Área do retângulo: como calcular?

 

O retângulo é uma figura que sempre aparece nas provas, estando presente nas questões de matemática, física e química. Por isso, saber calcular a sua área é uma parte importante da sua rotina de estudos. Neste artigo, explicamos como calcular a área do retângulo para garantir bons resultados. Preparado?

Calcular a área do retângulo

O cálculo da área do retângulo é bastante comum nos vestibulares, embora seja simples. Para encontrá-la, é preciso multiplicar o valor da base com o da altura. Então:

A=b.a, sendo que b é a base e a é a altura.

Perímetro do retângulo

Por se tratar de medidas parecidas, é muito comum confundir a área do retângulo com o seu perímetro. No entanto, o segundo refere-se somente à soma de todos os lados da figura.

Assim, um retângulo com base 10 cm e altura de 5 cm teria 30 cm de perímetro e 50 cm como área.

Diagonal do retângulo

Outra medida que é altamente cobrada nos vestibulares é a diagonal do retângulo. Ela nada mais é do que a linha que liga dois vértices opostos de uma figura. Para calculá-la, é necessário aplicar uma fórmula matemática que é derivada do Teorema de Pitágoras:

d2= b2+h2 ou d=√b2+h2

Assim, a fórmula explica que para calcular a diagonal do retângulo é necessário tirar a raiz quadrada da soma dos quadrados dos catetos, que resultaria na hipotenusa. Essa hipotenusa é, então, a diagonal.

Estudar sobre a área do retângulo é uma parte importante dos seus estudos. Afinal, é um conteúdo que pode aparecer em diversas questões dos vestibulares mais concorridos. Lembre-se de revisar bem os tópicos antes do grande dia, ok?

Agora que você já sabe como calcular a área do retângulo, que tal aprofundar seus conhecimentos com os nossos materiais e conhecer nosso plano de estudos ? Assim, você garante resultados cada vez melhores!