Nota de corte Fies 2023: entenda como funciona

Nota de corte Fies 2023: entenda como funciona

Entre as possibilidades de acesso ao Ensino Superior, uma delas é por meio do Fies. Para muitos, essa será a principal via de acesso para fazer o sonhado curso, para pessoas de baixa renda. Por meio do programa, é possível financiar o curso em instituições privadas e conquistar o diploma com um custo que cabe no bolso e, depois, pagar as parcelas suavemente.

Porém, para conseguir ter chances de conseguir o financiamento, é preciso conhecer mais sobre a nota de corte Fies. Caso contrário, poderá não conseguir ser aprovado dentro do número de vagas disponíveis para as instituições, já que há um limite de financiamentos disponibilizados.

Nesse artigo, vamos explorar tudo que você precisa saber sobre as notas de corte do Fies em 2023, a importância de conhecer mais sobre o assunto e muito mais! Boa leitura.

Como funciona o Fies

Para saber se o Fies é a melhor opção de ingresso no ensino superior, é preciso conhecer mais sobre o programa. Ele foi criado em 1999 e, em conjunto com o Sisu e ProUni, são as principais formas de acesso a faculdades e universidades no país.

Ele é voltado para estudantes de baixa renda que, sem isso, não conseguiriam arcar com as mensalidades de uma instituição de ensino superior particular. Para o processo seletivo, utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A inscrição para o programa ocorre no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O portal, criado pelo Ministério da Educação (MEC), unifica Fies, ProuniSisu no mesmo local, facilitando o processo para os alunos.

O Fies é feito em duas edições por ano, uma por semestre. O edital de 2024 pode unir com o ProUni e permitir que um aluno possa ter bolsa parcial de 50% e pagar outra metade por meio do Fies. A possibilidade foi divulgada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, mas ainda não é certa.

Quem pode participar do Fies

O Fies é um programa voltado para pessoas de baixa renda e, portanto, não são todos os estudantes que podem se inscrever para as vagas. Para isso, é preciso cumprir alguns requisitos, entre eles:

  • Ter participado em uma das edições do Enem feitas desde 2010;
  • A média das notas das 5 provas precisa ser igual ou superior a 450 pontos;
  • Não pode ter zerado a redação;
  • A renda familiar mensal bruta deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Se tiver outro financiamento do Fies, precisa ter quitado ele;
  • Treineiros do Enem não podem concorrer a vagas do Fies.

As vagas disponíveis aparecem no Portal de Acesso Único e você pode consultar para ver quais serão abertas por estado, município, nome do curso ou conceito do curso no MEC.

Jovem acessando o portal do Fies

Como a seleção do Fies é feita

Durante o período de abertura do Portal de Acesso Unificado para a seleção do Fies, conforme cronograma (que será divulgado com o edital), os estudantes podem acessar as vagas disponíveis por instituição e escolher até três cursos de graduação. Durante todo o período de inscrições, as escolhas podem ser alteradas.

Como o candidato é aprovado no Fies

Após o encerramento da inscrição, é feita a seleção das vagas conforme o número de candidatos por vaga. A classificação é feita pela nota do Enem. A instituição pode decidir se atribui peso à alguma prova, conforme o curso.

Por exemplo, se você está concorrendo ao financiamento do Fies para uma vaga de Medicina, pode ser que a nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias tenha um peso maior do que outras.

Há duas listas: a dos aprovados, ou seja, de quem ficou dentro do número de vagas; e a lista de espera, que poderá ser chamada caso algum estudante não faça sua matrícula no curso. Isso é feito na ordem de classificação da lista de espera.

A importância de acompanhar a nota de corte Fies

Nesse contexto, ficar de olho na nota de corte fará toda a diferença na sua estratégia para conquistar a aprovação no curso esperado. Ela é a pontuação do último colocado dentro das vagas disponíveis. E estar atento para isso pode ser uma forma estratégica de se preparar para os exames.

Se você não sabe como isso pode ajudar na preparação para o Enem, vem com a gente, que explicamos tudo a seguir.

Definir estratégias de estudos para as provas

Quando temos um objetivo, fica muito mais fácil manter a disciplina para seguir rumo ao nosso sonho. E quando falamos na aprovação para uma vaga no Ensino Superior, pensar na nota necessária para passar no Enem pode ser um bom parâmetro de motivação.

Por exemplo, ao ver a nota de corte do Fies, você consegue mensurar seus resultados e analisar se está tendo sucesso ou não. Isso pode ser um grande motivador para continuar no caminho ou, então, dar um gás para turbinar a potencial nota.

Jovem sentado em uma escada externa acompanhando dados do Fies no notebook que está em seu colo

Identificar tendências

Olhar a nota de corte do Fies 2023 pode ser ainda mais interessante se você identificar as médias ao longo do tempo. Por exemplo, focar não só na pontuação de 2023, mas também nas de 2022 e 2021.

A partir disso, veja: as notas estão mantendo uma média ou têm crescido ao longo do tempo? Ou, ainda, diminuído? Nesse cenário, temos algumas considerações:

  • Nota crescendo ao longo dos anos: sinal de que a concorrência está se tornando mais acirrada (seja o aumento da nota média dos candidatos ou, então, há mais pessoas tentando a aprovação do financiamento naquele curso);
  • Nota média ao longo dos anos: mostra uma tendência de padronização na nota e você consegue ter uma estimativa aproximada da nota que deve tirar no exame para conseguir o seu financiamento;
  • Nota diminuindo ao longo dos anos: sinal de que a concorrência pode estar diminuindo e torna esse um curso um pouco mais fácil de entrar. Mas isso não significa deixar a preparação de lado, ok?

Preparar-se para as vagas do seu interesse

Muitas pessoas têm uma vaga muito específica em vista para sua formação. Por exemplo, desejam fazer Direito em uma faculdade específica, que já é fortemente conceituada, tem uma boa nota na avaliação do MEC e é reconhecida pelo mercado.

Nesse caso, a estratégia é analisar as médias dos últimos anos das notas de corte no Fies e analisar qual deverá ser a sua pontuação média no Enem.

Quer ver um exemplo? A nota de corte em Medicina na Pontifícia Universidade de São Paulo, no Fies, em 2023, foi de 792,46. Sabendo disso, sua preparação é voltada para conseguir, no mínimo, 800 pontos no Enem.

Ao fazer simulados, a nota final deverá ser, em média, essa pontuação. Se, na devolutiva do teste do seu cursinho preparatório, a nota for menor do que essa, é um indicativo de que é necessário redirecionar estratégias para ter maior sucesso.

Principais notas de corte do Fies 2023

Separamos a seguir as principais notas de corte do Fies 2023 para ficar de olho e começar a traçar suas estratégias para as próximas edições do programa. Confira:

  • Medicina na PUC-SP: 792,46;
  • Direito na Instituto De Ensino Superior De Bauru: 698,7;
  • Odontologia na Centro Universitário Facisa: 713,66;
  • Engenharia Civil na Centro Universitário Central Paulista: 704;
  • Nutrição no Centro Universitário Redentor: 660,88.

Conquiste a vaga dos sonhos no Fies com o Stoodi

Agora que você sabe tudo sobre a nota de corte Fies 2023 e a importância de pensar em estratégias para conseguir superá-la e conquistar sua vaga, é hora de ter o melhor aliado ao seu lado: o cursinho preparatório que vai levá-lo até a aprovação.

Com o Stoodi, você aprende com os professores que são fera em aprovação. Terá os melhores conteúdos, atualizados e alinhados com o edital do Enem. Faça simulados e acompanhe a sua nota para saber se está indo bem no seu caminho e conte com monitores para ajudarem em suas dúvidas.

Faça sua inscrição no Stoodi e arrase no Fies!