Principais Vestibulares de medicina no sudeste

Principais Vestibulares de medicina no sudeste

Está pensando em prestar algum dos vestibulares de Medicina do Brasil? Nossa, que legal! Esse é um curso incrível, com inúmeras oportunidades profissionais e muita valorização no mercado de trabalho. Mas em qual faculdade você quer entrar? Ainda não sabe?

Bom, a boa notícia é que há muitas faculdades de muita qualidade espalhadas por todo o Brasil. Se você é do sudeste, então, saiba que a lista é looonga. Agora, é hora de conhecer algumas opções!

Garanta seu desconto com a nota do Enem

Quisemos poupar o seu trabalho de pesquisa e trazer algumas das mais relevantes instituições da região para você. Então, vem com a gente e descubra quais são os principais vestibulares de Medicina do sudeste. Assim, você já começa a se organizar para as inscrições que estão por vir!

Quais são os principais vestibulares de Medicina do sudeste?

A seguir, confira uma lista com algumas das principais instituições que oferecem o curso de Medicina e ainda usam vestibulares tradicionais como forma de ingresso dos estudantes.

principais vestibulares de medicinina do sudeste

USP

A Universidade de São Paulo é uma das faculdades mais tradicionais de todo o país. O seu curso de Medicina é oferecido em três campi — São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto — e o vestibular responsável pelas provas é a Fuvest.

Unesp

Na Unesp (Universidade Estadual Paulista), o vestibular responsável é a Vunesp. O curso de Medicina, nessa faculdade, é oferecido na cidade de Botucatu. Assim como a USP, ela também oferece algumas vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado).

Unifesp

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) é outra instituição paulista que ainda conta com um vestibular próprio, além das vagas pelo Sisu. O campus de Medicina está localizado na capital paulista.

Unicamp

Unicamp (Universidade de Campinas) também tem uma longa tradição e é uma das maiores faculdades de São Paulo. O seu campus, como o nome já indica, está situado na cidade de Campinas.

Mackenzie 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie, ou simplesmente Mack, é a primeira instituição particular da nossa lista. Ela é conhecida por sua excelência no ensino e oferta vagas por meio de programas do Governo Federal e a partir de um vestibular próprio.

PUC-SP

A Faculdade de Medicina da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) figura, sempre, entre as principais instituições de todo o país. Essa é uma faculdade privada que oferece vagas pelo vestibular tradicional e pelo Prouni (Programa Universidade para Todos).

PUC-MG

E não é só São Paulo que sai ganhando com a PUC! O estado de Minas Gerais também conta com unidades dessa ótima faculdade, que tem a mesma forma de ingresso do que a sua irmã paulista.

PUC-RJ

E não para por aí! A PUC-RJ também é uma instituição de excelência que oferece, em seus campi, o curso de Medicina. Assim como nos outros casos, você pode conquistar a sua vaga fazendo a prova própria da instituição ou com o uso da sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

UFJF

Os mineiros estão superbem representados com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que tem um vestibular tradicional seriado muito popular na região. Ela também aceita vagas pelo Sisu.

UERJ

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) oferece o curso de Medicina na capital do estado. O seu vestibular próprio é um dos mais tradicionais do Brasil e é a única forma de ingresso nessa instituição, ao contrário do que é observado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Não confunda, tá bom?

FMU

As Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) são uma instituição da capital paulista, com vestibular próprio e muito renome na área das Ciências Biológicas. 

Unisa

A Universidade de Santo Amaro (Unisa) é uma das melhores instituições privadas de São Paulo. Localizada na capital, na zona sul, ela também oferece vagas por meio do vestibular próprio e do Prouni.

UVV

A Universidade de Vila Velha (UVV) é a representante do Espírito Santo para a nossa lista. Ela é uma faculdade particular muito tradicional no estado, com tradição na área da saúde e vestibular próprio.

Lembrando que isso não é tudo, ok? Além dessas, há muitas faculdades que fazem uso da nota do Enem para o ingresso e que são tão boas quanto as citadas. Elas selecionam os candidatos por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou Prouni (Programa Universidade para Todos), para instituições públicas e privadas, respectivamente.

Além disso, há muitas outras instituições que oferecem vestibular próprio no sudeste. É importante fazer uma pesquisa minuciosa no seu estado e verificar quais são as possibilidades. 

Como ser aprovado nos Vestibulares de medicina no sudeste?

A concorrência, no sudeste, é uma das mais árduas do Brasil. E não é para menos, já que essa é uma das regiões com maior densidade demográfica do país e, consequentemente, com mais habitantes.

Então, é preciso se preparar bastante, certo? Essa é a única forma de conquistar a sua tão sonhada vaga! Algumas dicas para não errar nesse processo são:

  • escolher um bom ambiente de estudos;
  • caprichar na resolução de exercícios de fixação;
  • fazer muitas provas antigas e simulados;
  • revisar o conteúdo sempre que possível;
  • ter uma rotina de estudos disciplinada, com um cronograma eficiente.

E isso não é tudo: para ser aprovado em Medicina rapidamente, você deve também contar com o suporte de um bom cursinho pré-vestibular. Com o Stoodi, por exemplo, você tem acesso ao StoodiMed, um plano feito especialmente para os futuros médicos do Brasil.

Esse plano dá acesso a monitoria, suporte personalizado, exercícios com resolução em vídeo, simulados frequentes e muito mais. Confira todas as vantagens clicando aqui!

Gostou de conhecer essas opções de vestibulares de Medicina no sudeste? Então, não perca mais tempo e comece a correr atrás de informações sobre cada um deles! Quem sabe você não encontra a universidade dos seus sonhos nessa pesquisa?

Faltou alguma faculdade importante em nossa lista? Então, conte mais sobre ela para a gente nos comentários e ajude outros leitores do blog Stoodi a conhecerem essa instituição! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *