Veja como funciona o curso de medicina na UFMG!
Seu sonho é cursar medicina na UFMG? Então é melhor se preparar! O curso mais concorrido da Universidade Federal de Minas Gerais é, também, um dos mais procurados no Brasil inteiro.
A terceira melhor faculdade de medicina do país já tinha um vestibular acirrado. Agora, alguns anos após a adesão ao Enem e a abertura da concorrência para o Brasil inteiro por meio do SiSU, o número de postulantes a uma vaga na instituição cresceu ainda mais.
No post de hoje vamos falar tudo sobre o curso de Medicina da UFMG, um dos mais importantes do país. Confira!
Atualmente a única maneira de conseguir se matricular no curso de Medicina da UFMG é via SiSU. Para isso, o candidato deve se inscrever no Enem do ano corrente e concorrer a uma vaga no SiSU.
Ainda que existam outras formas de entrada no curso de Medicina, como transferência de outras instituições, são métodos muito restritos, pois poucas vagas são colocadas à disposição do público.
Um dos maiores pavores de qualquer candidato a um curso de Medicina é a nota de corte do Enem. A primeira edição do SiSU 2018 trouxe, justamente, o curso de Medicina da UFMG com a maior nota de corte da universidade: 796,18 pontos. Em segundo lugar, bem longe, está o curso de Engenharia Química, com 768,12 pontos.
A nota do Enem é calculada de uma forma muito específica, utilizando a metodologia TRI. Um programa de computador avalia a consistência das respostas de cada concorrente. Como existem questões mais fáceis e mais difíceis, é considerado um chute caso o candidato tenha errado a maioria das mais básicas e acertado as difíceis. Nesse caso, a nota sofre uma punição, sendo reduzida.
São cinco notas gerais, uma para cada área do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática), além da nota de redação. Com exceção da redação, a nota máxima da prova não é conhecida de antemão. Já houve casos em que candidatos conseguiram notas maiores que 1.000 pontos em uma das provas.
Já a Redação vale, explicitamente, 1.000 pontos, calculados em critérios específicos. Caso o candidato zere a prova de redação, ele já perde o direito de concorrer a uma vaga.
A grade curricular do curso de Medicina da UFMG é bastante completa, contando com um ciclo básico, com duração de dois anos. Com formação generalista, o curso dura 6 anos, dando a possibilidade de atuação nas áreas de Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva. Para especializações, é necessário aderir ao programa de pós-graduação da Faculdade de Medicina.
Abaixo, a grade curricular completa do curso:
Criado no ano de 1911, o curso de Medicina da UFMG sempre foi reconhecido pela sua qualidade de ensino e pelas capacidades de seus alunos formados. Em 107 anos de história, mais de 15 mil médicos foram formados.
A maior e mais genérica parte do curso é ministrada no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no tradicional Campus da Pampulha, em Belo Horizonte. No decorrer do curso, o aluno também passa a ter aulas no Campus Saúde, que fica na Avenida Professor Alfredo Balena, no centro da capital.
O programa de pós-graduação em Medicina teve início na UFMG no ano de 1969, com o surgimento do Curso de Oftalmologia. 8 anos mais tarde, foi criado o Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, responsável até hoje pelos assuntos relativos a esses cursos.
Atualmente, o CPG oferece especializações nas seguintes áreas:
O CPG da Faculdade de Medicina também é responsável pelos programas de Mestrado e Doutorado pela UFMG. São 10 áreas de formação para ambos os graus de aprofundamento, divididos da seguinte maneira:
Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Medicina da UFMG, que tal começar seus estudos para se preparar para o Enem? Aqui no Stoodi você tem acesso a um gigantesco banco de questões e provas exclusivas para você!
E para ajudar especificamente todos os estudantes que querem estudar Medicina, criamos um plano específico de Medicina, chamado StoodiMed, onde temos novas funcionalidades para ajudar todos a passarem no vestibular. Conheça as vantagens!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…