Agronegócio: o guia completo!

O agronegócio é uma área importantíssima para qualquer país e está entre as mais lucrativas com grande demanda de empregos. A relação produtiva e comercial voltada para a agricultura e pecuária é a base para o desenvolvimento.

Por ser um país de enorme extensão territorial e privilegiado pela grande disponibilidade de recursos naturais e com presença de solo fértil na maioria das regiões, o Brasil tem grande campo para o agronegócio.

Se você pensa em seguir carreira no agronegócio, confira neste artigo o guia completo sobre o setor — uma importante e lucrativa área que contribui para o crescimento do país — ficando por dentro da carreira e do mercado de trabalho!

O que é agronegócio?

Eventualmente chamado de agribusiness é uma área que representa atividades agrícolas e todos os serviços, tecnologias, técnicas e uso de equipamentos relacionados de forma direta ou indireta às atividades do campo.

Apesar da grande oscilação da economia, que às vezes vive dias de estagnação, o setor de agronegócio sempre apresenta resultados positivos e desponta como um campo forte do mercado brasileiro.

O agronegócio é uma das áreas mais influentes da economia global oferecendo aporte e sustento para as grandes metrópoles mundiais. Essa cadeia de atividades é responsável pela produção agrícola e pecuária e é a base o comércio nacional e internacional.

Em 2017 o Brasil registrou uma safra recorde de 242 milhões de toneladas, um aumento significativo em relação ao ano de 2016, colocando o país entre os maiores produtores e exportadores mundiais, demonstrando muito otimismo para a geração de oportunidades.

As projeções para o agronegócio brasileiro são bem favoráveis, e já começou o ano de 2019 com perspectivas otimistas, apesar do cenário instável. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, o Produto Interno Bruto – PIB poderá crescer 2% em relação ao ano de 2018.

Compreendido não somente da agropecuária e da pecuária, o agronegócio e composto por uma cadeia de atividades, como fabricantes de rações e fertilizantes, laticínios, exportadores, fabricantes de máquinas e equipamentos, frigoríficos, desenvolvedores de sementes, armazéns e silos entre outros diretamente e indiretamente ligados.

Por trata-se de um negócio gigantesco (os números confirmam esse cenário), com crescimento significativo, o agronegócio depende de profissionais, especialistas, qualificados e competentes para tornar as empresas do setor mais e mais competitivas.

Curso de agronegócio

A formação para o agronegócio está disponível em curso técnico e superior, além das especializações. O profissional é responsável por coordenar e administrar a produção agrícola, observando, planejando e desenvolvendo estratégias e técnicas que otimizam o lucro e a qualidade desde o plantio até a comercialização.

O curso de agronegócio habilita o profissional tanto para o gerenciamento quanto para a operação. Bacharelado, técnico ou tecnólogo nos segmentos de Agropecuária, Agronegócio, Agronomia e Engenharia Agrícola são algumas das opções de cursos.

A formação em agronegócio também pode ser realizada por ensino a distância (EAD), pois, tem o reconhecimento, assim como na formação presencial, sendo dividido entre as aulas à distância e a aplicação prática — quando o aluno deve comparecer a sede da instituição e realizar trabalhos de campo.

Independentemente do nível de formação, o estágio supervisionado é obrigatório para a obtenção do diploma e registro que permite o profissional atuar no mercado de trabalho podendo as atividades ser desempenhadas em empresas privadas ou públicas.

Para pessoas que desejam se aprofundar ainda mais na área e até lecionar matérias em cursos técnicos e superiores existem mestrados acadêmicos e profissionais e também doutorados que aperfeiçoam o conhecimento na área.

Agronegócio no Brasil

O Brasil tem uma vocação natural para o agronegócio. Todo esse privilégio é reflexo da diversidade e qualidade dos recursos naturais disponíveis, oferecendo a estrutura necessária para a produção agrícola.

O agronegócio nacional é composto de vários segmentos, como por exemplo, a agricultura, a pecuária, o extrativismo vegetal, a caça e pesca, e até a mineração. Cada segmento tem suas próprias características em um cenário animador considerando a economia e o desenvolvimento.

O agronegócio tem uma expressiva participação na economia do país, segundo pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, representa 23% do PIB – Produto Interno Bruto no Brasil. O Brasil ocupa um notável lugar mundial na produção agroindustrial.

Um campo cheio de oportunidades, desenvolvimento e investimento beneficiado pela abundância de água, clima e solo favorável tornando o país líder em produção agroindustrial como café, açúcar, laranja e soja.

Duração do curso

O curso superior em agronegócio, oferecido nas instituições de ensino nas modalidades de bacharelado e tecnólogo tem uma duração média de quatro anos e no tecnólogo em média de três anos. Também há disponível o curso de Engenharia de Agronegócio, com duração de cinco anos.

Vale lembrar que a carga horária dos cursos varia de acordo com as instituições de ensino, assim como o conteúdo programático, o tempo destinado a cada disciplina e estágio supervisionado. É muito válido participar de palestras e workshops que agregam à formação.

Os cursos à distância – EAD, seguem a mesma sistemática dos presenciais em relação ao tempo de duração. Em média, o tempo necessário para concluir o curso é de três anos. Para quem deseja complementar o conhecimento há mestrados e doutorados na área de agronegócios que duram cerca de dois anos.

Estágio no agronegócio

Por ser uma atividade presente em todas as regiões do país, as oportunidades de estágio são grandes, desde os pequenos até os grandes produtores. Com um crescimento constante, a previsão é que a área seja beneficiada pela expansão, o que gera grande o otimismo entre os estudantes prestes a se formar em busca de uma oportunidade.

Diversas empresas do setor oferecem programas de estágio para estudantes da área em nível técnico e superior, pois, é uma forma de desenvolver profissionais competentes para seguir carreira e aplicar todo o conhecimento teórico com vivência prática.

As atividades do estágio são variadas. O aluno pode atuar na área administrativa e de gestão, nas atividades práticas em campo, como preparo do solo, semeadura e colheita e também em atividades de laboratório com desenvolvimento de análises químicas, físicas e biológicas.

Faculdade de agronegócio

O bacharelado em agronegócio tem o foco voltado para a gestão do empreendimento e é muito comum que nos primeiros períodos o aluno tenha matérias como Economia, Matemática Financeira, Contabilidade, Cálculo, Psicologia e até Direito com foco na legislação.

O curso tecnólogo, geralmente, por oferecer uma carga horária menor, tem direcionamento voltado para a operação e, por esse motivo, as matérias relacionadas às áreas administrativas têm menor peso de abordagem enquanto as disciplinas sobre produção e preparo do solo ganham maior ênfase.

É muito importante verificar se a instituição é reconhecida e qual a nota do curso na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Esse reconhecimento é a garantia da validade do diploma e da boa aceitação do curso no mercado de trabalho. A comprovação do conhecimento é essencial para ter sucesso na carreira.

Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que ofertam cursos na área de agronegócios.

  • Centro Educacional Anhanguera;
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT);
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA);
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Técnico de agronegócio

O profissional técnico em agronegócio tem o desafio de aperfeiçoar a eficiência das atividades agrícolas. O objetivo é atuar no desenvolvimento de procedimentos para organizar e controlar as atividades de gestão da produção. Também é responsável por ações sociais e ambientais visando à sustentabilidade.

Muito diferente do técnico agrícola, que foca na produção, a atuação do técnico em agronegócio não se limita às atividades produtivas e de gestão, podendo trabalhar em empresas do segmento comercial, estabelecimentos agroindustriais, extensão rural e pesquisa, consultorias e assistência técnica.

Geralmente o curso técnico de agronegócio é oferecido em regiões que disponibilizam uma ampla área para aulas práticas e experiências que permitem que o aluno tenha o máximo de contato e vivência com as atividades reais da área e essa é uma das atividades preferidas dos estudantes.

A grade de um curso técnico de agronegócios pode variar de acordo com as instituições de ensino. Alguns cursos têm o foco voltado para a criação animal e outros para a produção vegetal e até para gestão, embora a base seja a mesma — matérias como administração de empresas e muito conteúdo sobre práticas agrícolas.

Confira abaixo algumas matérias básicas que compõem a grade curricular de um curso técnico em agronegócios:

  • Contabilidade básica;
  • Gestão de projetos;
  • Controle de estoque;
  • Biologia geral;
  • Química básica;
  • Fertilidade agrícola;
  • Técnicas de produção vegetal;
  • Técnicas de produção animal;
  • Reprodução animal.

Agronegócio nota de corte

Denominada como a pontuação mínima que o futuro aluno deve alcançar para ser aprovado em um processo seletivo e conquistar a tão sonhada vaga no curso dos sonhos, a nota de corte é um objetivo que todos os candidatos desejam e precisam ultrapassar.

Você sabia que a sua nota no Enem pode garantir o seu ingresso em vários cursos de diversas instituições federais e privadas? A nota de corte para os cursos de agronegócio depende da instituição, região e do programa — Fies, ProUni ou Sisu.

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu recebe a inscrição dos alunos que participaram do Enem e desejam aproveitar o resultado do exame para ingressar em alguma universidade pública. Nesse formato, o número de vagas é disponibilizado, com cálculo das notas de acordo com o peso de cada instituição e ranqueamento dos maiores resultados.

