Muitas pessoas não conseguem concluir os estudos no período que é tido como ideal. Para solucionar essa questão, o Governo lançou o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Dessa maneira, ele ampliou as oportunidades para quem deseja completar os estudos.
Nesse sentido, uma das maiores dúvidas relacionadas a esse assunto é: será que é possível ingressar na faculdade com o Encceja? Pensando nisso, resolvemos fazer este post para esclarecer esse e outros questionamentos.
Acompanhe!
Para começar, é importante saber o que é exatamente o Encceja. Na prática, ele é uma prova que certifica o candidato no ensino fundamental ou médio. Assim, jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na época adequada podem obter o diploma do ensino básico.
Dessa maneira, ele é aberto a todas as pessoas, mesmo as que nunca frequentaram uma sala de aula, como é a realidade de muitos brasileiros. O Encceja foi criado em 2002, mas somente em 2017 se tornou mais popular, pois, a partir daquele ano, ele substituiu o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na função de certificar alunos do nível médio.
Ou seja, se antes o aluno poderia prestar o Enem para obter o certificado do ensino médio, atualmente ele precisa fazer o Encceja. Para realizar a prova, não é necessário pagar nenhum valor, tornando o diploma ainda mais acessível.
A pessoa que quiser fazer a prova para obter nível fundamental deve ter, pelo menos, 15 anos. Enquanto os candidatos ao certificado de nível médio precisam ter 18 anos, no mínimo, até o dia do exame. Além disso, é necessário ter Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Agora que você já sabe o que é e como funciona o Enceeja, é a vez de entender como é essa prova. Na verdade, tanto o exame de nível fundamental quanto médio são compostos por 4 provas objetivas, cada uma delas com diferentes áreas do saber.
No total, são 120 questões de múltipla-escolha, sendo 30 sobre cada setor de conhecimento e uma sobre redação. Assim, é necessário preencher o gabarito com as respostas até o fim da duração da prova. Nesse sentido, ao contrário do Enem, por exemplo, que tem 2 fins de semana de aplicação, o Encceja acontece em apenas um dia.
Assim, as avaliações ocorrem no período da manhã e da tarde, das 9h às 20:30 com intervalo de 1:30 para almoço.
Após entender como é a prova do Encceja, é fundamental conhecer o que cai na prova. Na avaliação são cobradas matérias do ensino fundamental ou médio, de acordo com a certificação requerida. Dessa maneira, a prova, é desenvolvida com base na Matriz de Competências e Habilidades do Inep.
A seguir, confira as disciplinas cobradas:
Nas provas de múltipla escolha, existem questões de níveis de dificuldade diferentes, divididas em fácil, médio e difícil. Já em relação à redação, ela tem o formato dissertativo-argumentativo e deve conter até 30 linhas sobre o tema abordado.
Além disso, para ter uma boa nota, você não pode fugir do assunto, deve respeitar os direitos humanos e não pode cometer erros gramaticais.
Como você viu, uma das maiores dúvidas de quem se formou pelo Encceja é em relação à validade do diploma, especialmente para ingressar em uma faculdade. A verdade é que a certificação do Encceja permite que o aluno se matricule em uma universidade e possa cursar o ensino superior.
Isso também vale para o vestibular de medicina, que por ser um dos mais concorridos, acabam gerando confusão sobre aceitação ou não do diploma do Encceja.
Mais uma questão muito comum é o direito às cotas do Sisu. Como esse programa exige que o aluno tenha feito o ensino médio em uma escola pública, somente os candidatos que preenchem esse requisito podem tentar uma vaga.
Ou seja, se o aluno cursou algum ano em escola particular, não tem direito à cota do Sisu. Além disso, é necessário prestar o Enem, pois é a nota desse exame que vale como critério para avaliação do Sisu.
Como você viu, quem se forma pelo Encceja pode fazer faculdade, inclusive de medicina. Para isso, é fundamental estar bem preparado para prestar o vestibular e o Enem — principalmente quem deseja concorrer a uma vaga pelo Sisu.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas interessantes para você se preparar.
Vamos lá?
O primeiro passo para se preparar para o vestibular é saber os conteúdos que serão abordados nas provas. Para isso, verifique os editais dos exames que você prestará. Nesse documento, estão descritas as matérias que serão exigidas, além de outras informações relevantes.
Após saber os conteúdos que você deve estudar, é o momento de elaborar um cronograma de estudos. Esse passo é importante para otimizar a sua rotina de estudos, deixando-a mais produtiva. Nesse planejamento, organize os conteúdos a serem estudados, a ordem cronológica e os horários disponíveis para os estudos.
Um bom cursinho pré-vestibular é superimportante para se dar bem nas provas, especialmente, se você deseja cursar medicina. Afinal, sabemos que esse curso é muito concorrido e tem um nível de exigência bem alto. A boa notícia é que você pode contar com ajuda do Stoodi.
Conosco, você tem acesso a videoaulas, exercícios, simulados e, até mesmo, um cronograma de estudos personalizado. Além disso, há suporte para aprender a escrever uma boa redação, inclusive com correção profissional. Viu como estudar para o vestibular e o Enem é descomplicado com Stoodi?
Como você viu, é possível ingressar na faculdade com o Encceja. Por isso, se você ainda não tirou o ensino fundamental /ou o médio, mas tem vontade de concluir seus estudos básicos e fazer uma graduação, não deixe de considerar essa possibilidade para realizar o seu sonho!
Agora, se você já tem o seu diploma do ensino médio e quer prestar vestibular, acesse o nosso site e faça o seu cadastro no Stoodi!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…