Na língua portuguesa, muitas palavras causam confusão, principalmente quando há dúvida se são escritas como “S” ou “C”. Com a mesma sonoridade, as palavras “cedo” e “sedo” são exemplos disso.
Neste post, ensinamos você como aplicar cada uma delas. Confira!
Ambas as palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Por mais estranho que possa parecer, “sedo” grafado com “S” existe e pode ser utilizado, observando-se a aplicação correta.
“Sedo” nada mais é que a conjugação verbal do verbo “sedar”, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Deve ser pronunciado com a vogal tônica aberta (é), “eu sedo”. Abaixo, a conjugação completa do verbo sedar:
O verbo “sedar” tem como origem a palavra em latim sedare, e significa acalmar, tranquilizar por meio de aplicação de sedativo. Em construção com o substantivo “seda”, sinônimo de assedar, pode significar tornar algo macio como seda.
Já “cedo”, grafado com “C”, pode ter também dois significados distintos. Como um advérbio indicativo de tempo, antecedência, rapidez. Deve ser utilizado sempre que se pretender se referir a algo realizado prematuramente.
Pode, ainda, ser uma forma verbal, do verbo “ceder”, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Pronuncia-se com vogal fechada (ê). Refere-se ao ato de abrir mão de algo ou, então, a algo que perdeu força.
Curtiu nossas dicas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português!