Categorias: Vestibular

Vestibular Estácio: o que cai, resultados e mais!

Uma das maiores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, a Estácio está presente em todos os estados e no Distrito Federal. O vestibular Estácio movimenta milhares de estudantes país afora, mas também é possível utilizar a nota do Enem para ingressar no curso de sua preferência.

Quer saber mais sobre a Universidade Estácio de Sá (UNESA)? Vamos trazer todas as informações: como são as provas do vestibular, como fazer a inscrição, quando sai o resultado e muito mais. Acompanhe!

O que é Estácio?

Estácio de Sá era o nome da Faculdade de Direito que deu origem a essa grande instituição, em 1970, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Dois anos depois, incorporou novos cursos e passou a se chamar Faculdades Integradas Estácio de Sá, chegando a se tornar uma Universidade em 1988, ainda no estado do Rio.

Após dez anos, a Estácio se expande para outros estados e regiões e, atualmente, oferece cursos de graduação tecnológica, EAD (a distância) e flex (semipresencial), além da tradicional modalidade presencial. São mais de 90 unidades e 600 polos de EAD, com 8 mil professores e 500 mil alunos espalhados por todo o país — ela está presente, hoje, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Pela sua importância e grandiosidade, a Estácio é a segunda maior empresa voltada à educação no Brasil. Com uma estrutura tão grande, é de se esperar que o vestibular seja diferente dependendo da unidade. Não é um único vestibular Estácio, mas vários vestibulares da mesma instituição.

O que cai no vestibular da Estácio?

Se você tiver feito qualquer edição do Enem, também pode se candidatar, desde que tenha obtido pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e 300 pontos na redação do Exame.

Porém, se optar pelo vestibular Estácio, em todos os campi ele pode ser realizado de duas formas: tradicional e agendado. O primeiro é composto por questões objetivas e uma redação. É a própria universidade que define a data das provas. Já no vestibular agendado, o candidato faz apenas a redação, em data e horário mais conveniente para ele.

As disciplinas cobradas no vestibular tradicional são:

Ao todo, são 30 questões objetivas. A redação, válida para as duas modalidades, consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo de 20 a 30 linhas sobre tema especificado na prova.

O candidato dispõe de 2 horas e 30 minutos para finalizar o exame.

Estácio: Medicina

O vestibular para Medicina é o mais concorrido da Estácio, e é realizado à parte dos outros cursos. No Edital I, a prova é composta por redação e 60 questões objetivas, a saber:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas.

Além dessa etapa, é preciso passar pela fase de questões discursivas: 5 de cada matéria (Biologia, Física e Química).

O Edital II tem uma prova objetiva composta por 20 questões objetivas, sendo:

  • 8 de Biologia;
  • 8 de Química;
  • 4 de Física.

O candidato também precisa fazer uma redação, e o tempo total de prova é de 2 horas e 30 minutos.

Vestibular Estácio: inscrições

O vestibular Estácio 2019 é segmentado e as datas podem variar de acordo com a unidade. Por isso, fique atento às informações divulgadas no site da universidade.

Para se inscrever, vá à página principal e clique no box “Escolha o curso”, selecionando o curso para o qual você deseja tentar uma vaga. O box seguinte é “Escolha a cidade”, em que serão mostradas todas as ofertas daquele curso e suas modalidades (presencial, flex etc.). A última informação é “Escolha a Unidade/bairro”, onde estão listados os endereços em que o curso é oferecido naquela cidade.

Logo após, você será direcionado a uma página contendo vídeos explicativos e informações sobre o curso, como duração, modalidade e turno. Por exemplo, se você quiser cursar Direito em São Paulo, poderá escolher entre as unidades Conceição, Interlagos, Santo Amaro e Vila dos Remédios. Supondo que o mais viável seja Santo Amaro, você clica em “Buscar” e entra nessa página de apresentação.

Após ler as informações, clique em “Inscrever-se”. Seus dados (nome completo e e-mail) serão solicitados para dar início à inscrição, que pode ser feita até um dia antes da prova. Só não se esqueça de pagar a taxa, que não costuma ser alta (em torno de R$ 25).

Inscrições: Medicina

Para Medicina, o processo é mais complexo e a concorrência, mais acirrada. Além de nome e e-mail, para se inscrever é preciso fornecer telefone e endereço completo. A universidade vai avisar quando o processo seletivo da unidade de seu interesse for aberto.

O curso de Medicina na Estácio é ofertado nas seguintes cidades, e cada uma tem períodos distintos de inscrição:

  • Alagoinhas (BA);
  • Angra dos Reis (RJ);
  • Presidente Vargas (RJ);
  • Jaraguá do Sul (SC);
  • Juazeiro (BA);
  • Juazeiro do Norte (CE);
  • João Uchôa (RJ);
  • Ribeirânia (SP).

Resultado do vestibular Estácio

Todas as informações após a prova você acompanha no Portal do Candidato Estácio. O resultado costuma sair em dois ou três dias após o vestibular tradicional. No agendado, é o tempo de corrigir a redação: em até 30 minutos, você recebe a nota e pode se inscrever.

Se fizer a inscrição pela nota do Enem, é possível saber na hora se poderá entrar na universidade.

Estácio: resultado vestibular

Lembre-se de que, para Medicina, a página é outra, específica para esse vestibular. O resultado para a prova aberta pode demorar um pouco mais, mas também é rápido.

Temas de redação: vestibular Estácio

Quer saber quais foram os temas de redação: vestibular Estácio (2019)? Na última edição do vestibular para Medicina, as propostas de redação previam a escrita de um texto dissertativo-argumentativo entre 20 e 30 linhas, cujo tema era:

  • Edital I: ficção e realidade podem ser relacionadas de modo positivo em nossas vidas?;
  • Edital III: a relação entre conhecimento e felicidade.

Os temas costumam tratar de problemas relacionados à sociedade, à convivência e à realidade atual. O candidato precisa defender um ponto de vista com argumentos consistentes e fazer uso da norma culta da língua.

Vestibular Estácio: provas anteriores

Inovadora, a instituição promove o Mega Vestibular Estácio. Em 2019, a campanha promocional ocorreu em 11 de maio, em todos os campi. No mesmo dia, o candidato faz a prova, obtém a classificação e se matricula.

Só não vale para Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Gastronomia, OK? São vários os benefícios para o estudante, principalmente para quem não pode aderir ao Fies ou ao Prouni por algum motivo.

Então, preparado para o vestibular Estácio? A instituição oferece bolsas e descontos, além de promoções para matrículas em datas especiais! Para se preparar para a redação, temos videoaulas que vão ensinar você a elaborar um texto digno de entrar na universidade! Conte também com nosso Plano de Estudos, excelente para organizar os conteúdos! Sucesso!

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás