Assobiar ou assoviar: qual é o certo?

 

Se você é daqueles que adora cantarolar uma musiquinha, deve gostar também de assoviar (ou assobiar?). Todo mundo sabe fazer aquele barulhinho com a boca, não é? Basta expelir o ar por um buraquinho em forma de O, com os lábios quase fechados. O que muita gente não sabe é qual a forma certa de falar: assobiar ou assoviar?

Acompanhe a leitura e aprenda! É rapidinho e você vai se surpreender!

Diferença entre assobiar e assoviar

Assobiar ou assoviar: qual o correto? Os dois! Pode acreditar: as duas formas são dicionarizadas. Então, o que muda? Por que umas pessoas falam assobiar e outras pronunciam assoviar?

Isso ocorre por uma questão de evolução da língua. As palavras, grande parte das vezes, se alteram com o tempo, como vossa mercê, que virou vosmecê e depois foi abreviada para a forma como usamos hoje: você.

Em alguns casos, mais raros, em vez de evoluir, a palavra é mantida com pronúncias e formas gráficas variantes, seja pela região em que é falada, seja pelo uso restrito a um grupo social.

Veja os exemplos:

  • basculante/vasculante: as duas formas são variantes;
  • trabesseiro/travesseiro: apenas a última forma é considerada correta.

O fenômeno que transforma o B em V é chamado de degeneração.

Quando usar assobiar

Assobiar é a forma original, mais usada. Ela é original do latim: absibilo ou assibilo. A maior parte dos falantes do Brasil tem preferência pela pronúncia com B.

Quando usar assoviar

Assoviar é uma forma derivada da anterior, mais recente na língua, e é falada por uma minoria em algumas regiões do país, como Minas Gerais.

Significado de assobiar e assoviar

Quer um exemplo clássico de assobio? O início da música Patience, do Guns n’Roses. Axel Rose assobia como ninguém! Ou assovia, tanto faz!

Como esclarecemos, a oscilação das consoantes não altera o sentido. De acordo com o Dicionário Houaiss, assobiar é “emitir assobio, zunir com som agudo, reproduzir uma melodia, soltar a voz (aves)”.

Se você procurar por assoviar, o mesmo dicionário informa: “mesmo que assobiar”.

Exemplos do uso de assobio

  • Chegou assobiando e encantou a todos.
  • Enquanto o candidato discursava no palanque, a multidão assobiava o tempo todo.

Exemplos do uso de assovio

  • “Era uma vez / Vou contar pra vocês / Uma história, uma bela de uma história / Sobre o dia que aprendi a assoviar / Fiz um biquinho, com meus lábios pra frente / A ponta da língua nos dentes / E comecei a assoprar” (Reggae do assovio, Herberth Vianna)

Já sabe qual a diferença entre assoviar e assobiar? Fiu fiu! Continue aprendendo mais sobre a Língua Portuguesa no Blog do Stoodi! Temos aulas excelentes para você ficar fera!