É fato que, a cada ano, a concorrência no vestibular (independentemente do curso) tende a ficar mais acirrada, com provas exigentes e questões mais conteudistas. Dessa forma, para o estudante que deseja ser aprovado, é prudente a busca por uma ajuda profissional, seja para reforçar os conceitos das matérias, seja para receber dicas de vestibular. Nesse sentido, podemos destacar o cursinho online como uma excelente opção.
A internet pode viabilizar novos meios de ensino e capacitação a distância, incluindo a preparação para o vestibular. Antigamente era comum a sociedade questionar (de maneira precipitada) a qualidade de um curso se o mesmo fosse feito online, porém, hoje, percebemos que, além de cursos com ótima qualidade de ensino, o modelo de estudos online se confirma como tendência.
Mas você já conhece um cursinho pré-vestibular online? Então leia e confira.
Cursinho online é a possibilidade que o estudante tem de realizar uma preparação pré-vestibular online, isto é, realizar estudos e toda a capacitação para os processos seletivos de graduação por meio da internet, sem a necessidade de encontros presenciais.
Muitos ainda não sabem as vantagens e se perguntam, por exemplo: por que devo fazer um cursinho pré-vestibular para Enem? São inúmeros os benefícios, como explicaremos abaixo.
Com certeza, ao realizar um curso pela internet o estudante economiza dinheiro, seja pela mensalidade menor, seja pelos outros gastos embutidos. Desse modo, ao optar por fazer um cursinho online para vestibular, o aluno tem as seguintes vantagens:
Em algumas localidades, principalmente nos grandes centros urbanos, o transporte, além de representar um gasto fixo mensal, também é sinônimo de perda de tempo e desgaste. Por isso, caso o vestibulando escolha estudar em casa, por meio de um cursinho online para Enem, além de não precisar acordar cedo e ainda economizar o dinheiro da locomoção, não se desgasta e não corre o risco de perder tempo de estudo agarrado no trânsito.
Comer fora de casa todos os dias é um gasto enorme. Por isso, ao fazer um curso online, o estudante tem a opção de gastar menos com a alimentação, já que poderá comer em casa e não na rua (caso o curso fosse presencial).
A mensalidade de um curso online pode chegar a ser até 10 vezes menor que a de um presencial, isso porque os estabelecimentos que oferecem a modalidade de ensino presencial possuem gastos que uma plataforma online não tem, como conta de água, luz, aluguel, insumos, etc.
Fazer curso online representa se capacitar a partir de um novo e vantajoso modelo de ensino, alcançando dessa maneira benefícios que refletem diretamente no rendimento de estudos do aluno.
Umas das principais vantagens oferecidas é a comodidade de poder estudar onde quiser, na hora em que se sentir melhor, e montar seu próprio plano de estudos. Tem estudantes que rendem mais de manhã, alguns de tarde, e outros inclusive até de madrugada, isto é, não importa o horário, o período de estudos (assistir às aulas) de um vestibulando que faz curso online é determinado 100% por ele.
Sendo assim, o aluno não fica limitado e refém de um cronograma de estudos estabelecido por outras pessoas (como é o caso de um curso presencial, em que a ordem das aulas e monitorias é responsabilidade do estabelecimento).
Há várias diferenças entre uma preparação online e presencial, mas a principal está relacionada com as características pedagógicas de ensino.
No cursinho presencial, aula dada é aula passada, ficando registrada apenas no caderno e na memória visual do estudante; entretanto, no curso online, as aulas ficam disponíveis para o vestibulando 24 horas por dia, possibilitando ao aluno fazer quantas revisões desejar, a qualquer hora do dia e inclusive na véspera do vestibular, caso surja uma dúvida repentina.
Dessa forma, é fundamental conseguir revisar a matéria (por meio de aulas) na hora que quiser, bem como também ter a alternativa de pausar a aula, seja para pensar, seja para escrever: recursos esses dos quais um aluno que realiza cursinho online pode desfrutar a qualquer momento.
Logo, na modalidade presencial, é a instituição de ensino que basicamente dita o ritmo de aprendizado do vestibulando, sendo que no padrão online de preparação, é o próprio estudante que molda o seu melhor ritmo de estudos.
Para responder a essa questão, o aluno precisa se conhecer (principalmente quanto à autodisciplina), alinhando isso também com as suas condições financeiras. Em outras palavras, não se trata de uma escolha entre melhor ou pior (até porque os dois modelos possuem ótimas qualidades ao ensinar); trata-se de perfis diferentes, cabendo ao estudante identificar em qual modelo ele se encaixa melhor.
O vestibular simboliza uma etapa importante da vida, por isso, ao optar por fazer um curso online (Enem), é preciso ter a certeza de que a empresa de ensino escolhida seja digna da confiança depositada. E por falar em instituição de ensino de confiança, pode-se destacar o Stoodi, uma startup criada em 2013 e que hoje é conceituada entre as mais promissoras do Brasil.
Por meio de uma plataforma online intuitiva, o Stoodi disponibiliza vários planos de ensino (todos economicamente viáveis), com acesso a centenas de videoaulas, exercícios, materiais de revisão, simulados, provas de vestibulares passados de todo o Brasil e notícias sobre vestibulares em geral.
Portanto, é fácil perceber que, para quem deseja investir em uma preparação pré-vestibular, o cursinho online pode representar sim uma ótima escolha. Desse modo, fica clara a importância que o ensino online representa para milhões de vestibulandos, principalmente para aqueles que buscam uma educação de qualidade a partir de um baixo investimento.
Conheça o Blog do Stoodi e fique por dentro do vestibular. Lá você tem livre acesso a videoaulas e ainda pode testar seus conhecimentos com os exercícios oferecidos na página.