Pretende conquistar sua graduação em uma das universidades públicas de São Paulo? O estado de São Paulo é uma das principais opções escolhidas por alunos de todo o país e não é para menos: considerado o local com maior desenvolvimento econômico do país, estudar na região permite que você possa já se formar com boas oportunidades no horizonte.
Além disso, se você mora no estado, sabe que poderá ficar ainda perto da família e dos amigos, caso precise morar em outra cidade para estudar. Mas afinal, quais são as opções de universidades públicas em São Paulo?
Nós separamos uma lista completa, dividida entre as opções federais, estaduais e municipais de São Paulo. Confira a seguir!
As universidades federais de São Paulo são aquelas subordinadas ao Governo Federal e, por isso, geralmente, acompanham o famoso “UF” em sua sigla. Confira a seguir as opções no estado.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma das mais tradicionais do estado, principalmente pelo seu tempo de criação. Foi inaugurada em 1968, na cidade de São Carlos.
A unidade oferece cursos de graduação e de pós-graduação (tanto lato quanto stricto sensu) e tem excelentes programas de mestrado e doutorado. O corpo docente é formado majoritariamente por doutores e ainda possui diversos serviços de apoio à comunidade.
Para entrar na UFSCar, você deve fazer o processo seletivo pelo Sisu, com a sua nota do Enem, sendo a principal porta, mas não a única. A universidade ainda possui outros programas de acesso, entre eles:
A UFSCar possui, no total, campi em 4 cidades diferentes no estado de São Paulo:
A UFSCar é uma das universidades mais bem-avaliadas do país em diferentes rankings. Por exemplo, ela tem conceito máximo 5, no Índice Geral de Cursos, um dos mais importantes realizados pelo MEC. Além disso, no Ranking Universitário Folha (RUF), ela tem a seguinte classificação:
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também é uma das mais renomadas e conhecidas instituições de ensino superior de São Paulo. Ela surgiu originalmente como a Escola Paulista de Medicina, em 1933 e tornou-se a Unifesp em dezembro de 1994.
Ela se expandiu para outras regiões de São Paulo, além da capital, a partir do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o que permitiu não só aumentar o número de campi, mas, também, de cursos oferecidos, sendo mais de 50 opções de graduações. Além disso, ela possui um dos maiores programas de residência médica e multiprofissional do país.
Para ingressar na Unifesp, o aluno pode contar com alguns programas, sendo alguns abertos para todos os públicos e outros para grupos específicos. Estão entre eles:
A instituição possui 7 campi em todo o estado, com 2 unidades na cidade de São Paulo:
A universidade foi considerada a 5ª melhor universidade da América Latina pela Times Higher Education de 2024, além de ter a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos do MEC. Além disso, no Ranking Universitário Folha (RUF), ela ocupa as seguintes posições:
A Universidade Federal do ABC (UFABC) é a “caçula” das universidades públicas federais do estado de São Paulo. Ela foi criada a partir, também, do Reuni, no ano de 2005 e já cresceu exponencialmente em qualidade de ensino em quase 20 anos de história.
Uma de suas principais características é ser uma instituição com caráter interdisciplinar e, portanto, muitos dos seus principais cursos são os Bacharelados Interdisciplinares de curta duração. Após a formação, o aluno poderá concluir uma nova formação.
Atualmente, para a graduação, a UFABC conta apenas com a inscrição pelo Sisu, sem outras formas de acesso.
Atualmente a UFABC conta com dois campi, situados na região do ABC paulista:
A UFABC ocupa, atualmente, o 1º lugar entre as instituições nacionais no Ranking SCImago nos critérios:
Além disso, também possui a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. Já no Ranking Universitário Folha (RUF), ocupa as seguintes classificações:
Sobre as universidades estaduais de São Paulo, com certeza você já ouviu falar em alguma delas. Afinal, muitas delas são consideradas as melhores universidades do país e, inclusive, aparecem em rankings internacionais. Por isso, vale a pena ficar de olho, especialmente, porque em geral, elas possuem processos seletivos próprios.
Conheça a seguir as universidades estaduais de São Paulo.
A Universidade de São Paulo (USP), criada oficialmente em 1934, é uma das mais prestigiadas instituições do país. Isso acontece, justamente, porque ela é considerada uma das melhores do país em diferentes critérios.
Em estrutura, também é uma das maiores da América Latina, com mais de 42 unidades distribuídas em 10 campi pelo estado.
Uma curiosidade interessante: 13 dos 43 presidentes brasileiros se formaram na USP, entre eles Fernando Henrique Cardoso e Jânio Quadros. Também é nela que se formaram pelo menos 53 ministros do Supremo Tribunal Federal.
A USP não possui ingresso via Sisu, ou seja, para poder entrar, é preciso fazer o vestibular próprio da instituição: a famosa Fuvest. Ou, então, também é possível utilizar a nota do Enem, mas por meio do sistema próprio da instituição, o Enem USP. Ainda há a possibilidade de acesso por meio do Provão Paulista.
Se você já cursa Ensino Superior, também pode solicitar transferência, desde que tenha vaga disponível conforme edital publicado. Então, fique de olho nisso, se tiver interesse nisso.
A USP possui 10 campi espalhados em todo o estado de São Paulo:
A USP ocupou, em 2021, no SIR World Report da SCImago Institutions Rankings, a 22ª posição entre as instituições de ensino e pesquisa internacionais. Também é considerada a 10ª melhor universidade do bloco dos BRICS. No Índice Geral de Cursos, conta com conceito máximo.
No Ranking Universitário Folha (RUF) de 2023, sua avaliação foi excelente. Além de ocupar a 1ª posição geral, também teve ótimas avaliações, entre elas:
Outra instituição de peso que faz parte das universidades públicas do Estado de São Paulo é a Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Foi criada efetivamente no ano de 1966 e é considerada uma das melhores da América Latina, com a USP.
É uma instituição bastante focada em pesquisa, se destacando fortemente nesse quesito em comparação com outras instituições do país. Por isso, a maioria dos alunos da instituição são alunos da pós-graduação. São 70 cursos de graduação oferecidos e 153 de pós-graduação.
A Unicamp oferece as seguintes possibilidades de ingresso na sua instituição:
A Unicamp possui 4 campi:
O alto nível das pesquisas da Unicamp coloca ela em lugar de excelência nas principais avaliações realizadas pelas entidades. Por exemplo, ela possui, também, nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC. E no RUF, não é diferente. Em 2023, ela conquistou:
A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho também faz parte do rol das instituições mais tradicionais. Isso porque ela foi criada, inicialmente, como a Escola de Farmácia e Odontologia de Araraquara, em 1923, com 101 anos de história. Porém, como universidade mesmo, foi criada em 1976.
Ela conta atualmente com 168 cursos diferentes de graduação e 114 cursos de pós-graduação, ou seja, você consegue ter uma formação continuada de ponta na instituição. Outro destaque é que a Unesco já apontou a Unesp como a segunda universidade brasileira com maior número de artigos científicos com padrão internacional.
A Unesp, tal como suas irmãs estaduais, também conta com processo seletivo próprio, não fazendo parte do Sisu. Nesse caso, você deverá fazer o vestibular tradicional da instituição (produzido pela Fundação Vunesp) ou, então, utilizar sua nota do Enem no sistema Unesp-Enem.
Ela também possui a modalidade de vagas olímpicas, tal como a Unicamp. Ou seja, se você já foi medalhista de alguma olimpíada (matemática, física, história, entre outras), pode tentar o acesso dessa forma.
Um dos grandes destaques da Unesp é a sua capilaridade, sendo a universidade com mais campi espalhado em todas as regiões do estado de São Paulo, com 24 unidades. Inclusive, foi a primeira a proporcionar um campus no litoral, na cidade de São Vicente. Estão entre as opções:
A universidade também se destaca nas avaliações internacionais, tal como suas colegas. Em 2023, ela foi eleita a 10ª melhor universidade da América Latina pelo QS World University Rankings. A avaliação pelo IGC é nota máxima e, pelo RUF, a Unesp possui:
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criada como uma forma de suprir uma demanda importante: viabilizar formação de qualidade em cursos semipresenciais em uma instituição pública. É a primeira universidade pública virtual do Brasil, criada em 2012.
Os cursos oferecidos são feitos em parceria com grandes fundações e universidades do estado, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o Centro Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta.
Com isso, os alunos conseguem fazer o curso no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), com acesso a tutores, fóruns para interação com outros alunos e, também, conta com atividades e avaliações presenciais.
