A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está localizada na região centro-sul do Paraná e foi criada pelo governo do Estado em novembro de 1969. A instituição de ensino é uma das mais importantes do sul país. Se você quer ter outra opção para entrar no Ensino Superior além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante conhecer como funciona o vestibular UEPG.
A universidade resultou da incorporação das faculdades estaduais que funcionavam isoladamente. Seu objetivo é produzir e difundir o conhecimento, no âmbito da graduação e da pós-graduação, com a finalidade de formar indivíduos éticos, criativos e críticos e melhorar a qualidade de vida humana.
Continue a leitura para saber mais sobre o vestibular UEPG e se preparar para um novo desafio!
O vestibular da UEPG é a forma de entrar em um dos cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O exame visa selecionar os candidatos mais bem-preparados para o Ensino Superior, por meio de provas que avaliam conhecimentos gerais e específicos e uma redação.
Os alunos que estão na terceira série do Ensino Médio ou já concluíram essa etapa, devem prestar o vestibular tradicional. Já aqueles que estão no primeiro ano podem se candidatar ao Processo Seletivo Seriado (PSS).
A cada ano, a UEPG melhora o seu vestibular, com o objetivo de possibilitar uma maior democratização do acesso às vagas. Além da categoria universal, a instituição oferece o ingresso pela modalidade das ações afirmativas, que recebe alunos de escolas públicas e afrodescendentes.
A universidade também tem um processo seletivo à parte, destinado aos povos indígenas, e outro para a educação a distância. Com isso, todos têm a oportunidade de cursar o Ensino Superior em uma instituição pública.
Saiba como funciona cada opção de processo seletivo da UEPG.
O vestibular da UEPG é realizado duas vezes por ano — uma no verão e outra no inverno. O exame acontece em dois dias. No primeiro dia, os vestibulandos devem solucionar 60 questões de conhecimentos gerais, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e redação. Essa prova tem duração de 4 horas.
No segundo dia, os candidatos respondem questões da prova direcionada, com assuntos específicos do curso escolhido. Ao todo, são 45 questões com 3 horas de duração. Além das disciplinas que abrangem todo o Ensino Médio, é necessário ler obras literárias que variam todos os anos.
Esse processo acontece no final do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Essa modalidade de seleção avalia o estudante ao longo da sua formação e é uma alternativa em relação ao processo seletivo convencional. O objetivo é incentivar que os alunos se dediquem e assimilem os conteúdos de cada série a fim de conquistar uma vaga nos diferentes cursos oferecidos pela UEPG.
Com a avaliação de habilidades e competências na assimilação de conhecimentos ao longo da vida estudantil, o PSS tem uma metodologia que se adéqua constantemente à realidade educacional do país. Para isso, a universidade está sempre em contato com órgãos gestores da educação e representantes da rede particular e pública de ensino.
Por ser uma forma direta de acesso, não é necessário passar pelo vestibular tradicional. O PSS visa reduzir a ansiedade dessa fase da vida e é um caminho dinâmico de avaliação que considera os conteúdos de forma aproximada aos que as escolas ensinam.
Se quiser, o aluno do terceiro ano também pode se inscrever no vestibular convencional da UEPG, pois é permitido realizar as duas modalidades de seleção. Isso garante uma chance a mais de fazer um curso de graduação na universidade. Até 25% das vagas são reservadas aos candidatos inscritos no PSS.
As inscrições para o vestibular de verão da UEPG devem ser feitas pela internet no período de 1° de setembro até 15 de novembro de 2019. Ao concluir o cadastro, é necessário imprimir o boleto e fazer o pagamento da taxa de inscrição até 16 de outubro de 2019.
O valor é de R$ 151,00 para concorrentes e R$ 113,00 para treineiros. A divulgação do local de prova acontece a partir do dia 1° de novembro de 2019 e a aplicação das provas ocorre dias 1° e 2 de dezembro de 2019, no período da tarde.
Se você optar pelo PSS, deverá realizar sua inscrição entre 1° de agosto e 16 de setembro de 2019. O pagamento da taxa de inscrição vai até 17 de setembro de 2019 e os valores variam de acordo com o nível, sendo:
A divulgação dos locais de prova acontece a partir de 17 de outubro de 2019 e a aplicação do exame ocorre dia 17 de novembro de 2019, no período da tarde.
Em 2017, a UEPG lançou um aplicativo para candidatos do vestibular. O objetivo é facilitar a vida dos estudantes e evitar que eles percam prazos importantes. Para os vestibulandos, a plataforma oferece 4 funções:
Para liberar o acesso, é necessário informar o número do protocolo de inscrição e senha. Além disso, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo. Os pais, por exemplo, podem usar o sistema para acompanhar as notícias sobre o vestibular e avisar os filhos sobre procedimentos e prazos que devem cumprir.
O aplicativo está disponível para sistemas Android e tem uma função de notificação instantânea de mensagens, semelhante à de outras plataformas. Basta instalar o sistema e, a qualquer momento, os interessados podem receber notificações de mensagens.
A divulgação dos gabaritos do vestibular de verão ocorre no dia 3 de dezembro de 2019. Já os resultados da primeira chamada serão liberados até dia 6 de janeiro de 2020.
Os gabaritos das provas do PSS serão divulgados dia 18 de novembro de 2019, enquanto a divulgação dos resultados do PSS III ocorre também até dia 6 de janeiro de 2020.
O vestibular UEPG é uma excelente opção para quem não passou no Enem e ainda quer cursar uma universidade pública. A instituição oferece mais de 30 cursos em diversas áreas, nas modalidades licenciatura, bacharelado e educação a distância (EAD). Ao realizar a prova, você tem mais uma oportunidade de fazer o tão sonhado curso superior!
Quer se preparar com foco e qualidade para o vestibular? Então, confira nosso Plano de Estudos! Além disso, você pode conferir todo o material disponível no nosso blog.
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…