A menor nota média de corte em todo o Brasil para os cursos de agronegócio é de 598.32, registrada em 19 cursos e a maior nota a nível nacional é de 664.00 tendo como base, o programa do Sisu.

Agronegócio grade curricular

Na maioria das vezes a grade curricular varia de acordo com a instituição de ensino, estrutura e região. Alguns cursos têm especialidade em cultivos de plantas, criação de animais ou gestão e a grade se adapta a esses cenários.

Apesar da variação, a base da grade curricular é a mesma composta por temas como administração de empresas, conservação do solo, manejo e reprodução de animais, drenagem, colheita, irrigação, máquinas agrícolas, biologia e, principalmente, técnicas agrícolas.

De acordo com Ministério da Educação – MEC, o curso de agronegócio deve conter as seguintes áreas:

  • Metodologia da Pesquisa Científica;
  • Fundamentos de Economia;
  • Fundamentos de Administração;
  • Matemática Financeira;
  • Fundamentos de Zootecnia;
  • Economia Rural;
  • Agroindústrias;
  • Administração em Agronegócio.

Na maioria dos cursos a grade curricular conta com matérias como:

  • Cálculo;
  • Matemática Financeira;
  • Contabilidade;
  • Estatística;
  • Lógica;
  • Economia;
  • Noções de Administração e Gestão;
  • Direito;
  • Marketing;
  • Estratégia e Planejamento Agroindustrial;
  • Política Agropecuária;
  • Irrigação;
  • Drenagem;
  • Mercado Financeiro;
  • Agronegócios;
  • Logística.

Fique ligado! Os cursos devem oferecer laboratórios de informática, didático e campo para pesquisas e atividades educacionais além do todo o material multidisciplinar compatível com o curso.

O profissional de agronegócio

O profissional formado em agronegócio é apto a desenvolver diversas atividades — definição de plantações, maquinário necessário, previsão de colheitas, tratamento de animais e administração dos funcionários — além de gerenciar todos os departamentos com planejamento e aplicação de estratégias, visando a qualidade do produto.

Como já dissemos neste guia, o campo para o profissional de agronegócio pode ser público ou privado, nas áreas de engenharia rural, agricultura, pecuária, ciências do solo, zootecnia, podendo, inclusive preencher requisitos para atuar em agrimensura, máquinas agrícolas, irrigação e drenagem, culturas e manejo, adubação, nutrição de plantas e outras áreas.

A evolução e transformação vivenciadas pelo agronegócio, principalmente, devido ao avanço da tecnologia, influencia diretamente o perfil do profissional. Todo esse desenvolvimento leva a grandes desafios para gestores. O desenvolvimento de habilidades e competências deve ser uma preocupação contínua do profissional do agronegócio moderno para ajudar no desempenho do trabalho.

Atualmente, o grande desafio das atividades industriais é promover uma produção limpa e sustentável. Todo profissional do agronegócio deve ter consciência ambiental para o uso de tecnologias desenvolvimento de processos sustentáveis com o intuito de preservar os recursos naturais e proporcionar o crescimento da economia com respeito ao Meio Ambiente.

O profissional é um agente importantíssimo em todas as etapas do agronegócio e de toda a cadeia de atividades relacionadas. A aplicação de técnicas e acompanhamento de um especialista é a chave para o sucesso do produto e do negócio como um todo.

Perfil do profissional

O sucesso profissional depende de uma série de fatores de personalidade, variáveis cognitivas e motivacionais, que moldam o perfil e consequentemente levam a excelência. É evidente que esses fatores variam de pessoa para pessoa.

Observando os processos seletivos das empresas e, até mesmo, profissionais que conquistaram o tão almejado sucesso, percebe-se que existem qualidades em comum que contribuem para o perfil desejado pelos recrutadores.

A capacidade de solucionar problemas é parte importante do perfil do profissional do agronegócio. Solucionar os problemas encontrados no meio rural, sejam eles simples ou complexos, com gerenciamento das crises e das falhas são habilidades muito valorizadas.

A comunicação é essencial e, para o profissional do agronegócio que apresenta a capacidade de se comunicar com clareza e objetividade, seja em uma reunião, no atendimento a um cliente, trabalho em equipe ou apresentações em público, as chances de obter destaque são bem evidentes.

A criatividade é outro fator significativo para o trabalho desenvolvido nas atividades do agronegócio. Deve fazer parte do perfil profissional, a capacidade de inovar e criar soluções viáveis para problemas arrastados que comprometem as atividades da empresa.

