Artes plásticas: o guia completo!

A expressão artística é algo que faz parte do ser humano. Capacidades como a sensibilidade, criatividade, empatia e muitas outras estão diretamente relacionadas com esse tipo de aspecto. Apesar disso, o treinamento e o estudo são fundamentais para a formação de artistas completos. Por isso, o curso de Artes Plásticas é extremamente importante.

É isso mesmo! A habilidade artística nem sempre é o que chamamos de ‘’dom’’. Além de gostar e ter uma capacidade natural de fazer arte, o artista precisa se aperfeiçoar e estudar muito, assim como em qualquer outra carreira. Isso trará uma boa dose de técnica e muita bagagem prática para a vida profissional desse indivíduo.

Gosta de arte, mas não sabe exatamente como funcionam os cursos específicos de Artes Plásticas? A seguir, veremos as principais características dessa graduação e mostraremos também como uma boa formação pode ser fundamental para a carreira de um artista plástico no Brasil e, claro, também no exterior. Boa leitura!

O que são as Artes Plásticas?

É praticamente impossível imaginar uma vida sem a arte. Ela está, literalmente, em todo o lugar: nos filmes que tanto amamos, nas músicas que nos fazem dançar e nos edifícios que vemos diariamente a caminho do colégio ou do cursinho. Até mesmo o design do computador ou celular utilizado por você agora mesmo para ler este artigo é constituído de pura arte.

As artes plásticas, por sua vez, são as manifestações artísticas expressas por meio daquilo que podemos ver. Por isso, a arquitetura, mencionada logo acima, é uma forma de arte plástica. A fotografia e o teatro também podem ser encaixados nessa divisão mais ampla.

De modo mais conciso, no entanto, elas dizem respeito às expressões em tela — como pinturas, desenhos, gravuras, ilustrações, etc. — e esculturas. Os materiais utilizados podem ser muito variados e aqui, literalmente, o universo é o limite para a criatividade e imaginação do artista plástico.

Além de contribuir positivamente para o nosso dia a dia, o artista plástico também é uma importante ferramenta histórica. Afinal, sua expressão está de acordo com os aspectos da época em que ele vive e, por meio da arte, é possível traçar e compreender características importantes sobre várias épocas.

Curso de Artes Plásticas

Mas afinal, o que é o curso de Artes Plásticas e como ele funciona? Essa graduação é mais comumente conhecida pelo nome de Artes Visuais e está disponível em diversas universidades do Brasil e, ainda que a grande maioria delas seja privada, há inúmeras opções de instituições federais e estaduais que ofertam o curso.

Para compreender melhor os aspectos da graduação em Artes Plásticas, preparamos uma série de tópicos que o ajudarão com informações importantes sobre esse tema. Entre eles, podemos citar a duração do curso, a importância do estágio e a faixa salarial do profissional graduado nessa área.

Tudo pronto para saber mais sobre a rotina e a formação de um artista plástico na faculdade? Confira, a seguir, informações importantíssimas para ajudá-lo a se decidir se esse realmente é o curso certo para você!

Duração do curso

De modo geral, há dois tipos de graduação em Artes Visuais: o bacharelado e a licenciatura. Cada um desses cursos terá objetivos e grades muito variadas, mas a maioria deles é bastante parecida em um dos quesitos: a sua duração.

Na maioria das universidades que oferecem esse curso, tanto na modalidade presencial como na online, a duração é de cerca de 4 anos, ou seja, 8 semestres. Isso pode, é claro, variar de acordo com uma série de fatores e não é algo fixado.

Além do curso em si, é comum que existam horas destinadas apenas à realização de estágios obrigatórios (o tema de nosso próximo tópico) ou ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um documento que demanda tempo e muito cuidado para ser redigido ao fim da graduação.

Estágio em Artes Plásticas

O estágio é um dos momentos mais importantes de uma graduação. Afinal, é nele que colocamos em prática toda a teoria aprendida durante as aulas e, ainda mais relevante, entramos em contato direto com o dia a dia da profissão que almejamos seguir em um futuro próximo.

Ao realizar trabalhos na área escolhida (ou até mesmo experimentar o cotidiano de muitos campos diferentes dentro da mesma profissão), nos tornamos profissionais mais seguros e aptos a realizar o ofício determinado após a graduação. Por isso, vivenciar essa experiência é algo fundamental.

Na graduação de Artes Visuais, nem sempre o estágio obrigatório é necessário, especialmente na modalidade bacharelado. No entanto, quando isso ocorrer, é recomendado que o estudante busque oportunidades para colocar seus conhecimentos em prática e aprender muito mais sobre a própria carreira.

Na Licenciatura, por sua vez, é comum que o estágio seja obrigatório e faça parte do currículo regular do estudante. Ele normalmente dura cerca de 400 horas e pode ser feito, dependendo da instituição, em um só período ou ao longo de toda a graduação. É sempre importante conferir esses aspectos logo no começo da faculdade!

Artes Plásticas salário

A faixa salarial de um artista plástico é uma das que mais pode variar entre todas as carreiras. A inexistência de um piso salarial específico para a carreira e as variações tanto de funções possíveis quanto de realidades no trabalho são os fatores primordiais para toda essa discrepância.

Em geral, um artista plástico trabalha em regime autônomo, ou seja, tem o seu próprio ateliê e lá produz as peças que serão comercializadas em seguida. O valor desses itens varia de acordo com o prestígio do artista, o mercado da cidade em que ele está localizado e muito mais.

Há, ainda, é claro, a possibilidade de trabalhar com um salário fixo. Nesses casos, a faixa gira em torno dos R$ 2.500,00. Por fim, há também os professores dessa área, que recebem remunerações um pouco mais altas, beirando os R$ 3.000,00. Esse valor pode ser ainda mais alto no caso de mestres universitários.

Outra possível atuação do graduado em Artes Plásticas é trabalhar como curador em museus e outras instituições voltadas para a exposição artística. Nesse caso, os salários tendem a ser consideravelmente maiores, especialmente quando falamos de concursos públicos e outras oportunidades imperdíveis.

Por fim, há a possibilidade de realização de pesquisa na área das artes. Esse é um campo que está em constante expansão e que também conta com remunerações bastante interessantes, mas que podem variar bastante de acordo com o tipo de trabalho que é feito.

Faculdades de Artes Plásticas

Agora que já conhecemos alguns dos principais aspectos da faculdade de Artes Plásticas, que tal conferirmos algumas das principais instituições que oferecem esse curso em todo o Brasil?

Procuramos mesclar universidades públicas e privadas localizadas em diferentes pontos do país. No entanto, há muitas outras opções disponíveis em todas as regiões brasileiras. A maioria delas, inclusive, oferece vagas ou bolsas por processos seletivos como o Sisu, o Fies e o Prouni.

E então, tudo pronto para conhecer algumas das principais universidades de Artes Visuais (ou Artes Plásticas) que podemos encontrar em nosso vasto território? Vamos lá!

Santa Marcelina — São Paulo/SP

A Faculdade Santa Marcelina é, sem dúvidas, uma das instituições privadas mais tradicionais de São Paulo. Com uma longa tradição em áreas como a Medicina, essa universidade também oferece um ótimo curso de Artes Visuais para os estudantes que não estão interessados na prática médica.

Esse curso teve início em 1955 na faculdade, o que mostra que ele é bastante tradicional na cidade. Há a opção de cursar tanto o bacharelado quanto a licenciatura, habilitando o profissional para a atuação no campo de sua preferência na área. A universidade conta com um excelente corpo docente e infraestrutura.

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) — São Paulo/SP

Também localizada na cidade de São Paulo, a UNICID é uma instituição muito interessante para quem busca uma formação em Artes Plásticas. O principal diferencial desse curso está no fato dele ser oferecido na modalidade EAD, ou seja, ensino a distância.

O curso à distância de Artes Visuais é, nesse caso, oferecido pela Universidade Cruzeiro do Sul em parceria com a UNICID. Essa é uma ótima alternativa para quem quer obter um diploma de ensino superior na área, mas não dispõe da possibilidade de se deslocar de modo presencial para a faculdade todos os dias.

Universidade Paulista (UNIP) — São Paulo/SP

Outra instituição que oferece o curso à distância de Artes Visuais é a Universidade Paulista. Essa também é uma faculdade bastante popular, que tem uma ótima infraestrutura e um corpo docente altamente capacitado.

A carga total do curso é de 2.960 horas, com uma grade curricular bastante abrangente sobre todos os tópicos fundamentais das artes plásticas. Ao término da graduação, que termina com uma avaliação presencial, o estudante estará altamente capacitado para atuar em diversas frentes da carreira.

Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) — São Paulo/SP

A FMU é uma das melhores universidades privadas do Brasil e não podia ficar de fora quando o assunto é o curso de Artes Visuais. Por isso, escolhemos essa instituição como parte de nossa lista para que você fique por dentro de suas características mais importantes.

Com nota 4 pelo MEC (Ministério da Educação), a graduação de Artes Visuais na FMU tem a duração de 7 semestres. Um dos diferenciais desse curso é a possibilidade de explorar uma série de atividades extracurriculares e aulas optativas, obtendo uma formação bem mais ampla e com a exploração de várias áreas diferentes.

Universidade de Santo Amaro (UNISA) — São Paulo/SP

Localizada na capital de São Paulo, a Universidade de Santo Amaro é uma referência em instituições que estão dispostas na zona sul da cidade. Excelente em muitas áreas, que vão desde a Medicina e da Medicina Veterinária até o Direito, a UNISA é uma excelente faculdade também para cursar Artes Plásticas.

Aqui, o curso está disponível nas modalidades bacharelado e licenciatura. Cada uma delas conta com características específicas, mas estão disponíveis nos períodos matutino e noturno e contam, ambas, com a duração de 8 semestres. A nota oferecida pelo MEC é de valor 5.

Universidade Estácio de Sá — São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG e Rio de Janeiro/RJ

Com sedes em diversas cidades ao redor do Brasil, a Universidade Estácio de Sá é uma referência quando falamos de faculdades privadas. Conhecê-la, portanto, também é uma opção interessante para os que almejam seguir carreira nessa área das artes.

O foco dessa graduação é capacitar, simultaneamente, o estudante nos campos práticos e teóricos. Por isso, a teoria é aplicada por professores altamente qualificados enquanto a prática é obtida por meio de estágios e atividades variadas feitas dentro da própria universidade.

Universidade de São Paulo (USP) — São Paulo/SP

A Universidade de São Paulo dispensa apresentações, certo? Por ser uma das melhores faculdades de todo o mundo, é impossível deixá-la de fora de uma lista que mostra as melhores graduações de Artes Visuais no Brasil. Aqui, há uma série de modalidades para estudar, de modo completamente presencial.

A faculdade abrange as áreas de bacharelado com habilitação em escultura, gravura, multimídia e pintura, além da licenciatura em Artes Visuais. As aulas são oferecidas em 8 semestres (chegando ao período de 12, caso o aluno deseje ou necessite) e há, no caso da licenciatura, um estágio obrigatório a ser cumprido.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) — Santa Maria/RS

Viajando mais ao sul, podemos citar a graduação da Universidade de Santa Maria como uma das mais completas do Brasil. Afinal, nem só de cursos concorridos e tradicionais vive a UFSM. Ela também abre espaço para trazer conhecimento aos estudantes que buscam áreas humanas e artísticas como essa.

Aqui, o curso é dividido em Bacharelado e Licenciatura, ambos com habilitação em Desenho e Plástica. São 8 semestres, com carga horária total de 3530 horas, ou seja, um dos cursos mais completos da área que podemos encontrar. Há uma série de disciplinas eletivas disponíveis para os alunos que querem ampliar os seus conhecimentos, além de atividades extracurriculares e estágios.

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) — João Pessoa/PB

Saindo do sul e indo para o calor do nordeste, também precisamos citar uma interessante opção de graduação nessa linda região brasileira: a da Universidade Federal da Paraíba, ou UFPB. Aqui, o estudante entrará em contato com a brasilidade em sua forma mais pura e obterá uma educação de alta qualidade.

O curso também está disponível nas modalidades licenciatura, com o grande foco na educação básica, e bacharelado, com habilitação em história, teoria e crítica da arte. Por isso, o profissional graduado pela UFPB estará amplamente preparado para lidar com os principais desafios do mercado de trabalho.

Curso de Artes Plásticas EAD

O ensino a distância é uma modalidade extremamente revolucionária que une a tecnologia com as melhores tendências da educação. Com ele, o estudante pode estudar por vezes de modo semipresencial e, por outras, completamente online. Assim, é possível obter uma graduação inteiramente pela internet.

O que parecia impossível há poucas décadas atrás, agora é uma realidade em vigência em todo o planeta. O curso de Artes Visuais é um dos contemplados da modalidade, que por motivos óbvios não pode ser oferecida para todas as carreiras (a Medicina, por exemplo, não pode ser ensinada à distância).

No caso das Artes Visuais, algumas universidades pelo Brasil oferecem esse curso na modalidade EAD. É o caso da UNICID, em parceria com a Cruzeiro do Sul e da UNIP, como mencionamos pouco acima em nossa lista. Além dessa, há diversas outras alternativas que podem ser buscadas.

O ensino a distância é permitido pelo Ministério da Educação, que fiscaliza tais cursos de maneira exatamente igual à fiscalização feita com as graduações presenciais. Essa é, portanto, uma boa forma de garantir a excelência de um bom diploma sem precisar sair de casa!

Nota de corte

A nota de corte para Artes Plásticas pode variar bastante, especialmente se considerarmos a relação candidato/vaga da graduação, a localização da faculdade e muitos outros fatores que não podem deixar de ser levados em consideração. No entanto, é possível traçar uma média de acordo com os resultados obtidos nos últimos anos para esse curso.

No Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a seleção de candidatos para vagas nas universidades federais de todo o Brasil, as notas podem variar desde os 550 até os 800 pontos nas mais diversas faculdades do Brasil.

Essa variação leva em conta as modalidades escolhidas, como a ampla concorrência ou a utilização de cotas sociais, como a de escolas públicas ou de autodeclaração étnica. Com a cota EP, por exemplo, as notas flutuam por entre 550 e 650 pontos. Já na ampla, as máximas podem beirar os 800.

Há, ainda, faculdades que utilizam outros tipos de seleção. É o caso, por exemplo, da Universidade de São Paulo, cujo ingresso pode ser feito por meio da Fuvest, além do Enem (que não está disponível para todos os cursos). Nesse caso, a nota de corte na primeira fase da edição de 2019 do concurso foi de 50 pontos para ampla concorrência, 45 para EP e 32 para PPI (pretos, pardos e indígenas).

Grade curricular

Engana-se quem acha que a graduação de Artes Visuais consiste apenas em treinar diferentes técnicas de desenho. Há, sim, muitas disciplinas dedicadas a esse e outros aspectos da expressão artística, mas o curso vai muito além disso.

As ciências humanas são o forte dessa graduação, uma vez que compreender melhor as relações do ser humano com o ambiente que cerca o artista é algo fundamental para esse profissional. Captar essas diferentes nuances fará toda a diferença na hora de criar artes que emocionem e impactem o espectador.

Disciplinas como história, filosofia, sociologia, educação e até mesmo psicologia são, portanto, parte do currículo regular de grande maioria das graduações em Artes Plásticas. Além delas, evidentemente, matérias que envolvam a construção de desenhos, gravuras, pinturas, fotografias e muito mais também estão presentes.

Por fim, a grade curricular engloba disciplinas que falam exclusivamente sobre os principais materiais, como é o caso da cerâmica e muitos outros. O objetivo é ensinar o aluno a lidar com os diferentes aspectos artísticos e fazer o melhor uso possível da matéria-prima que chegar às suas mãos.

O profissional de Artes Plásticas

Como mencionamos anteriormente, o artista plástico é muito mais do que um simples desenhista: ele é um importante narrador de nossa história e de nossos costumes, observando-os de forma passiva e registrando aquilo que é visto por ele das mais diferentes formas.

Por conta disso, algumas características são fundamentais para esse profissional, para que ele possa ser um artista realmente completo. A seguir, conversaremos sobre as principais delas!

Perfil do artista plástico

Assim como acontece em todas as carreiras, o artista plástico tem um perfil bastante característico para chamar de seu. Pensando nisso, separamos algumas habilidades que são fundamentalmente importantes para aqueles que buscam uma carreira nas artes plásticas e visuais. Confira, a seguir, algumas delas:

  • vontade de aprender;
  • conhecimento das técnicas utilizadas na produção artística;
  • olhar crítico, que fuja do senso comum;
  • sensibilidade;
  • empatia;
  • alta capacidade de observação;
  • estar aberto à críticas;
  • ser muito criativo;
  • buscar inovações;
  • disciplina.

Tais habilidades são fundamentais a todos os profissionais da área, ou seja, tanto para os que escolhem seguir pelo caminho do bacharelado quanto os que vão para o campo da educação.

Além disso, é importante salientar que essas capacidades são normalmente desenvolvidas durante a universidade. Por isso, caso você não se sinta seguro sobre alguma delas, não desista! Você terá muito tempo, ao longo da graduação, para trabalhar essas habilidades em seu dia a dia, especialmente durante os estágios.

Mercado de trabalho

Nada pode parar a arte. Por isso, o mercado de trabalho para esse tipo de profissional é sempre muito abrangente e as áreas de atuação são praticamente infindáveis. Nós, inclusive, já conversamos um pouco sobre algumas das possibilidades de carreira para os profissionais graduados em Artes Visuais ou Plásticas.

Com a licenciatura, por exemplo, esse profissional pode atuar na educação básica (ou seja, em escolas) ou em centros especializados no assunto. O bacharelado, por sua vez, abre portas para atuar tanto na produção artística, quanto na curadoria de instituições e até mesmo em pesquisas sobre o tema.

Esses profissionais também podem prestar concursos públicos para diversas vagas e também podem atuar como professores universitários. Muitas empresas também contratam artistas plásticos para compor seus times criativos, o que pode ser uma grande alternativa para a carreira.

E aí, está certo de que seguir carreira nas Artes Plásticas é realmente o que você deseja? Então, chegou a hora de mandar ver nos estudos para conquistar uma boa vaga no vestibular das melhores universidades. Confira, então, o Plano de Estudos do Stoodi e fique ainda mais perto de seu grande objetivo!