Quer entrar na UFMG? Então fique com o Stoodi!
A Universidade Federal de Minas Gerais — ou simplesmente UFMG — tem um dos processos seletivos mais tradicionais de todo o país e é, sem dúvidas, uma das melhores universidades do Brasil.
Seu concurso vestibular era a principal forma ingressar na universidade, sendo aberto para todos os estudantes que concluíram o Ensino Médio ou graus equivalentes. Organizado pela Copeve (Comissão Permanente do Vestibular), acontecia uma vez por ano, entre os meses de novembro e janeiro.
Apesar de acontecer anualmente, as entradas nos cursos da UFMG se davam semestralmente, com as popularmente conhecidas primeira e segunda chamadas. Era um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, e foi extinto em 2013, seguindo a tendência nacional de ser substituído pelo Exame Nacional do Ensino Médio — o Enem.
Se você está terminando o Ensino Médio e tem muita vontade de estudar na UFMG, esse guia completo é ideal para você. Nele, tiramos todas as dúvidas sobre essa tradicional instituição de ensino para que você possa arrebentar no vestibular!
Pronto para iniciar seus estudos e passar na UFMG? Então vamos lá!
Como mencionamos, o vestibular tradicional da UFMG foi extinto no ano de 2013, aderindo então ao Enem. Desde então, a universidade oferece suas vagas via Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. Nos dois primeiros anos em que o processo seletivo ocorreu dessa maneira, o ingresso na UFMG acontecia em dois momentos, no início de cada semestre.
Entretanto, assim como acontecia antigamente, a instituição decidiu ofertar, a partir de 2016, todas as suas vagas no Sisu da primeira metade do ano, preenchendo assim todas as vagas de entradas de primeira e segunda chamada.
Isso aconteceu para corrigir um problema que apareceu nos anos seguintes à aplicação do Enem. Muitos alunos optavam por cursos do primeiro semestre e, no semestre seguinte, mudavam de opção. Isso levava a centenas de vagas que não eram preenchidas, inviabilizando assim o acesso de muitas pessoas à universidade. Dessa maneira, toda a entrada na UFMG é feita via Enem e Sisu, com a inscrição na UFMG.
Além disso, alguns cursos utilizam o vestibular de habilidades como uma espécie de segunda etapa. São eles: Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Bacharelado e/ou Licenciatura em Música e Teatro.
Cursos de Formação Intercultural para Educadores Indígenas e de Licenciatura em Educação do Campo têm processos seletivos diferenciados.
Como o ingresso na UFMG é realizado via Enem, todas as suas regras são aquelas aplicadas por esse concurso. Por isso, existem itens indispensáveis para se levar no dia da prova e, claro, outros itens que são proibidos.
O primeiro deles é o documento com foto. Carteira de identidade, CNH dentro da validade, passaporte, certificado de dispensa do exército, certificado de reservista e carteira de trabalho são todos documentos válidos.
Já o título de eleitor e o CPF não serão aceitos justamente por não terem uma fotografia anexada. Carteirinhas de estudante e outros documentos de identificação, como de empresas, não são considerados válidos.
Outro item indispensável para a realização da prova é a caneta preta. Padrão do Enem, ela precisa ser preta e ter o corpo transparente. Quaisquer outras cores impossibilitam a leitura ótica dos cartões de resposta, por isso há essa restrição. Lápis, borracha, lapiseiras e outros itens do tipo não devem ser levados.
Além disso, é fundamental se preparar o máximo possível como para qualquer outro processo seletivo. Isso inclui roupas e calçados confortáveis, uma vez que você passará algumas horas sentado fazendo a prova. Lembrando que é expressamente proibido o uso de óculos escuros, chapéus, bonés, gorros e similares.
Sobre os alimentos, a melhor opção é escolher aqueles que possam te dar o máximo de energia. Por isso, barrinhas de cereal são sempre uma ótima escolha. Lembre-se também de levar uma garrafinha d’água, evitando assim idas desnecessárias ao bebedouro.
O acompanhamento das notas do Enem é feito sempre pelo site do Sisu. O Sistema de Seleção Unificada apresenta todas as informações referentes à classificação para entrada na UFMG. Já o resultado das provas de habilidades dos vestibulares específicos pode ser encontrado diretamente no site da Copeve, instituição que continua ativa e administra tanto esses concursos, quanto os de pós-graduação da instituição.
Assim como a maioria das instituições de ensino do Brasil, a inscrição para concorrer a uma vaga dos vários cursos da UFMG ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada.
A inscrição no Sisu é simples, rápida e gratuita. A participação demanda a realização do último Enem, com uma nota acima de zero na redação e, é claro, não ter feito a prova como treineiro. Dessa forma, você se inscreverá no sistema após a realização da prova.