O esforço conjunto de uma equipe para solucionar problemas sempre exige administrar conflitos para alcançar melhores resultados. Os profissionais com disponibilidade para o trabalho coletivo, na maioria das vezes são adeptos da colaboração e da sociabilidade.

Os profissionais de sucesso no agronegócio são disciplinados e palavras como responsabilidade, organização e o equilíbrio têm lugar de destaque no vocabulário e no comportamento, impactando a postura profissional e o ambiente de trabalho positivamente.

Profissionais que têm paixão pela área em que atuam estão sempre motivados para o trabalho e dispostos a criar um diferencial competitivo. Executar uma atividade com excelência exige dedicação e ser um profissional engajado pode aumentar a notoriedade e as oportunidades de trabalho.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho no agronegócio é amplo e abriga profissionais de diversas áreas. É uma das maiores potências nacionais e o nível de profissionalização cresceu nos grandes e pequenos produtores.

Esse mercado contempla oportunidades em nível internacional, devido à grande quantidade de produtos exportados. A busca por profissionais capacitados é grande, pois, a qualidade do produto exportado traz reconhecimento e referência para o país além do aumento na procura do produto, o que beneficia uma rede de empresas e setores.

Um dos mais promissores do país, o setor do agronegócio empregou entre 2017 e 2018 mais de 18 milhões de pessoas e se mantém estável no Brasil, o que sugere cerca de 19% dos empregos do país na época. Os dados são da matéria divulgada pela Revista Globo Rural, em março de 2019.

Em dados atuais, de acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Aplicados em Economia Aplicada – Cepea, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 19,67% no primeiro trimestre de 2019 um número expressivo para a economia nacional.

O agronegócio oferece diversas oportunidades, pois, além de técnicos, emprega profissionais especializados como veterinários, agrônomos, engenheiros agrônomos, químicos, biólogos, tecnólogos em agronegócios e muitas profissões com perfil agregador.

Para cada uma desses departamentos, para base animal ou vegetal, existem empresas e profissionais que atuam em diferentes momentos e setores. Desde a produção dos diversos produtos e subprodutos da agronomia e pecuária à logística e o comércio, que geram muitos postos de trabalho e fomentam a economia.

A projeção é de crescimento e a cada fechamento de safra é notado um aumento nos números, o que, consequentemente, reflete na geração de oportunidades. Com a inovação tecnológica, as empresas abrem as portas para profissionais qualificados e competentes a altura de suas expectativas.

Pós-graduação em agronegócio

Impulsionado pela promissora fase, as instituições de ensino disponibilizam uma gama de especializações como pós-graduação, MBA, mestrados e doutorados, dentro do agronegócio que capacitam os profissionais da área a terem maior domínio sobre as atividades de produção e expertise avançada em economia, sustentabilidade, administração e mercado de um setor que está em constante ebulição.

As especializações têm como objetivo, fortalecer o conhecimento e tornar o profissional multidisciplinar. Todo o conteúdo abordado nas graduações e cursos técnicos é estudado na pós-graduação com riqueza de detalhes e abordagem mais focada nos processos produtivos típicos do agronegócio, conectados às questões ambientais e ao mesmo tempo finanças e comércio.

É notável que o agronegócio esteja se expandindo e, por isso, é fundamental que o profissional também se atualize e busque não só o conhecimento sobre o processo produtivo, mas também sobre responsabilidade social e ambiental — o que agrega valor ao produto e pode se tornar importante ferramenta estratégica de marketing.

Nesse contexto, os cursos de pós-graduação são direcionados aos profissionais que desejam cargos de gestão ou que almejam ampliar os conhecimentos. Mesmo que a formação não seja na área do agronegócio é muito recomendado escolher essa opção, pois, também é indicado às pessoas que buscam entrar na área.

Como você pode perceber, a área de agronegócios é fundamental para o crescimento do país e muito importante para o desenvolvimento humano e econômico. Também é um setor próspero que tem ótimos números e só tende a crescer, proporcionando um cenário de excelente estrutura para quem deseja uma carreira na área.

O Agronegócio tem relação direta com o Meio Ambiente, com a conservação dos recursos naturais e profunda relevância para a qualidade de vida. A transformação do comportamento humano em relação à proteção ambiental sugere uma crescente no ramo, priorizando a consciência e o bom senso.

O grande desafio dos profissionais do agronegócio é a produção com sustentabilidade preservando os recursos para futuras gerações garantindo que filhos, netos e bisnetos tenham acesso a produtos com qualidade e benéficos à saúde.

Agora que você já aprendeu sobre o agronegócio, que tal fazer o cadastro no Stoodi, conferir as matérias exclusivas, acessar a lista de exercícios para testar os seus conhecimentos e dominar ainda mais o assunto para superar as expectativas nos testes?