A Fuvest é um dos maiores vestibulares do Brasil. Responsável por organizar a entrada de uma das principais universidades estaduais de São Paulo, a Fundação Universitária para o Vestibular aplica um dos processos seletivos mais concorridos do país.
Isso faz com que essa prova tenha a fama de ser uma das mais complicadas de todo o Brasil. Não podemos afirmar que isso é verdadeiro, já que se trata de um conceito relativo, mas uma coisa é certa: é preciso entender muito sobre o exame e se dedicar bastante para ir bem.
E então, sonha em fazer parte do corpo discente da Universidade de São Paulo (SP)? Quer saber como a provas Fuvest funciona e ver os últimos exames aplicados? Então continue lendo este post!
A Fuvest, ou Fundação Universitária para o Vestibular, é uma organização autônoma, principal responsável pela elaboração e aplicação do vestibular da Universidade de São Paulo (USP). É hoje o segundo maior vestibular do Brasil, contando com mais de 140.000 inscritos.
Para as entradas em 2023 são disponibilizadas milhares vagas nas mais de 220 opções de curso. Em termos de dimensão, a Fuvest só fica atrás do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é hoje a principal forma de entrada para a maioria das universidades brasileiras.
Ao longo do tempo a Fuvest passou por algumas adaptações. No ano de 2010, grandes mudanças aconteceram, buscando tornar o exame mais acessível para os concorrentes provenientes de escolas públicas, além de mais interdisciplinar.
Nesse sentido, a prova manteve seu nível de dificuldade, privilegiando o candidato que apresentar maior capacidade de raciocínio, analisando e relacionando os diferentes temas e disciplinas presentes na prova.
Desde 2010 a Fuvest passou a adotar a inscrição via internet. Além disso, outra mudança importante foi o peso da nota na primeira fase. A partir do ano de 2010, essa nota não influenciaria no resultado final, servindo apenas como uma fase classificatória. Dessa forma, nenhum estudante entraria na segunda fase em desvantagem.
Outra mudança muito significativa aconteceu no modelo da segunda fase em 2010: realizada em 3 dias, a prova cobrava todas as disciplinas de todos os alunos, sem exceção. As questões eram todas dissertativas.
As provas da Fuvest dos anos anteriores, e seus respectivos gabaritos, podem ser encontrados na internet. Abaixo, para facilitar, listamos os arquivos de cada uma das provas e gabaritos, de 2010 a 2022.
Prova e Gabarito
Prova e Gabarito
Prova e Gabarito
Prova e Gabarito
Prova e Gabarito
As provas da Fuvest são aplicadas em várias cidades do Estado de São Paulo:
Os municípios marcados com asterisco (*) aplicam apenas as provas da primeira fase, sendo necessário que os candidatos sejam realocados da seguinte forma para a segunda fase:
A prova da Fuvest acontece, como citamos, em duas fases distintas. A primeira fase consiste em uma grande “peneira”, buscando filtrar os melhores e mais bem preparados candidatos do vestibular. É considerada tão difícil que apenas cerca de 30% dos concorrentes conseguem atingir as notas mínimas exigidas para a classificação à segunda etapa.
Já a segunda etapa é um misto de prova de resistência e conhecimentos aprofundados. Apenas os melhores estudantes conseguem se classificar, o que faz com que a prova da Fuvest seja uma das mais complexas do Brasil.
A primeira etapa da prova da Fuvest consiste em 90 questões objetivas, sendo que cada uma tem cinco alternativas. São aplicadas as principais matérias do Ensino Médio:
Considerada muito difícil pelos especialistas, a prova da primeira fase da Fuvest exige uma ótima pontuação para que o candidato consiga se classificar. A depender do curso, a nota de corte pode superar os 60 pontos, o que demonstra o alto nível de competição dessa etapa.
Essa nota de corte é calculada de curso para curso, podendo mudar todos os anos em decorrência do desempenho dos alunos no ano anterior. O ideal, nesse caso, é calcular uma margem para cima, principalmente para ter como referência de estudos uma nota de corte maior do que a do vestibular passado.
A desclassificação automática acontece para aqueles candidatos que não atingirem 30% de acertos nas 90 questões (ou, em números absolutos, 27 acertos). Como não há redação nessa etapa, a eliminação acontece apenas por esse critério. Além, é claro, se houver desrespeito às regras do edital. Os candidatos têm cinco horas para resolver a prova.
Já a segunda fase da Fuvest é uma verdadeira maratona de conhecimento e resistência. Acontece, em média, em menos de 40 dias depois da aplicação da primeira fase, o que exige mais ainda dos candidatos.
Tradicionalmente, até o ano de 2018, eram três dias seguidos de provas, que acontecem no começo de janeiro do ano seguinte. O primeiro dia traz 10 questões de Língua Portuguesa (incluindo Literatura) e a prova de redação.
Já no segundo dia a prova apresenta 16 questões discursivas sobre todas as disciplinas aplicadas na primeira fase. Apesar de não ser considerada uma prova muito grande, esse segundo dia é sem dúvidas muito exaustivo para os candidatos, uma vez que o conteúdo das provas é vasto e tenso.
Enfim, o último dia de provas da Fuvest traz 12 questões transdisciplinares de disciplinas específicas, que variam de curso para curso. Cada dia de prova tem duração de 4 horas.
Esse modelo explicado acima é o que foi praticado até o ano de 2018. Entretanto, a partir do vestibular Fuvest de 2019, o segundo dia de provas foi extinto. Isso significa que a segunda fase passará a ter apenas dois dias de exames, com português e redação no primeiro dia e questões específicas no segundo.
