Já percebeu que na Língua Portuguesa existem várias palavras que a gente fala igualzinho, mas que na hora de escrever, surge aquela dúvida de como é o jeito certo?
São várias as que deixam a gente com a pulga atrás da orelha. Serão ou seram? Como se escreve? Ou será cerão? Na verdade, o jeito certo é serão, mas você sabe o porquê? Continue lendo para descobrir!
Serão nada mais é do que a forma conjugada do verbo ser, no futuro do presente do indicativo, na terceira pessoa do plural. O verbo ser é irregular. Isso significa que ele não se adéqua aos padrões que usamos para conjugar a maioria dos verbos. Assim, no futuro do presente do indicativo, ser se conjuga assim:
Os verbos irregulares sofrem alterações nos seus radicais quando conjugados, de modo que isso varia de verbo para verbo. Entretanto, no futuro do presente do indicativo, eles seguem um padrão, e sua conjugação fica da seguinte maneira:
Além da conjugação do verbo ser, a palavra serão pode ser também um substantivo comum, que faz referência a um trabalho noturno realizado em horário diferente do ordinário. Pode ainda ser um momento de convivência social após um jantar. Um sinônimo de serão também é sarau.
A seguir, alguns exemplos com serão enquanto verbo e substantivo:
E aí, ficou com alguma dúvida? Prometemos que elas serão sanadas se você acompanhar nossos posts no Blog do Stoodi! Aproveite também para dar aquela conferida nas nossas videoaulas e exercícios de Português!