Muito comuns no território brasileiro, as araras compõem um dos grandes símbolos tropicais, sendo aves fundamentais para manter o equilíbrio do ecossistema. Por isso, podem ser um dos muitos temas de questões nos vestibulares.
A seguir, você pode conferir suas principais características para mandar bem nos exames nacionais.
Todas as espécies apresentam bicos grossos e curvos, o elemento mais marcante das araras. Isso auxilia na sua alimentação, que consiste em frutos e sementes. Ainda, possuem pés com quatro dedos que permitem a rápida movimentação e escalada entre as árvores.
Via de regra, a arara habita as florestas tropicais, como Amazônica, Mata Atlântica e Pantanal. E mais, vive em bando e desenvolve relacionamentos monogâmicos, morando com seu parceiro dentro de troncos e barrancos até o fim da vida.
Por ser um dos principais símbolos brasileiros, as diferentes espécies de araras podem ser cobradas nos vestibulares e, assim, é importante manter-se atento para os tipos mais comuns. Confira!
Recentemente, a Anodorhynchus hyacinthinus — nome científico da arara azul — entrou em extinção, sendo encontrada somente com criadores experientes em poucas regiões do Brasil. Ela pertence à ordem Psittaciformes, apresentando um belo degradê azulado com detalhes em amarelo-ouro entre os olhos.
Conhecida como arara-militar, a Ara militaris pertente, também, à família Psittacidae. Sua principal característica é a longevidade, chegando facilmente aos 50 anos com saúde e disposição.
Ainda, apresenta manchas vermelhas em sua testa, garantindo uma fácil identificação na natureza.
As araras compõem uma das principais espécies brasileiras, já que sustentam o ecossistema ao nutrir as grandes florestas com novas sementes. Dessa forma, revisar os conteúdos de Biologia e Geografia é uma excelente forma de estudar um pouco mais sobre suas características.
Gostou do post? Então aproveite e conheça nossas videoaulas para garantir uma excelente pontuação nas provas e cadastre-se no Stoodi.