Palavras escritas com X ou CH causam muitas dúvidas, não é verdade? Encher ou enxer é uma delas. Isso porque elas têm a mesma pronúncia, mas a grafia varia. Nossa, às vezes é de encher a paciência de qualquer pessoa! Ou será enxer?
Vai aí, então, uma dica para saber como se escreve encher: é só se lembrar de “cheio”. Todas as derivadas desse vocábulo serão grafadas da mesma maneira (enchimento, preencher, enchente, etc.).
Leia mais neste minipost para saber a forma correta e não errar mais!
Pois é, essa perguntinha está enchendo (ou enxendo?) o saco! Muitas palavras iniciadas com EN- são escritas com X. Por exemplo: enxada, enxame, enxurrada, enxaqueca, enxuto e por aí vai.
Mas com as derivadas da palavra cheio a história é diferente: encher se enquadra nesse caso, assim como a conjugação dos vários tempos e modos. Veja alguns exemplos:
O verbo equivale a tornar cheio, ocupar, completar e se opõe a esvaziar. Nesse sentido, pode-se dizer ainda que o verbo encher remete a criar algo com grande intensidade (encher de dúvidas, de medo etc.).
A origem da palavra remonta ao latim, implere, que significa completar e pode ser usada também em sentido conotativo.
Tem político que só fica enchendo linguiça no discurso. (enrolando)
O cara encheu a mão e deu um tapa no colega. (bateu com força)
Você não pode encher a cara e sair dirigindo! (beber em excesso)
Veja alguns exemplos de sinônimo de encher:
Já sabe como se escreve encher? Quer aprender mais? Assista a videoaulas Stoodi, faça nossos exercícios e leia mais posts como este no blog!
Certas palavras na Língua Portuguesa causam estranheza na hora de serem pronunciadas. Isso acontece muito nas palavras que apresentam junção entre “e” e “i”, principalmente se levarmos em conta a forma mais rápida como brasileiros costumam falar.
Uma das palavras que costuma causar confusão é: cabeleireiro ou cabelereiro? Você sabe como escrevê-la corretamente? Então continue lendo!
A forma correta de se escrever é cabeleireiro, de modo que cabelereiro está incorreta. Quando buscamos nos referir a um estabelecimento comercial, a um profissional ou a uma ocupação, adicionamos o sufixo -eiro(a) à palavra.
O problema com cabeleireiro é que as pessoas podem pensar que ela vem de cabelo, mas na verdade a derivação acontece da palavra cabeleira. Assim, a única forma correta de se escrever é mesmo cabeleireiro.
O Dia Nacional do Cabeleireiro é uma data oficial, comemorada em 19 de janeiro. Foi instituída por meio do Decreto de Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012. Uma curiosidade interessante é que seu artigo 5º dizia que ela deveria ser comemorada na data de promulgação da lei, que aconteceu um dia antes da data oficial. Em uma confusão na redação, o artigo seguinte declara que a lei entra em vigor na data de publicação, que de fato aconteceu em 19 de janeiro.
Antes da oficialização, era comum que os profissionais celebrassem o seu dia em 3 de setembro, segundo sugestão da Federação Nacional de Cabeleireiros. Outra data relacionada ao exercício da profissão é 3 de novembro, dia do falecimento de São Martinho de Porres, considerado o padroeiro dos cabeleireiros.
E aí, entendeu porque escrever cabeleireiro é o jeito certo? Então continue acompanhando mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite também para acessar nossas videoaulas e exercícios sobre português e gramática!