Para ingressar na Univesp, o aluno deve fazer o vestibular próprio da instituição, conforme publicação de edital realizado anualmente. Então, tal como suas colegas estaduais, ela também não faz parte do Sisu.
Apesar de ser uma universidade virtual, ela conta com uma unidade na Avenida Paulista, na capital de São Paulo. É nesse espaço em que acontecem as avaliações e atividades presenciais.
No Índice Geral de Cursos, a Univesp possui nota 3, em escala de até 5. Assim, ela é uma instituição com qualidade satisfatória, que oferece uma graduação dentro dos parâmetros esperados pelo Ministério da Educação.
Por ser uma instituição relativamente nova (com menos de 15 anos de existência, é comum que ela ainda não tenha alcançado uma avaliação maior, mas a tendência é o seu fortalecimento nos próximos anos. Ela também não foi avaliada no RUF 2023, então não temos as notas dela nesse ranking.
Você sabia que existem universidades municipais no Brasil? Geralmente elas não são tão conhecidas, justamente, porque costumam atender mesmo a população daquela localidade. Outro ponto é que, geralmente, elas cobram mensalidade para realizar o curso, diferentemente de outras opções.
Isso acontece porque, afinal, elas dependem do orçamento municipal para se manterem. Para você ter dimensão, o orçamento da USP é maior do que o de muitas cidades do país, então imagine manter essa estrutura gratuitamente, não é mesmo?
Em São Paulo, temos dois campi municipais: a Universidade de Taubaté e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Conheça mais sobre elas a seguir.
A Universidade de Taubaté se destaca por ser considerada a maior universidade municipal do Brasil e que, curiosamente, não possui campus apenas na cidade, mas também em outros locais de São Paulo. Foi criada no ano de 1974 como universidade, mas já existia como faculdade desde 1956.
Para estudar na UNITAU, o candidato pode contar com as seguintes modalidades:
Vale relembrar que a UNITAU, como instituição municipal, possui cobrança de mensalidade. Mas, também, faz parte das instituições que fazem parte do FIES e oferecem concessão de bolsas para a comunidade.
Além do campus na cidade de Taubaté, também há campi avançados em outras cidades do estado e até em outras regiões do país. São elas:
Belém (Pará).
A UNITAU tem um nome forte no estado de São Paulo e, inclusive, no continente: é considerada a melhor universidade municipal da América Latina e está entre as 75 melhores de forma geral.
No Índice Geral de Cursos, ela possui nota 3, na avaliação de 2022, padrão que vem mantendo desde 2017. Já no RUF, ela possui as seguintes posições:
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) também é uma instituição municipal de São Paulo com uma longa história na região. Ela foi criada em 1968 e possui mais de 40 cursos de graduação, além de opções de pós-graduação lato sensu.
A USCS possui duas formas de ingresso para os alunos que estão saindo do Ensino Médio agora: fazer a redação (à distância) ou, então, utilizar a nota do Enem para tentar o acesso.
Outras formas de acesso é, também, fazer transferência de outra instituição para a universidade ou, ainda, caso seja graduado em um curso superior, poderá ingressar sem realizar outro vestibular.
A USCS possui 3 campi dentro da cidade de São Caetano do Sul, nos bairros de Barcelona, Centro e Conceição. Além disso, também conta com:
Nas avaliações, a USCS também se destaca, considerando que é uma universidade municipal. Ela possui nota 3 no IGC, do MEC, mostrando que consegue atender às demandas dos alunos para uma formação excelente.
Além disso, no RUF de 2023, a instituição teve as seguintes posições no ranking:
Se você está de olho em uma vaga nas melhores Universidades Públicas de São Paulo, é bom se preparar, pois seja pelo Sisu, acesso com o Enem ou pelos vestibulares próprios, elas estão entre as instituições mais concorridas do país.
Por isso, sua preparação precisa ser de ponta. E o Stoodi está aqui para ajudá-lo nisso! Afinal, só o melhor cursinho preparatório online pode fazer com que você conquiste a sua sonhada aprovação em uma dessas instituições.
Aprenda com os melhores professores, com material atualizado e tire todas as suas dúvidas sempre que precisar. Tenha correções de redação ilimitadas, simulados perfeitos para ajudá-lo a se preparar para esses desafios.
Faça sua assinatura e conquiste a sua aprovação!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…