árdua e há muita gente lutando por essa colocação.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo que tem como objetivo ajudá-lo a entender como aumentar as suas chances de ingresso no vestibular PUC MG de Medicina. Vamos lá? Boa leitura!
A prova da PUC Minas conta com 70 questões, todas de múltipla escolha. Em Medicina, a quantidade de exercícios muda, sendo a maioria deles dedicado aos conceitos de Biologia e Química (20 de cada) e Língua Portuguesa (15 questões). As demais matérias contam com apenas 5 exercícios cada.
Além disso, também será necessário fazer uma redação. O texto varia de ano a ano, abordando diferentes estilos de linguagem e gêneros textuais. Então, é bacana estar preparado para tudo.
Ah! Isso não é tudo. A PUC MG também aceita o ingresso dos estudantes a partir do Prouni (Programa Universidade para Todos), com bolsas de 50% a 100%. Ou seja: se você atende aos requisitos para participar do programa, é possível estudar com um belo desconto ou completamente “na faixa” a partir do uso da sua nota do Enem.
Sendo assim, o recomendado é que esse vestibulando se prepare simultaneamente para as duas provas. Os conteúdos abordados são praticamente os mesmos logo, a única coisa que deveria ser mudada é o treinamento da redação e de exercícios exclusivos. Vale a pena!
Agora, é hora de conferir algumas ótimas dicas para otimizar as suas chances de ingresso de uma vez por todas. Vamos lá?
Organizar o cronograma de estudos é algo imprescindível para o seu sucesso no vestibular. Afinal, essa técnica ajuda a mandar a procrastinação para bem longe e evita um problema bem sério: o acúmulo de matérias.
No entanto, para fazer um bom cronograma é preciso fazer algo antes. Falaremos sobre a seguir!
O ponto que precede o desenvolvimento do cronograma de estudos é a organização da rotina. É preciso estabelecer horários como o momento de dormir ou acordar ou fazer as principais refeições.
Além disso, é importante garantir que essa organização tenha alguns espaços vazios. Assim, você pode realocar obrigações em casos de imprevisto, sem se enrolar.
Os cuidados com a saúde também são importantíssimos para um vestibulando. Afinal, você precisa estar bem para absorver os conteúdos e chegar zerado no dia da prova!
Então, invista em uma rotina de prática de exercícios físicos ao longo do ano. Além disso, cuide bem da alimentação, se hidrate bastante e cuide dos seus padrões de sono.
A realização de exercícios de fixação também não pode deixar de ser priorizada pelos estudantes. Aqui, a dica é fazer mais questões da PUC MG e, claro, do Enem. Dessa forma, você se familiariza melhor com as provas que vai prestar.
No entanto, não se preocupe. Fazer questões de outros vestibulares não é perda de tempo, pelo contrário!
Fazer provas antigas é a melhor maneira de garantir a familiaridade com a prova que será prestada. Você pode encontrar algumas provas antigas de Medicina PUC MG clicando aqui e as do Enem são facilmente encontradas pela internet.
Aproveite e simule o dia da sua prova, cronometrando a duração da sua resolução e ficando bem longe do celular. Dessa forma, você vai começar a entender melhor por onde começar a responder, qual a melhor ordem das matérias, etc.
O treinamento da redação também é muito importante. Aqui, você precisa treinar para duas produções textuais completamente diferentes.
Então, a dica é intercalar! Em uma semana, faça uma redação da PUC MG e, na outra, do Enem. Assim, você atende às suas necessidades e não se vê em maus lençóis na hora da prova.
A revisão do conteúdo também deve ser feita com cautela. Afinal, é comum que a gente vá se esquecendo das matérias à medida que o tempo passa.
Então, de vez em quanto, dê uma olhada nos resumos que você fez enquanto assistia às aulas ou, melhor ainda, capriche na resolução de exercícios.
Por fim, não podemos deixar de recomendar que você invista em um bom cursinho pré-vestibular. Essa ferramenta será indispensável para que você possa ter mais sucesso em suas empreitadas no futuro.
A boa notícia é que você pode fazê-lo online, ou seja, sem sair de casa. Assim, ganha em tempo e economiza bastante, mas sem perder em nada na educação de altíssima qualidade fornecida por quem realmente entende do assunto.
Com o StoodiMed, plano do Stoodi exclusivo para vestibulandos de Medicina, você tem acesso a:
Gostou de conhecer essas dicas para mandar bem no vestibular PUC MG de Medicina? Esperamos que elas tenham sido úteis e o inspire a buscar cada vez mais oportunidades em sua vida acadêmica e profissional. O mundo é todo seu, basta perseverar!
E o melhor de tudo é que você não está sozinho nesse processo. Estamos juntos! Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do cursinho e muito mais, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. O Stoodi está aqui para ajudar!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…