Você já sabe que as instituições de ensino federais são as mais procuradas por aqueles que desejam fazer uma graduação, ainda mais quando se trata do curso de Medicina!
Para conseguir passar no vestibular, é preciso se dedicar muito, mas a boa notícia é que, fazendo isso, você pode encontrar vagas em excelentes faculdades por todo o país e seguir a carreira dos seus sonhos.
Neste post, falamos sobre a Universidade Federal de Roraima e mostramos como é a prova do Vestibular UFRR Medicina! Continue a leitura e garanta a sua vaga!
A Universidade Federal de Roraima foi a primeira instituição de ensino a oferecer cursos de graduação em Roraima, desde 1989. São mais de 40 cursos, além de mestrados e doutorados em áreas diversas.
Entre os destaques, estão os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Direito, Zoologia e, é claro, Medicina, disponível desde 1994. O curso, inclusive, foi considerado o melhor da região norte em 2010.
De acordo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC), a UFRR recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos em 2019 (a nota máxima é 5).
Situado no bairro Aeroporto, em Boa Vista (capital de Roraima), o campus Paricarana abriga o Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde funcionam os cursos de Medicina e de Enfermagem. É lá que também ficam o restaurante e a residência universitária — mais facilidade para quem precisa usar esses recursos.
Esse apoio ocorre por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A universidade oferece assistência à moradia estudantil, transporte, alimentação, à saúde, cultura, inclusão digital, creche, esporte e apoio pedagógico.
Na Federal de Roraima, você pode ingressar por meio de dois processos: PI e PSS. A Prova Integral é aquele formato mais comum, que acontece em uma só fase. O Processo Seletivo Seriado considera as provas realizadas por estudantes do Ensino Médio em três anos seguidos.
São 80 vagas ofertadas para Bacharelado em Medicina, incluindo as destinadas a pessoas com deficiência (PCD), alunos de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de estudantes que pertencem a um grupo familiar com renda bruta inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.
Desse total, 16 vagas são destinadas ao ingresso pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 64 ao processo seletivo da universidade.
O vestibular é anual. Para 2022, por exemplo, o valor da inscrição variou entre R$ 70 e R$ 100, de acordo com a modalidade escolhida. A inscrição na PI é a mais cara.
Você pode se inscrever e solicitar isenção da taxa pela Internet, mas no dia marcado para a prova, é preciso estar em Boa Vista!
A prova da modalidade PI contém 72 questões objetivas. Em cada disciplina são cobradas 9 questões:
Essas questões são pontuadas de forma diferenciada em cada curso, conforme a classificação em disciplinas genéricas (1 ponto) ou específicas (3 pontos).
Dessa forma, o candidato ao curso de Medicina tem que se dedicar mais a Biologia e Química, já que essas provas valem 27 pontos, enquanto as outras valem 9 pontos cada.
É preciso, ainda, fazer uma redação — que vale 30 pontos, independentemente do curso escolhido. O tipo textual cobrado é o dissertativo-argumentativo. Uma especificidade da UFRR é que são corrigidas apenas as redações referentes a 3 candidatos por vaga, de acordo com a pontuação na prova objetiva.
Então, se a sua nota não estiver entre os 192 primeiros colocados, não há chance de aprovação, já que são oferecidas 64 vagas (lembrando que há vagas destinadas à ampla concorrência e as especiais, já citadas aqui).
Ao todo, são destinadas 5 horas para os estudantes fazerem a prova. Assim como no Enem, é preciso chegar com antecedência de pelo menos 1 hora e levar caneta esferográfica de tinta preta para marcar o gabarito e escrever o texto, de acordo com o Edital da UFRR.
As inscrições costumam abrir em dezembro e janeiro, e as provas são aplicadas em fevereiro, apenas na cidade de Boa Vista. Preste atenção no prazo se quiser participar do Vestibular UFRR Medicina!
A maioria das regras vale para o Processo Seletivo Seriado. A diferença é que o conteúdo a ser estudado, o número de questões e o tempo de prova para a Etapa 1 e a Etapa 2 são reduzidos.
A vantagem de optar por essa modalidade é que o peso de fazer uma prova fica distribuído nos três anos do Ensino Médio. Se você for mal em um ano, pode compensar no seguinte!
Se esse não é o seu caso, prossiga a leitura e descubra como ser aprovado em Medicina fazendo a Prova Integral na Universidade Federal de Roraima.
Quem está se preparando para prestar vestibular tem uma excelente opção atualmente, que é o estudo remoto. Por meio de videoaulas e um banco de exercícios incrível, além da orientação de professores e correção de redações, você pode otimizar seu tempo e melhorar o seu desempenho nas provas!
Fazer um cursinho a distância ainda oferece outras vantagens, como a eliminação de gastos com transporte. Além disso, o tempo que seria perdido no deslocamento pode ser usado para estudar em casa ou em qualquer outro lugar. Muito prático!
Por fim, mas não menos importante, uma dica que vale para vestibulandos de qualquer área: organize a sua rotina de forma a equilibrar períodos de estudo e de descanso, disponibilizando tempo para lazer, família e amigos. É isso que vai dar energia para você seguir em busca do seu objetivo e alcançar o sucesso no vestibular UFRR Medicina.
O Stoodi dá uma força e tanto nesse processo por meio do cursinho online para Medicina! Conheça agora o StoodiMed e se inscreva!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…