Essa mudança aconteceu principalmente pela avaliação que a USP fez de seu próprio processo seletivo, considerado cansativo e desgastante. A prova continua muito difícil e complexa, mas ao menos, esse processo será ligeiramente mais curto.
As duas provas da segunda fase valem 100 pontos cada uma. No primeiro dia, as questões valem 50 pontos e a redação outros 50 pontos. Diferentemente do Enem, zerar a redação não significa eliminação imediata, uma vez que a Fuvest considera a nota da prova como um todo. Assim, a redação nada mais é do que uma grande “questão” com valor de 50 pontos.
Cada uma das questões pode receber pontuações que variam de zero a cinco, de modo que, assim como acontece na primeira fase, o total de pontos é convertido em base decimal. Dessa forma, se o candidato obtiver 45 de 60 pontos possíveis (12 questões do segundo dia, valendo 5 pontos cada uma), a nota será multiplicada pelo fator 100/60.
Isso significa que a nota é traduzida, na base centesimal, em 45 x 100/60, resultando em um total de 75 pontos (ou 75% dos pontos).
Já a nota final é, hoje, a média aritmética simples das três provas aplicadas, incluindo aí a primeira fase do vestibular, que volta a valer como critério de classificação final.
A prova exige a leitura de uma série de obras literárias. Para o vestibular Fuvest 2023, são elas:
As obras são as mesmas que foram cobradas no vestibular da Fuvest 2022. Se você já as leu, fique tranquilo. Se não, corra atrás!
Imagem: https://www.stoodi.com.br/wp-content/uploads/2018/10/provas-fuvest-2-1024×768.jpg
O edital da Fuvest é um dos mais extensos do Brasil, com diversos assuntos para cada uma das disciplinas do Ensino Médio. Entretanto, alguns deles são mais recorrentes.
As disciplinas aplicadas nas provas específicas variam de curso para curso e foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Basicamente, os cursos da área de Biológicas têm provas de Biologia e Química. Dependendo do curso escolhido, é possível realizar provas de Matemática, Física, História e até mesmo de Geografia.
Já os cursos de Exatas têm predominância de Matemática e Física. Da mesma maneira, existem aqueles que têm provas de Biologia, Química e, no caso do curso de Matemática Aplicada (de Ribeirão Preto), Geografia.
Por fim, os cursos de Humanas apresentam predomínio de Geografia e História nas provas específicas da segunda fase. Alguns incluem na prova disciplinas como Matemática (cursos voltados para as áreas de Administração, Contabilidade, Direito, etc.), Química e Biologia (curso de Gestão Ambiental) ou Física (Arquitetura e Design).
O portal do Vestibular da Fuvest disponibiliza essas informações, junto ao Edital do concurso e Manual do Candidato.
A Fuvest oferece, ainda, um grande leque de opções de cursos. São 229, para ser mais exato. Não à toa, é o principal vestibular do Brasil quando se desconsidera o Enem. Os cursos de graduação ofertados pela USP são:
As inscrições para o Vestibular Fuvest 2023 serão abertas no dia 15 de agosto de 2022 e se encerram no dia 23 de setembro. A taxa de inscrição foi de R$ 182,00, mesmo valor cobrado no ano anterior.
O processo seletivo adotou as inscrições por modalidades de vaga. Isso significa que, no ato da inscrição, o candidato escolhia entre três opções de ingresso:
As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 4 de dezembro de 2022. Já a segunda fase será aplicada nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023, respectivamente um domingo e uma segunda-feira.
As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2023. Então, caso você faça parte de uma dessas carreiras, fique de olho e se programe!
Após o término das inscrições, os locais de prova ainda não serão divulgados, mas poderão ser consultados no portal do Vestibular Fuvest. Geralmente, eles ficam disponíveis algumas semanas antes do dia da prova.
Sem dúvidas o vestibular da Fuvest é um dos mais concorridos do Brasil e tem uma das provas mais complexas de todo o país. Demanda um alto grau de preparação e estudo, principalmente devido ao alto número de concorrentes.
Confira, então, algumas dicas para otimizar a sua preparação e mandar bem nesse exame tão importante!
Um bom cronograma de estudos é o primeiro passo para que o seu desempenho na prova da Fuvest seja realmente satisfatório. Se organize e mande a procrastinação para longe!
A realização de provas antigas é outra forma de se preparar de maneira direta. Essa atitude permite que você conheça bem a prova e saiba exatamente o que ela exige e espera de você.
Na hora de fazer as provas antigas, experimente também simular o momento e o dia do exame. Cronometre o seu tempo, não faça consultas nas resoluções, prepare um lanchinho e finja que está na sala prestando o seu vestibular.
Resolver exercícios de todas as matérias é um dos atalhos para ser aprovado rapidamente. Priorize as questões da Fuvest nesse momento!
As leituras obrigatórias não são substituídas por análises ou resumos, ok? É importante que você as leia, já que as questões costumam ser muito aprofundadas.
As revisões ajudam a manter o conteúdo fresco em nossa mente e podem ser feitas com a ajuda de exercícios ou a leitura de resumos antigos. Faça como preferir!
Por fim, invista em um cursinho para auxiliá-lo nessa jornada. Você pode, por exemplo, contar com o Stoodi! Então aproveite para se preparar para o vestibular da Fuvest 2023 com a nossa vasta base de exercícios e nossas videoaulas!
Curtiu nosso artigo? Agora, é hora de começar a se preparar para o vestibular da Fuvest e garantir a sua tão sonhada vaga em uma das principais universidades do Brasil e do mundo.
Para não perder nenhuma novidade e conferir um montão de dicas de estudos para melhorar o seu desempenho, assine a newsletter do Stoodi e receba as novidades diretamente no seu e-mail.
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…
A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…
O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…