Escolher um curso de graduação não é tarefa fácil. Por isso, nós aqui do Stoodi fizemos este guia super completo sobre pedagogia. Você já ouviu alguém dizer que a educação é a chave para todas as outras profissões? Afinal, é preciso ter um educador para que a técnica — e até mesmo a cultura — de conhecimentos e habilidades sejam compartilhados.
Aqui você vai entender o que é pedagogia, cada detalhe desse curso e a grade curricular que forma os educadores do ensino infantil e fundamental (principalmente, pois a pedagogia pode ajudar você a trabalhar com jovens e adultos, mas não é um requisito), além de supervisores, coordenadores, diretores. É claro que não poderíamos deixar de falar do mercado de trabalho e ainda apresentar as notas de corte para pedagogia.
Se você está pensando em seguir esse curso, ou ainda está pesquisando para ver qual a melhor opção escolher no Enem, confira este guia. Certamente você terá inspirações e até mesmo se surpreenderá com o leque de opções de carreira que os pedagogos têm para seguir. Boa leitura!
Por ser mais comum que as pessoas que se formem em pedagogia para trabalhem dentro da sala de aula, existe uma imagem de que essa é a única função do pedagogo. Inclusive, sendo muito comum como escolha de uma segunda formação, por profissionais que, de alguma forma, acabaram se aproximando dessa atividade.
Entretanto, o diploma do curso permite que a pessoa atue:
A pedagogia é uma graduação da área de humanas e trabalha um conjunto de estratégias, metodologias e princípios relacionados ao desenvolvimento educacional do estudante, dado um determinado contexto. Ainda nessa formação são apresentadas técnicas que viabilizam e facilitam a administração escolar.
Um dos principais focos da pedagogia tem sido na formação desses educadores, que serão responsáveis em lidar com turmas cada vez mais diversas trabalhando:
A graduação em pedagogia pode ser realizada presencialmente ou a distância. É um curso que aborda a história da educação, filosofia, sociologia, psicologia da educação, dentre tantos outros temas para que o profissional conclua a graduação com determinadas habilidades exigidas pelo MEC, como:
Quem escolhe seguir a carreira em pedagogia tem a oportunidade de trabalhar em vários setores e, por isso, existem diversas faixas salariais. Mesmo assim, há a vantagem de contar com um plano de carreira (com benefícios como pó de giz, biênio e quinquênio, que variam de acordo com a escola, governo ou empresa contratante).
De acordo com os sites de banco de empregos, uma média salarial para cada uma dessas modalidades, trabalhando em um regime de 40 horas semanais, é de:
Já para atividades em cargas horárias flexíveis, a média salarial aproveitada pelo profissional de pedagogia é:
O curso de pedagogia tem uma peculiaridade que é o estágio obrigatório para a formação do profissional. Mesmo que a pessoa já seja um professor, por exemplo, ainda assim, ela precisará participar dessa vivência que tem por objetivo colocar em prática toda a teoria e conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudo.
Em geral, o estágio de pedagogia faz parte da grade curricular e pode ser vivenciado apenas para estudantes que já estudaram determinadas disciplinas (por volta do 5º período).
Em fevereiro de 2018 o Governo Federal anunciou também uma possibilidade de auxiliar os profissionais que estão fazendo esse curso com um recurso que eles nomearam o estágio em pedagogia de Residência Pedagógica (uma espécie de substituição do já existente Pibid — Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência).
Em ambos os casos, a ideia é possibilitar que os alunos realizem o estágio obrigatório recebendo um benefício, uma vez que essa atividade acontece no contraturno do curso e, muitas vezes, pode ser difícil para estudantes que estudam e trabalham.
Para cada curso de graduação, o MEC (Ministério da Educação) determina uma carga horária mínima que os estudantes devem seguir. A duração do curso de pedagogia é de 3.200 horas para a licenciatura.
Mesmo assim, você pode encontrar o curso nas versões licenciatura e bacharelado, além de durações que variam de 6 a 8 períodos.
Ainda é preciso contar com o tempo dedicado ao estágio obrigatório, uma vez que os alunos que trabalham em período integral e estudam precisam concluir a formação nas matérias para, somente depois disso, fazer essa atividade no horário que antes estudavam.
Como segunda formação, é possível encontrar opções de pedagogia a distância e presencial em um período de um até dois anos.
Como você já conferiu, a pedagogia visa melhorar a qualidade, tanto dos processos de aprendizagem, quanto do próprio ensino. Por isso, mesmo abordando a história da educação, a base curricular normalmente é voltada para as práticas e metodologias pedagógicas.
O curso pode ser considerado atualizado, levando em conta que acompanha também a trajetória de pensadores, educadores e filósofos, como é o caso de Paulo Freire. Veja alguns detalhes para quem vai estudar para o Enem e pretende seguir o curso de pedagogia.
A grade curricular de um curso tem bases estipuladas pelo MEC, entretanto, haverá uma variação de acordo com cada instituição de ensino superior. Para ilustrar a carga de conhecimento oferecida na grade curricular de pedagogia, apresentamos a usada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que é considerada uma das melhores faculdades de pedagogia:
Se você gostou de tudo o que viu sobre a faculdade de pedagogia, então é hora de conhecer as melhores IES (instituições de ensino superior) para fazer esse curso:
Outro ponto que você deve ter atenção é ao formato do curso, uma vez que ele pode ser presencial (quando o aluno precisa ir todos os dias, de segunda a sexta), semipresencial (com aulas semanais, por exemplo) ou a distância, que tem aulas e trabalhos virtuais, com provas e algum evento presencial agendado.
Eis uma excelente notícia: a nota de corte para pedagogia não está entre as maiores. Isso porque, além de ser um curso amplamente ofertado, presente na maioria das universidades, o curso ainda costuma contar com mais de um turno e a possibilidade de estudo presencial ou a distância.
Por isso, se você tem interesse em usar a nota de corte no Enem para fazer pedagogia, confira uma média do que geralmente é encontrado (a instituição com menor e com maior nota para cada caso):
As tecnologias trazem muitas vantagens para o nosso cotidiano e para a educação não seria diferente. Hoje é possível acessar meios de comunicação, notícias, lojas e até o banco pela internet. Isso também também vale para cursinhos, até mesmo com as melhores possibilidades de se preparar para o Enem.
O curso de pedagogia também apresenta a modalidade semipresencial, que é o mix entre presencial e a distância. Outra possibilidade é o EaD (educação a distância). O período que um aluno de EaD gasta para completar sua formação é o mesmo que outro que escolha a possibilidade semipresencial ou presencial.
Apesar das vantagens como o fato de não precisar se deslocar diariamente para ir à universidade ou a flexibilidade de horário para estudar, é preciso observar algumas características para ver se você atende ao perfil de um aluno que estuda a distância como:
Não é surpresa observar que precisamos muito de educadores de qualidade. Afinal, ainda somos um país jovem e a prática da docência requer pessoas capacitadas — tanto com domínio no conteúdo a ser aplicado, quanto na capacidade de aplicar as metodologias de ensino e acompanhar o processo de aprendizagem.
Por isso, essa é uma área na qual o profissional de pedagogia deve estar constantemente se atualizando e especializando.
Um pedagogo que pretenda trabalhar com pessoas com deficiência, por exemplo, estará atento aos cursos e complementos para atuar com esse público específico. Já outro aluno que pretenda trabalhar com a gestão escolar, possivelmente acompanhará cursos ligados à área da administração e finanças.
Para entender se o curso de pedagogia é realmente a sua cara, veja se você se identifica com algumas das características desse profissional:
É comum escutar que a área de pedagogia é saturada. Porém, essa verdade tem vários lados. Primeiro porque o mercado da educação está em amplo crescimento e ainda tem uma rotatividade bem maior do que em outras áreas, com um ciclo anual, o que facilita a inserção no mercado.
Além disso, o mercado de trabalho na área de pedagogia tem ultrapassado o território da sala de aula. O profissional consegue atuar como consultor pedagógico, na área de recursos humanos, treinamento e desenvolvimento humano dentro de ambientes corporativos.
Veja como é possível formar em pedagogia e trabalhar nas mais diversas áreas.
Dentro da escola está a maior área de possibilidades de atuação para o pedagogo. Algumas são:
Apesar de não ser muito comum no Brasil, o papel do pedagogo hospitalar é cuidar para que crianças e adolescentes internados recebam a atenção e cuidados também referentes ao período de ausência às aulas. Dentro desse campo, existem dois ramos de atuação:
Com programas principalmente em ONGs, são formas de levar a educação para ambientes externos à escola. Outra característica está na inclusão social, formação cultural, trabalho com minorias, como os povos indígenas e a população quilombola.
Os projetos da pedagogia social funcionam para fortalecer a diversidade cultural e levar a formação para pessoas que não teriam acesso pelos meios tradicionais.
O pedagogo trabalha diretamente junto com o RH e seu principal objetivo é melhorar a relação entre o empregador e os colaboradores, além de trabalhar para as melhorias da comunicação dentro da empresa sob uma perspectiva abrangente.
Hoje a pedagogia empresarial tem sido mais valorizada, uma vez que relações humanas saudáveis têm demonstrado um aumento na produtividade e qualidade do trabalho.
O conceito da pedagogia tecnicista consiste em tratar o educador como mero executor de um plano a ser colocado em prática. Nesse viés, não cabe a ele, e muito menos ao aluno, questionar a metodologia ou outro aspecto do aprendizado, apenas assimilando o que é entregue.
Apesar de parecer completamente obsoleto (principalmente devido ao caráter autoritarista desse modelo) a pedagogia tecnicista, que é baseada na dinâmica industrial, ainda é amplamente usada em diversos processos da pedagogia tradicional como:
Como você viu neste guia, a pedagogia é um curso muito interessante, que pode ajudar você no caminho para se transformar em um educador. Mesmo assim, a própria formação possibilita ao profissional atuar em diversas frentes de trabalho, que vão desde a área social e empresarial até a produção de conteúdos didáticos como suporte para as aulas e aos ambientes hospitalares!
Se você gostou deste artigo e até se animou mais para estudar para o Enem, conheça nosso guia de redação e se prepare para melhorar a sua escrita com nossas dicas para elaboração de textos.