O vestibular USP Medicina é um dos mais concorridos do país. Para você ter uma ideia, em 2022 a relação candidato-vaga foi de 124,8 estudantes em São Paulo (capital), seguido de 100,8 e 96,1 nos campi Ribeirão Preto e Bauru, respectivamente.
Tamanha concorrência não seria para menos, a Medicina USP é considerada a melhor faculdade do país, ocupando o 1º lugar em vários rankings, como no Ranking Universitário Folha (RUF).
Então, para passar no vestibular USP Medicina é preciso ter uma preparação de atleta! Para ajudar você nessa empreitada, criamos este post para falar sobre características do processo seletivo e deixar 6 dicas infalíveis para conquistar sua vaga. Confira aí!
O vestibular USP Medicina é organizado e realizado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), fundação criada em 1976 com o objetivo de organizar todas as etapas do processo seletivo para ingresso na USP.
Com isso, o vestibular tradicional é a principal forma de ingresso no curso de Medicina. Mas, de uns anos para cá, a USP passou a destinar parte de suas vagas ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), plataforma do governo federal que realiza um processo seletivo para instituições públicas de todo o país por meio do Enem. Com isso, no sistema atual de ingresso na Medicina USP, das 239 vagas ofertadas, 96 são destinadas ao Sisu.
Agora, vamos detalhar alguns pontos importantes sobre a prova do vestibular tradicional de Medicina. No último tópico, explicamos quais são os critérios utilizados pela USP para concorrer no Sisu.
A prova do vestibular USP Medicina é composta de duas fases. A primeira consiste em uma única prova de múltipla escolha, envolvendo 90 questões de conhecimentos gerais.
Já a segunda fase é discursiva, e os candidatos respondem a questões de conhecimentos específicos. Ela é dividida em duas partes, da seguinte forma:
A primeira fase do vestibular da Fuvest acontece em um único dia e dura 5 horas. Já a segunda fase acontece em dois dias consecutivos, tendo cada prova 4 horas de duração.
A primeira fase é realizada por todos os candidatos, que respondem a questões sobre conteúdos gerais vistos no ensino médio. Os candidatos aprovados, então, fazem a segunda fase, na qual respondem de maneira dissertativa a questões sobre disciplinas referentes à carreira escolhida, como você viu acima.
Para participar do Sisu Medicina USP o candidato precisa ter obtido, no mínimo, 500 pontos em cada uma das provas do Enem. Feito isso, a USP atribui pesos para cada uma das áreas e multiplica as notas. São aprovadas as maiores notas. Os pesos são os seguintes:
Como você viu, o vestibular USP Medicina é denso e exige muita afinação com o exame. Então, agora vamos lhe oferecer dicas valiosas para a vaga ser sua!
Conhecer bem a dinâmica do exame é essencial para você não se surpreender ao responder às questões. Tradicionalmente, a Fuvest segue o mesmo padrão de prova, apenas atualizando os conteúdos conforme os anos.
Por isso, observe atentamente como é o estilo das questões, o tipo de vocabulário utilizado, o tamanho das perguntas, utilização de textos, imagens, gráficos e tabelas, entre outros pontos. Tudo isso ajuda você a organizar seu conhecimento pessoal em função da estrutura das provas.
Conhecer os assuntos que apareceram com mais frequência nos últimos anos também auxilia você a planejar seus estudos. Para isso, consulte as provas anteriores e veja o que os especialistas no vestibular USP dizem.
No caso da faculdade de Medicina, isso se torna ainda mais especial porque, na segunda fase, a USP costuma trazer à luz assuntos correlatos à área profissional escolhida. Então, você precisa conhecer quais assuntos são esses e focá-los, a fim de esclarecer dúvidas e ter ciência do que é mais provável ser cobrado para traçar uma estratégia de estudos eficiente.
Além de ter o conhecimento na ponta da língua, ir bem no vestibular significa treino. Por esse motivo, realizar simulados de provas anteriores é uma estratégia indispensável quando o assunto é o vestibular USP Medicina. Ao praticar os simulados, você alcança os seguintes objetivos:
Um dos pontos altos do vestibular USP Medicina é a redação. Para isso, você precisa entender bem o que a banca avaliadora deseja encontrar em seu texto e deixá-lo impecável. Os critérios básicos seguidos pela banca são:
A banca avaliadora atribui de 1 a 5 pontos para cada critério e, depois, multiplica os pontos pelos pesos. Sua redação pode ter o máximo de 50 pontos e o mínimo de 10.
Além disso, observe como é a estrutura da proposta da redação e treine a apresentação de um texto objetivo, coerente e coeso ― claro, sem erros de ortografia, concordância e mau uso da língua portuguesa.
Esses objetivos são todos conquistados com treino. Uma boa dica é reforçar sua escrita com muitas leituras de jornais, revistas, livros, artigos e outros conteúdos sobre atualidades.
É muito comum se perder nas respostas das questões dissertativas. Para isso, a dica é: tenha objetividade na resposta. Evite rodeios, escreva frases curtas e em ordem direta, especialmente em questões menos objetivas, como as que podem aparecer em Geografia.
Já nas questões de exatas, deixe claro sua linha de raciocínio, apresentando as fórmulas utilizadas e realizando um esquema bem definido dos seus cálculos. Ao fazer isso, você não se perde na resposta e permite que a banca compreenda exatamente como chegou ao resultado do problema.
Todas as dicas anteriores oferecem um caminho para você conquistar sua vaga no Vestibular USP Medicina. Mesmo assim, tentar fazer tudo sozinho pode aumentar seu nervosismo e dificultar sua organização. Por isso, não pense duas e vezes e conte com a ajuda de uma escola como a Stoodi!
Nós temos alguns dos melhores professores especialistas no Enem e demais vestibulares, e um plano de estudos especial para vestibulandos de Medicina. O aluno Stoodi conta com os seguintes benefícios:
Como deu para notar, passar no vestibular USP Medicina exige muita dedicação, um excelente planejamento e o suporte de uma escola forte apoiando seus estudos. Quer ser um aluno da USP? Então, não perca tempo: matricule-se já no Stoodimed, o melhor cursinho online para vestibulandos de Medicina!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…