A redação é uma parte do vestibular que sempre tira o sono de boa parte dos candidatos. E não há fórmula mágica: para diminuir a ansiedade e chegar bem preparado para essa etapa da prova, a melhor recomendação é treinar a escrita.
Os diversos temas abordados nas redações da Fuvest e em outros vestibulares estão disponíveis na internet, e para ajudar na sua preparação, criamos uma lista com os temas que foram cobrados pela prova nos últimos anos.
Vamos a eles?
O tema da Fuvest 2024 foi: “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”.
O tema da Fuvest 2023 foi: “Refugiados ambientais e vulnerabilidade social”.
O tema da Fuvest 2022 foi: “As diferentes faces do riso”.
O tema da Fuvest 2021 foi: “O mundo contemporâneo está fora de ordem?”.
O tema da Fuvest 2020 foi: “O papel da ciência no mundo contemporâneo”.
O tema da Fuvest 2019 foi “De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?”.
O tema da Fuvest 2018 foi: “Devem existir limites para a arte?”.
O tema da Fuvest 2017 foi: “O homem saiu de sua menoridade?”.
O tema da Fuvest 2016 foi “As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?”.
O tema da Fuvest 2015 foi a “Camarotização da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia”.
O tema desse ano apresentou um texto traduzido do jornal britânico The Guardian sobre uma polêmica declaração do ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, em que ele disse que os “idosos deviam se apressar em morrer”, e propôs aos candidatos que elaborassem uma dissertação discutindo a situação dos idosos no mundo e no Brasil.
O consumismo foi o tema da redação da Fuvest esse ano. O enunciado pediu para o candidato discorrer sobre as atuais relações de consumo e ilustrou a proposta com uma peça publicitária fictícia de um cartão de crédito que trazia imagens de um shopping center e o slogan: “Tenha o melhor que o mundo pode oferecer com o cartão de crédito X”.
“Participação política: indispensável ou superada?”. Esse foi o tema da redação da Fuvest desse ano.
A proposta de redação desse ano foi “O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?”, e trazia quatro trechos de textos diversos para contextualizar o candidato.
“Um mundo por imagens” foi o tema da redação do vestibular da Fuvest nesse ano. A proposta abordava a construção de imagens com cinco possibilidades: pessoas, fatos, livros, instituições e situações. Para elaborar a redação, o candidato deveria escolher apenas uma para ser tema do texto que iria redigir.
Nesse ano a Fuvest cobrou conhecimentos sobre fronteiras de forma ampla, e o enunciado da proposta dizia: “Além do significado geográfico, físico, o termo “fronteira” é utilizado também em sentido figurado, especialmente quando se refere a diferentes campos do conhecimento. Assim, existem fronteiras psicológicas, fronteiras do pensamento, da ciência, da linguagem etc”.
Grandes mudanças tecnológicas estavam ocorrendo nesse ano e os candidatos foram convidados a se posicionar a respeito do mundo digital e da quantidade de informações disponíveis na internet.
A proposta de redação da Fuvest nesse ano teve uma abordagem quase poética e convidou os candidatos a dissertarem sobre a amizade. O enunciado foi: “A amizade tem sido objeto de reflexões e elogios de pensadores e artistas de todas as épocas. (…) O que sua própria experiência lhe diz sobre esse assunto?”.
“Trabalho” foi o eixo central da proposta de redação da Fuvest nesse ano. O candidato teve que relacionar um texto sobre o conceito de trabalho, outro sobre as condições trabalhistas no mundo contemporâneo e um terceiro, sobre a obra artística.
Nesse ano a banca examinadora da Fuvest solicitou aos candidatos uma posição sobre uma manifestação artística que questionava os obstáculos e as restrições cotidianas. O tema do ano foi: “A descatracalização da vida”.
A Fuvest nesse ano pediu uma dissertação em prosa, na qual o candidato deveria apontar diferentes concepções do tempo abordadas na coletânea de textos. Depois ainda era necessário argumentar em favor de um dos conceitos, mostrando os motivos de sua identificação com um dos textos.
“Com o apoio dos três textos apresentados, escreva uma dissertação em prosa, na qual você deverá discutir manifestações concretas de afirmação ou de negação da autoestima entre os brasileiros”, pedia a dissertação da Fuvest em 2003.
A proposta de redação desse ano pedia uma avaliação da postura de pessoas que foram responsáveis por sua formação, como pais, professores, líderes religiosos e políticos, sugerindo que o vestibulando escrevesse com liberdade e crítica sobre os valores dessas pessoas.
O crescimento do neonazismo e do neofascismo foi o assunto principal dos textos da coletânea da proposta de redação da Fuvest nesse ano, que ofereciam diferentes pontos de vista sobre o assunto. O vestibulando deveria tratar o assunto em uma dissertação.
A polêmica do momento neste ano era um projeto de lei do Congresso que regulamentava o uso de estrangeirismos, que é o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa. O candidato foi convidado a mostrar sua opinião sobre o assunto. Bom, deu pra perceber que os temas são muito variados e podem surpreender a cada ano. Mesmo assim, estudar as redações que já caíram nos vestibulares é um bom treino para quem está se preparando para um vestibular.
Com os temas já cobrados, é possível tomar contato com o formato de proposta de cada banca examinadora. Para se preparar ainda melhor, você pode indicar o texto aos amigos e trocar as redações de teste com eles para que vocês possam se avaliar. Essa é uma boa maneira de estudar redação em grupo. Bons estudos!
Quer se preparar para a Fuvest, Enem e principais vestibulares do país com o melhor conteúdo disponível? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todo o material produzido pelos nossos professores.
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…