Vestibular de medicina em SP: 6 que ainda aplicam prova

Vestibular de medicina em SP: 6 que ainda aplicam prova

O estado de São Paulo é o mais rico e mais populoso do país. Isso significa três coisas: há muita gente qualificada, muita gente buscando qualificação e ainda mais oportunidades de emprego, especialmente na área da saúde. Se passar no vestibular de Medicina em SP é o seu sonho, saiba que você está no lugar certo!

Um ponto de atenção, no entanto, é a alta concorrência nas faculdades do estado. Quer saber quais faculdades são essas? Então, é só continuar a leitura deste post! Elaboramos esta lista com alguns dos principais nomes de instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Medicina em diversas cidades de São Paulo. Confira!

Onde prestar um vestibular de Medicina em SP?

Agora, falaremos sobre algumas instituições de ensino paulistas que ainda aplicam provas de vestibular tradicional, ou seja, aquelas que são elaboradas e aplicadas pela própria faculdade. Vamos lá?

4 pessoas sentadas em volta de uma mesa. Somente três tem rosto visivel

1. USP

A primeira faculdade da nossa lista não poderia ser outra senão a USP (Universidade de São Paulo). Uma das maiores faculdades de Medicina do mundo, ela figura frequentemente no topo dos rankings brasileiros e da América Latina.

As provas para ingresso na USP são ministradas pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). É um processo seletivo com duas fases, sendo um dos mais difíceis do país. 

2. Unesp

Unesp (Universidade Estadual Paulista) é outro grande nome do estado de São Paulo. O curso de Medicina é oferecido no campus de Botucatu e é um dos mais respeitados da região.

A prova da Unesp é idealizada e aplicada pela Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista). Essa banca também aplica outros vestibulares da região, como o da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

3. Unicamp

É praticamente impossível falar sobre as grandes faculdades do estado de São Paulo e não mencionar a Unicamp (Universidade de Campinas). 

Com um dos vestibulares mais tradicionais da região, a Unicamp se destaca como uma instituição inovadora, moderna e com apoio à diversidade. Além disso, a universidade arrasa no quesito educação, sendo uma das maiores do Brasil.

4. Unifesp

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) tem um dos cursos de Medicina mais concorridos da região, e fica localizado na capital do estado, São Paulo.

vestibular da instituição é do tipo misto, por isso, as regras do exame são diferentes quando comparadas às observadas nas demais provas de Medicina em SP.

5. Famema

A Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília) é outra instituição muito conhecida dos vestibulandos de Medicina em São Paulo. Apesar de estar no interior, a concorrência é bem grande.

A cidade de Marília está localizada a cerca de 400 km da capital, sendo uma alternativa para quem quer estudar em outro município, mas sem ficar muito longe da família. 

6. Famerp

Por fim, temos a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Essa é outra instituição interiorana muito famosa entre os vestibulandos paulistas. A tradição da Famerp vai longe!

Localizada a cerca de 300 km da capital de São Paulo, Ribeirão Preto é uma cidade completa, que conta com toda a infraestrutura necessária para você realizar os seus sonhos e tenha uma educação de primeira!

Há outras maneiras de fazer Medicina no estado de São Paulo?

Sim! As instituições mencionadas acima são públicas e contam com vestibulares próprios (tradicionais), mas essa não é a única maneira de ingressar em bons cursos de Medicina em São Paulo.

Uma forma bem comum de ingresso no Ensino Superior é por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Há muitas coisas que você pode fazer com a pontuação do exame, como:

  • ingressar diretamente em faculdades particulares, como substituição do vestibular tradicional;
  • usar a nota no Prouni (Programa Universidade Para Todos), que concede bolsas parciais (50%) ou totais (100%) a estudantes da rede pública;
  • usar a nota para ingresso pelo Sisu, que oferece vagas em instituições públicas duas vezes ao ano.

Apesar de oferecem vagas pelo método tradicional de vestibular, algumas das faculdades da lista também concedem colocações pelo Sisu. É o caso da USP e da Unifesp.  

Como me preparar para mandar bem no vestibular de Medicina em SP?

Com tantas opções — Enem, Sisu, Prouni e provas tradicionais —, nada mais natural do que ter a noção de que é preciso se dedicar muito aos estudos. Como fazer isso?

Em primeiro lugar, é recomendado que você siga um bom cronograma de estudos. Ele ajudará a guiar o seu aprendizado e evitará que você se perca nessa jornada.

Além disso, outras dicas bacanas são:

  • ter um bom cantinho para estudar;
  • fazer muitos exercícios;
  • mandar ver nos simulados;
  • treinar a redação;
  • ler os editais com atenção.

Isso não é tudo! Contar com a ajuda de um bom cursinho pré-vestibular também é imprescindível. Ele trará suporte, professores qualificados e ferramentas que otimizam a sua preparação, para deixar você bem mais perto da aprovação.

Um bom exemplo disso é o Stoodi. Estamos aqui para ajudar você e contamos com um corpo docente altamente experiente, além de recursos que vão fazer a diferença e colocar você na frente da concorrência na hora das provas. Então, não deixe de considerar essa possibilidade para o seu ano de vestibular!

Tudo pronto para fazer um vestibular de Medicina em SP? Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, mas entender algumas das suas opções já é meio caminho andado, não é mesmo? Agora é com você!

Aproveite e confira alguns detalhes sobre o StoodiMed, o nosso plano exclusivo para alunos que querem se tornar médicos e precisam de uma preparação concisa, focada e bem aprofundada para atingir os seus objetivos!

1 comments
  1. FAMERP é Faculdade de Medicina de “São José do Rio Preto” e não de “Ribeirão Preto” como mencionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *