Tudo o que você precisa saber para chegar preparado
No próximo domingo, dia 25 de novembro, acontece a 1ª fase da Fuvest. Aqui você irá encontrar as informações mais importantes para chegar preparado para o dia da prova, sem correr o risco de esquecer documentos ou levar algo que é proibido.
A Fuvest é o processo seletivo utilizado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Veja tudo o que você precisa saber antes de ir para o seu local de prova:
Como funciona a Fuvest?
O processo seletivo da Fuvest funciona em duas fases.
A prova da 1ª fase da Fuvest é realizada em apenas um domingo. Ela é composta de 90 questões de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta.
A prova é de conhecimentos gerais e traz questões de conteúdos apresentados durante a formação do candidato nas matérias de Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia, História, Português e Química.
Algumas das questões apresentadas podem ser interdisciplinares, ou seja, elas podem ser classificadas como sendo de matérias diferentes ao mesmo tempo. A duração da prova é de 5 horas nesse primeiro domingo.
Quando sai o resultado da 1ª fase?
O resultado com os candidatos classificados para a 2ª fase será divulgado no dia 10 de dezembro, junto com os locais de prova.
Como posso conferir o meu local de prova?
Para ficar sabendo onde você irá realizar a prova, basta acessar o site oficial da Fuvest.
Qual o horário recomendado para chegar ao local da prova?
Programe-se para estar no local onde você fará a prova até as 12h30. Isso garante que você terá tempo para chegar, se ambientar e relaxar um pouco, antes de iniciar a prova.
Fique atento ao horário de fechamento dos portões, que será às 13h. A partir das 16h, o candidato poderá deixar a sala.
O que eu posso levar para a prova?
O que é proibido no local de prova?
Na prova de Português você vai ter que mostrar que você consegue ler, compreender e interpretar de forma crítica os textos que forem apresentados. Será avaliado também a sua capacidade de mobilizar conhecimentos linguísticos na produção de textos.
Por isso, é muito importante que você domine a norma culta da língua escrita e conheça as variedades linguísticas.
Todo ano, a Fuvest solta uma lista com os livros que serão citados pelo vestibular. A desse ano possui 9 obras obrigatórias, veja quais são elas:
A parte de Inglês possui cinco questões, baseadas em detalhes pontuais do texto. Os textos são sobre temas atuais, mas você não deve deixar com que o seu senso comum e seu conhecimento de mundo auxiliem na resolução da questão.
Sabe por quê? Essa é a maior pegadinha. Então faça a interpretação com cuidado e atente-se a esse detalhe.
Você não deve se desesperar em decorar a terminologia biográfica, nem detalhes dos processos bioquímicos. O que a Fuvest espera que você tenha são os conhecimentos fundamentais da Biologia para compreender a vida como uma manifestação dos sistemas organizados e integrados.
A Biologia está aí para vermos como tudo faz parte de uma evolução e de constante mudança. Por isso, “Espera-se que o candidato conheça os fundamentos básicos da investigação científica, que ele compreenda e interprete impactos do desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade e no ambiente”, diz o edital.
A Fuvest não espera que você decore todas as fórmulas, mas ela quer saber se você consegue compreender onde elas são usada – e o porquê.
“Seu conhecimento físico deve ser entendido como um instrumento para a compreensão do mundo que o rodeia”, diz o edital. Agora na primeira fase, o vestibular vai focar em questões mais básicas.
Em Química, o vestibular vai atestar a sua capacidade de observar e descrever fenômenos, relacionando os materiais e as transformações químicas ao sistema produtivo e ao meio ambiente.
“Espera-se que o vestibulando tenha conhecimento de equações usuais e de nomes e fórmulas químicas das substâncias mais comuns. Os modelos atômicos deverão restringir-se apenas aos clássicos, não incluindo os modelos quânticos (orbitais atômicos, moleculares e hibridização)”, diz o edital.
Sabe aquela pergunta comum? Sim, você precisará conhecer os elementos da Tabela Periódica. Outro ponto importante é dominar os cálculos estequiométricos, envolvendo grandezas como massa, volume, massa molar, quantidade de matéria, entalpia etc.
Já em relação à Química Orgânica, você precisa demonstrar a capacidade de reconhecer grupos funcionais e de entender os principais tipos de reações, sabendo aplicá-los aos compostos mais simples.
Quer uma dica? Revise as propriedades e os usos de algumas substâncias relevantes para a atividade humana, como o petróleo, gás natural, álcoois, sabões e detergentes, macromoléculas naturais e sintéticas.
Para mandar bem em matemática, você precisa mostrar que sabe ler e interpretar gráficos e outras formas de linguagem matemática.
“Será priorizada a avaliação da capacidade de raciocínio, sem dar ênfase à memorização de fórmulas, à mecanização de técnicas ou a cálculos excessivos, desvinculados de contexto significativo ou de aplicações relevantes, dentro ou fora da Matemática”, segundo o edital. Ou seja, espere por questões contextualizadas e mais próximas do seu dia a dia.
Diferente do ENEM que retrata muito a História do Brasil, este vestibular também contará com questões da História das Américas e História Geral – com enfoque no Mediterrâneo e na Europa.
De acordo com o edital, espera-se que você saiba relacionar acontecimentos históricos com o tempo presente. Outro ponto muito importante é você ter o senso crítico e consciência que o passado pode ser conhecido através das mais variadas fontes, que vão muito além dos documentos oficiais.
Uma dica legal é sempre pensar no contexto antes de responder às questões – isso evita que você caia em pegadinhas.
Além disso, a prova de HIstória da Fuvest cobra muito mais conteúdo do candidato do que a prova do Enem. São questões mais objetivas, que requerem um conhecimento mais aprofundado sobre os temas.
Por fim, em Geografia você precisa mostrar que conhece as características da nossa sociedade e natureza, muito relacionado aos temas de Geografia Humana. Isso sem esquecer da parte física, de relevo, clima e transformações
É preciso ter compreensão do mundo atual por meio dos processos de transformação que o trabalho social imprime à natureza, e ter conhecimento da realidade brasileira, de forma geral.
Agora é hora de focar na preparação final e chegar com tudo para arrasar nessa prova e conseguir uma boa nota para participar da 2ª fase.
Boa prova!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…