Crédito: Unioeste.br
O Unioeste vestibular é uma das formas de ingressar em um dos cursos superiores oferecidos pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O processo seletivo não utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita de acordo com o desempenho e classificação dos candidatos.
Além da modalidade tradicional de ingresso na universidade, é possível inscrever-se em um curso (igual ou diferente) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Isso aumenta as suas chances de conseguir uma vaga!
Continue a leitura e saiba como funciona o Unioeste vestibular!
A Unioeste é uma universidade regional multicampi, distribuídos em 5 municípios:
Ela surgiu da associação de faculdades municipais isoladas.
No total, a universidade abrange 94 municípios, sendo 52 deles localizados na região oeste e 42 na região sudoeste do Paraná. A instituição recebeu seu reconhecimento como universidade em 1994, por meio da Portaria Ministerial n° 1784-A e do Parecer n° 137/94 do Conselho Estadual de Educação.
Em dezembro de 2000, o Hospital Regional de Cascavel deixou de existir e foi criado o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Com a transferência para a Unioeste, foi possível dar suporte às atividades dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Farmácia.
A Unioeste tem como missão desenvolver, sistematizar e compartilhar o conhecimento, de forma a contribuir para o bom desenvolvimento científico, humano, tecnológico e regional, comprometendo-se com a democracia, justiça, cidadania e responsabilidade social.
Além disso, a instituição é reconhecida como uma universidade pública de referência no desenvolvimento e socialização do conhecimento. Seu corpo docente é comprometido com a formação de profissionais que atuarão com base em princípios éticos para o emprego da cidadania.
A Unioeste oferece cursos presenciais em 5 campus, além da educação a distância. Confira as opções de cada um deles.
A pontuação máxima do vestibular Unioeste é de 1.800 pontos. Cada questão vale 14 pontos, porém, na área específica ao curso, elas valem 36. A nota da redação pode variar de 0 a 60, na qual será aplicada o peso de 6,9 pontos. Isso significa que o valor pode chegar a 414 pontos.
O curso de Medicina da Unioeste é o mais concorrido do processo seletivo. Por isso, a nota de corte costuma ser muito elevada. Em 2017, o curso do campus de Cascavel teve nota máxima de 1645.30 e mínima de 1540.40 pontos na ampla concorrência. No caso dos cotistas, o valor variou de 1532.60 a 1436.50.
No campus Francisco Beltrão, a nota dos candidatos não cotistas ao curso de Medicina foi de 1625.70 (máxima) a 1511.50 (mínima). Entre os cotistas, a nota de corte foi 1385.40 e a máxima chegou a 1556.10 pontos.
O período de inscrição para o vestibular aberto da Unioeste vai ocorrer entre 29 de agosto e 10 de outubro de 2019. Ela deve ser feita pelo site da instituição e é de inteira responsabilidade dos candidatos. A taxa de inscrição pode ser paga nas agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas e outros locais que estejam autorizados.
Existem três modalidades de pagamento:
Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, você deve informar o Número de Identificação Social (NIS) durante o preenchimento do formulário de inscrição. A liberação do pagamento será concedida para os candidatos regularmente cadastrados no CadÚnico, destinado aos Programas Sociais do Governo Federal.
A inscrição no programa é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou nas secretarias municipais de assistência social. O prazo para solicitar a isenção inicia com as inscrições e, em geral, encerra duas semanas antes do término dos registros, para que aqueles que não conseguiram a isenção possam ainda se inscrever e realizar o pagamento.
O edital do Unioeste vestibular pode ser acessado na página da universidade. Nele, você encontra todas as informações referentes ao processo seletivo. É muito importante ler o documento com atenção antes de fazer a sua inscrição, pois ele pode solucionar todas as suas dúvidas referentes ao exame.
Além das datas e documentos principais, você pode conferir o conteúdo programático, os critérios de desempate, as exigências para participar das provas, os procedimentos em sala, entre outras informações relevantes.
O resultado final do Unioeste vestibular será publicado até 17 horas do dia 20 de dezembro de 2019. É possível consultar a lista de aprovados tanto nos campus e reitoria da universidade quanto no site do vestibular.
No Unioeste vestibular, as provas são aplicadas em duas etapas obrigatórias. A primeira ocorre no período da manhã e a segunda na parte da tarde. O conteúdo do exame tem como base o currículo básico do Ensino Médio e a avaliação é composta por 77 questões — sendo 7 de cada matéria — e uma redação.
Vai estudar para o vestibular? Então, não deixe de conferir nosso Plano de Estudos! Aproveite para acessar nosso blog e amplie seu conhecimento de forma simples e didática!
Quando falamos de mecânica, polias e roldanas são conceitos que aparecem com frequência. Trata-se de…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e…
Descubra tudo sobre o vestibular UECE 2025 e se prepare para arrasar nas provas e…
O vestibular da Universidade de Brasília (UnB) é um dos processos seletivos mais aguardados por…
A primeira fase do Modernismo brasileiro fez parte de uma série de movimentos culturais no…
Está em busca de uma universidade pública de qualidade e excelência no Nordeste? A Universidade…