Confira 7 dicas para você se organizar na hora da prova
Foto: reprodução/Divulgação
Não tem coisa pior no mundo do que resolver uma questão, achar a resposta certa e marcar a alternativa errada no gabarito, né? A falta de atenção acaba nos tirando pontos e isso pode fazer toda a diferença.
Ela não acontece só por descuido. Como passamos 4 ou 5 horas concentrado numa mesma coisa, nossa mente fica cansada e é natural a gente se confundir.
Para evitar que isso aconteça, separamos 7 dicas para você se organizar e ganhar tempo na hora de preencher o cartão de respostas – diminuindo, também, as chances de erro.
1.Separe 30 minutos apenas para preencher o gabarito
A primeira coisa que você deve fazer é controlar o tempo de prova. Separe 30 minutos só para preencher o cartão de resposta – no máximo 20 minutos, ok? Menos que isso pode ficar muito apertado. Já pensou você se desesperar e acabar marcando algumas alternativas erradas?
Se você não tiver acabado de resolver as questões ainda, pare e concentre-se no seu cartão de respostas. Ele é a sua prioridade no momento, já que sua avaliação será feita a partir dele.
Então, garanta o que você fez e, se sobrar tempo, você continua resolvendo o que falta.
2. Veja o que funciona melhor para você: ir passando as respostas ao longo da prova ou preencher tudo só no final do exame
Não existe certo ou errado nesse caso. Algumas pessoas preferem ir preenchendo durante a resolução do vestibular, porque isso já ajuda o cérebro dar uma arejada. Porém, outras pessoas acabam perdendo a concentração e preferem fazer isso só no final mesmo.
Para descobrir, você precisa experimentar. Descubra o que funciona melhor para você e não tenha medo de seguir esse padrão.
3. Deixe as respostas mais visíveis
Uma dica bem legal para tornar tudo mais visível é escrever a letra da alternativa ao lado da questão. Assim, quando você tiver que conferir qual foi a resposta que você escolheu, estará lá: bem grande para não deixar dúvida.
4. Passe as respostas em blocos
Se você é do tipo que prefere resolver a prova antes e passar as respostas depois, existem algumas técnicas que podem te ajudar a ser mais rápido. Uma delas é passar as respostas em blocos. Como assim? Memorize as respostas de 4 em 4.
Por exemplo: na primeira questão você escolheu a alternativa A, na segunda foi a letra E, a terceira foi a alternativa D e você escolheu a alternativa C na quarta questão. Então passe para o gabarito nessa ordem: AEDC.
Isso te deixa mais rápido e facilita na hora de passar as respostas para o gabarito.
5. Use o seu documento como régua
Usar uma régua ajuda muito a evitar que você acabe se confundindo na hora de passar as respostas. Porém, em vários vestibulares é proibido levar esse material.
O que a gente faz nesse caso? Usa o documento mesmo como régua. Pode ser uma caneta extra, também – o que você preferir.
6. Pinte os quadradinhos depois de marcar todas as alternativas
Passar as respostas para o cartão oficial é sempre uma tensão: você tem que tomar muito cuidado para não marcar nada errado. Isso por si só já gera um clima mais pesado.
Então, num primeiro momento, use toda a sua concentração para marcar a resposta correta com um X, por exemplo. Depois que você tiver a certeza que passou tudo corretamente, comece a pintar e preencher todo o quadradinho. Pode ter certeza que você ficará menos tenso com isso.
7. Tome todo o cuidado do mundo para não rasurar
Por fim, a dica mais famosa de todas: não rasure o seu cartão e resposta. Caso isso aconteça, sua questão será anulada e você perderá pontos automaticamente.
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…
Descubra tudo sobre os testes de habilidade específica e como se destacar! Se você está…
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…