O Sisu funciona de maneira muito simples. Com os dados do Enem, você realiza o login assim que a próxima edição abrir. O sistema apresenta todas as opções de cursos e universidades disponíveis, sendo que você deve escolher duas. Não se esqueça de incluir detalhes como ações afirmativas e cotas, caso se apliquem a você.
Lembre-se de que, se a UFMG for sua primeira opção, ela deve constar nesse campo do sistema como sua prioridade. Ao final do período de inscrições, o Sisu automaticamente seleciona os candidatos com as melhores pontuações.
A nota de corte da UFMG é calculada de maneira simples: nada mais é do que a nota do último classificado do vestibular anterior. Se você pretende cursar Medicina na UFMG, por exemplo, deve atingir uma pontuação mínima de 811 pontos no Enem, que foi a nota de corte do candidato classificado em último lugar no ano passado.
É claro que a nota de corte nada mais é do que uma referência para o concurso do ano seguinte. Conseguir uma nota maior do que a nota de corte não necessariamente significa que você conseguirá a vaga, mas é um bom indício.
Levando em consideração o vestibular mais recente, do ano de 2017, veja os dez cursos com maior nota de corte na UFMG!
* O levantamento não leva em consideração cursos que demandam prova de aptidão e habilidades.
Já os dez cursos da UFMG com menor nota de corte no último vestibular são:
* O levantamento não leva em consideração cursos que demandam prova de aptidão e habilidades.
Como comentamos, o vestibular da UFMG mudou e, desde 2013, aplica o processo seletivo via Enem. Assim, a maioria dos cursos tem entrada por meio da concorrência via Sisu, sendo necessário apenas atingir a pontuação requerida para cada curso na prova do Enem.
A primeira fase do concurso vestibular da UFMG é, então, a prova do Enem. Para a maioria dos cursos, essa é a única etapa do vestibular, já que não existem mais as provas específicas para cada curso. Se o curso de sua escolha não tiver prova de habilidades, a concorrência por uma vaga na UFMG se dá apenas pela sua nota do Enem.
Alguns cursos demandam a realização de uma segunda fase, como mencionamos. São chamadas de Provas de Habilidades Específicas e ocorrem após a classificação dos candidatos via Enem. Na UFMG, essas provas acontecem no início do ano seguinte, como era antigamente no Concurso Vestibular organizado pela Copeve.
A preparação para a prova do Enem, que dá acesso às vagas na UFMG, é comum a várias outras universidades. Como falamos no tópico anterior, apenas cursos de habilidades específicas demandam um estudo aprofundado em outras disciplinas. Por isso, se você quer mandar muito bem no Enem e garantir a sua vaga na UFMG, o ideal é estudar de tudo, muito!
A prova do Enem é dividida em quatro grandes áreas do conhecimento. São quatro provas de múltipla escolha, além da redação. Cada um desses “cadernos” tem 45 questões.
Veja quais são essas áreas do conhecimento!
A primeira grande área do conhecimento engloba disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, dependendo da sua escolha) e Artes .
Segundo algumas pesquisas, o estudo de textos argumentativos tem uma incidência de 20% nas provas do Enem, seguido de estudo do texto (18%), aspectos linguísticos da língua portuguesa (15%), estudo do texto literário (14%), estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos (11%), produção e percepção de textos artísticos (10%), estudo dos gêneros digitais (8%) e estudo das práticas corporais (5%).
Assim como vem acontecendo já há alguns anos, o Enem tem sido especialmente rigoroso com a cobrança de uma boa habilidade de interpretação de texto, inclusive para a correta compreensão dos enunciados das questões. Leia muito e sempre refaça as provas antigas do Enem. Além disso, outra dica é procurar se manter o máximo atualizado possível com as regras do Novo Acordo Ortográfico, para evitar possíveis “pegadinhas”.
Essa área do conhecimento abrange as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Segundo pesquisa do Sistema Poliedro, a incidência nas provas do Enem é grande para os seguintes assuntos:
Nas últimas provas do Enem temas como a diversidade cultural e conflitos foram muito exigidos, bem como representatividade e luta das minorias. Relações entre conflitos atuais e históricos também são temas de grande incidência.
Para assuntos voltados para a Geografia Física, é fundamental saber ler corretamente mapas, gráficos e tabelas. Mas isso apenas não é suficiente. A capacidade de relacionar essas representações com fenômenos da natureza é crucial para uma boa prova.
Para o Enem, as ciências da natureza compreendem as disciplinas de Física, Química e Biologia. O Sistema Poliedro classifica assim os assuntos mais incidentes no concurso.
Biologia:
A prova de Biologia costuma cobrar temas como ecossistemas, fluxos de energia, interações entre seres, recursos naturais e os biomas brasileiros. Ecologia e sustentabilidade são assuntos recorrentes nessa prova.
Física:
Como é possível observar pelo levantamento do estudo, óptica, ondas, elétrica e mecânica são temas muito recorrentes na prova de Física do Enem.
Química:
A prova de Química do Enem foca bastante em isonomia, uma vez que a Química Orgânica ocupa, geralmente, a maior parte das questões ligadas à disciplina.
Finalmente, a prova de matemática, terror de muitos alunos, apresenta uma alta incidência dos seguintes temas, segundo o Sistema Poliedro:
Nessa prova é muito importante saber contextualizar e interpretar as questões. Probabilidade, geometria, progressão aritmética/geométrica, percentagem e leitura de gráficos são temas muito recorrentes no Enem. Outro assunto comum e clássico, se podemos dizer assim, é aquele relativo às questões de raciocínio lógico, presentes no Enem desde o seu início.
Antigamente, o vestibular da UFMG cobrava em seu concurso questões relativas a livros de literatura, além de uma redação temática. Hoje em dia, com a utilização do Enem, essa redação se mantém, mas com um peso ainda maior.
A redação do Enem tem pontuação máxima de 1.000 pontos e tem grande destaque na prova. É tão importante que, caso seja zerada, o candidato é automaticamente eliminado.
Na prova do Enem a redação tem cunho temático, ou seja, variável a cada ano. Normalmente são temas de atualidades, sociedade e cotidiano, o que demanda do candidato um conhecimento muito grande sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo.
Além de todos os requisitos de uma boa redação, como estrutura bem definida, análise e exemplos bem trabalhados e linguagem correta, é fundamental que seu texto atinja exatamente o que foi pedido no enunciado. Se isso não acontecer, não importa quão boa esteja sua redação, sua nota será zero.
Desde que passou a adotar o Enem como forma de ingresso, a UFMG deixou de cobrar os livros. Antigamente, era muito comum que cerca de 4 a 6 livros fossem listados como leituras obrigatórias, mas isso não acontece mais.
A isenção da taxa do vestibular da UFMG é a mesma para qualquer universidade ligada ao Enem. Para o ano de 2018 (Enem 2019), essa taxa é de R$82, mesmo valor do concurso anterior.
Apesar da manutenção do valor da taxa, que já foi muito maior, ainda assim muitos candidatos não têm condições de pagá-la, o que leva o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a garantir a isenção de pagamento da taxa para alunos de baixa renda e oriundos de escola pública.
Para o próximo ano, os pedidos de isenção foram aceitos no período de 2 a 15 de abril. Candidatos que não cumpriram este prazo terão que pagar a taxa normalmente.
Em 2018, os seguintes participantes puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição:
A UFMG oferece mais de 70 cursos em seus vários campos. Veja!
O sistema de pós-graduação da UFMG é extenso e se aplica a muitos cursos. A universidade oferece modalidades de Especialização, Mestrado e Doutorado em praticamente todos os cursos de graduação listados acima. Os concursos são geridos e organizados pela Copeve, antiga comissão de organização do vestibular da UFMG e costumam acontecer no segundo semestre de cada ano.
A universidade ainda oferece vários cursos gratuitos, tanto à distância, quanto presenciais. Os interessados devem procurar as unidades administrativas da área de interesse.
As antigas provas da UFMG já foram referência para muitos estudos, sendo obrigação para quem pretendia garantir uma vaga na instituição. Hoje, com a mudança para o Enem, essas provas continuam sendo uma referência de questões bem elaboradas, mas é interessante para qualquer candidato conhecer melhor as últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
Aqui no Stoodi você tem acesso a todas as provas do Enem desde 2012 para estudar, além das questões comentadas.
Como falamos ao longo de todo o guia, a UFMG agora obedece ao calendário do Enem. Veja as datas para o ano de 2018!
1. Publicação do Edital: 21 de março de 2018
2. Solicitação de isenção para o Enem 2018: 2 a 15 de abril de 2018
3. Justificativa de ausência no Enem 2017: 2 a 15 de abril de 2018
4. Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição: 23 de abril de 2018
5. Período de recursos para quem não conseguiu a isenção: 23 a 29 de abril de 2018
6. Inscrições para o Enem 2018: 7 a 18 de maio de 2018
7. Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio de 2018
8. Solicitação de uso do nome social: 28 de maio a 3 de junho de 2018
9. Divulgação dos locais de prova: outubro de 2018
10. Data das provas: 4 e 11 de novembro de 2018
11. Divulgação do resultado do Enem 2018: janeiro de 2019
As datas das provas específicas de habilidades são divulgadas pelo site da Copeve. Se esse for o seu caso, fique atento!
Agora que você já sabe tudo sobre a UFMG, é a hora de iniciar seus estudos e colocar a mão na massa!
Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e tenha acesso a videoaulas que vão te garantir uma vaga no Enem!
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…