Vestibular UEMG Medicina: como se preparar

Vestibular UEMG Medicina: como se preparar

O curso de Medicina é um dos mais concorridos do país. Se esse é o seu sonho, saiba que é preciso estar preparado para lidar com a concorrência e garantir sua entrada na faculdade. Além disso, há vagas em instituições de ensino como a Universidade do Estado de Minas Gerais. Que tal uma delas ser a sua?

Neste post, você vai ficar sabendo qual é a melhor maneira de se preparar para o vestibular UEMG Medicina. Vamos contar também como é esse processo seletivo para arrasar na aprovação! Preparado?

Como é a UEMG?

Criada em 1989, a Universidade do Estado de Minas Gerais conta com vários campi e Unidades Acadêmicas em várias outras cidades além da capital, Belo Horizonte. São mais de 100 cursos de graduação, além de mestrados e doutorados.

O curso de Medicina da UEMG fica na cidade de Passos, localizada na região sudeste do estado.

Como ingressar na UEMG?

Para estudar Medicina na UEMG, o candidato conta com estas possibilidades de ingresso:

  • vestibular: a Universidade tinha dado uma pausa na oferta de vagas pelo vestibular UEMG tradicional, em 2020 e 2021 (devido à pandemia), mas essa opção já foi reaberta em 2022;
  • Sisu: a UEMG participa do processo de Seleção Unificada que utiliza as notas da edição mais recente do Enem.

Como é a prova do Vestibular UEMG Medicina?

Como em todos os vestibulares, é preciso ter dedicação e disposição para os estudos. Afinal, milhares de estudantes pretendem cursar Medicina, e o número de vagas obviamente não atende a essa demanda.

Por isso, as instituições de ensino realizam provas para selecionar os melhores candidatos ao curso – e com Medicina, a graduação mais procurada do país, não é diferente.

A prova da UEMG contempla questões fechadas (de múltipla escolha) e uma redação. Continue a leitura e saiba o que espera por você no Vestibular para Medicina.

Número de questões

A prova de Conhecimentos Gerais é composta por 48 questões, com 4 alternativas de resposta. Cada questão tem peso 2, ou seja, vale 2 pontos. Veja o que é cobrado nessa prova:

  • Língua Portuguesa e Literatura;
  • Língua Estrangeira – Inglês ou espanhol;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • Geografia;
  • História;
  • Matemática.

Constam na prova 6 questões de cada disciplina, ou seja, cada prova vale 12 pontos, totalizando 96 pontos.

Redação

Além das questões, o vestibular solicita ao estudante uma produção de texto. A Redação da UEMG vale 60 pontos, distribuídos assim:

  • adequação à proposta de redação: 15 pontos;
  • macroestrutura textual — aspectos pragmático-discursivos (tipo e gênero textuais): 15 pontos;
  • microestrutura textuais — aspectos formais da língua: 15 pontos;
  • expressão (argumentação, repertório cultural etc.): 15 pontos.

É importante lembrar que essa produção textual se assemelha ao que é cobrado pelo Enem: uso de caneta de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, por exemplo.

Outro ponto em comum é em relação à norma-padrão da língua, já que não devem ser usadas gírias ou regionalismos.

Um ponto bem diferente do que se pede na redação do Enem, porém, é o tamanho do texto. No Vestibular UEMG, ele tem apenas 12 linhas.

Então, para fechar a prova, você precisa de 96 pontos nas questões e 60 na Redação. A pontuação máxima é de 156 pontos.

Em outros cursos, até dá para focar na média, mas isso não acontece em Medicina. Nos últimos anos, a relação de candidatos por vaga ultrapassou 250.

Para você ter uma ideia, no Vestibular 2022 Medicina, o primeiro colocado tirou 60 na redação e fez 136 pontos (ampla concorrência).

Tempo de prova

Para cumprir essa maratona, são reservadas 4 horas de prova, incluindo o tempo para elaborar a redação e preencher o gabarito.

Depois do início da prova, o candidato só poderá sair depois de duas horas, é o chamado período de sigilo.

Tipo de questão

As questões são contextualizadas, bastante semelhantes às do Enem. Isso significa que há um texto-base para leitura e análise pelo candidato para chegar à resposta correta.

Nada de decorebas, certo? Com o retorno do vestibular tradicional em 2022, fica mais fácil tentar uma vaga, já que a prova é bem menor do que a do Enem. Veja, então, as melhores dicas para ficar afiado para o Vestibular UEMG!

Como se preparar para a prova de maneira correta?

Já falamos sobre dedicação, e é ela que vai determinar o seu sucesso no vestibular e na carreira dos seus sonhos! Dedicar-se aos estudos é uma ação que vai desde a elaboração do cronograma até a realização da prova, passando pelo cuidado com o descanso e a alimentação.

A seguir, damos as melhores dicas para você se preparar bem para esse desafio!

Conheça a prova

Só por estar aqui, lendo este post, você já começou a se dedicar. Parabéns! Saber como é a prova, qual o tipo de questão e o conteúdo que vai ser cobrado é um grande passo rumo à aprovação.

Afinal, você pode se aperfeiçoar nas questões contextualizadas, dando mais atenção às disciplinas que considera difíceis. Como cada questão tem peso 2, vale a pena investir e garantir cada pontinho!

Prepare-se com antecedência

Nada de deixar para a última hora! Faça seu planejamento de estudos com base no seu tempo disponível (nem que sejam poucas horas semanais) e não deixe a matéria acumular.

Quem pensa em tirar férias um mês antes do vestibular para se dedicar aos estudos pode sofrer com exaustão intelectual e não aprender tanto quanto quem estuda um pouco todo dia, sabia? Então, o ideal é começar o quanto antes.

Dedique-se à redação

É fundamental que você treine a redação pelo menos uma vez por semana. Para isso, existem plataformas, como o Stoodi, que oferecem correção de redações e feedback completo dos textos.

Como você viu acima, a prova de redação vale 60 pontos (quase 40% da prova), e garantir uma nota alta aqui é imprescindível para garantir sua aprovação.

Faça simulados

Por fim, nossa dica matadora é treinar, treinar e… treinar! Busque exercícios e questões de vestibulares anteriores (lembre-se de que não houve essa prova em 2020 e 2021) e verificar seu tempo para resolver cada uma.

Isso vale também para a redação: em casa mesmo, marque um prazo de 60 minutos para fazer seu texto e tente aumentar a eficácia nesse período.

O Stoodi pode contribuir com uma preparação completa e multidisciplinar para você conquistar a aprovação no Vestibular UEMG Medicina! Temos videoaulas, exercícios e o melhor, um plano de estudos personalizado para as suas necessidades!

E, durante sua preparação para as provas, não se esqueça cuidar da saúde física e mental. Saiba que a atividade física pode ajudar a potencializar seu aprendizado!

1 comments
  1. Gostaria de parabenizá-los pelo excelente conteúdo em sua
    página! Fiquei feliz com a qualidade das informações que
    vocês compartilham e como elas são úteis para o público
    em geral. No entanto, gostaria de solicitar que vocês
    considerem fazer uma postagem mais detalhada sobre o
    assunto abordado. Tenho certeza de que muitos dos seus
    leitores adorariam saber mais sobre o tema. Por fim,
    gostaria de convidá-los para visitar meu blog também. Nele,
    compartilho dicas e informações valiosas sobre diversos
    assuntos. Tenho certeza de que vocês irão gostar! Mais
    uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *