Ciente ou siente?

 

Palavras escritas com X ou CH causam muitas dúvidas, não é verdade? Encher ou enxer é uma delas. Isso porque elas têm a mesma pronúncia, mas a grafia varia. Nossa, às vezes é de encher a paciência de qualquer pessoa! Ou será enxer?

Vai aí, então, uma dica para saber como se escreve encher: é só se lembrar de “cheio”. Todas as derivadas desse vocábulo serão grafadas da mesma maneira (enchimento, preencher, enchente, etc.).

Leia mais neste minipost para saber a forma correta e não errar mais!

Como se escreve: encher ou enxer?

Pois é, essa perguntinha está enchendo (ou enxendo?) o saco! Muitas palavras iniciadas com EN- são escritas com X. Por exemplo: enxada, enxame, enxurrada, enxaqueca, enxuto e por aí vai.

Mas com as derivadas da palavra cheio a história é diferente: encher se enquadra nesse caso, assim como a conjugação dos vários tempos e modos. Veja alguns exemplos:

  • eu encho, tu enches (presente do indicativo);
  • eu enchi, tu encheste (pretérito perfeito do indicativo);
  • eu encheria, tu encherias (futuro do pretérito do indicativo);
  • (que) eu encha, (que) tu enchas (presente do subjuntivo);
  • (se) eu enchesse, (se) tu enchesses (pretérito imperfeito do subjuntivo).

Encher: significado

O verbo equivale a tornar cheio, ocupar, completar e se opõe a esvaziar. Nesse sentido, pode-se dizer ainda que o verbo encher remete a criar algo com grande intensidade (encher de dúvidas, de medo etc.).

A origem da palavra remonta ao latim, implere, que significa completar e pode ser usada também em sentido conotativo.

Exemplos do uso de encher

Tem político que só fica enchendo linguiça no discurso. (enrolando)

O cara encheu a mão e deu um tapa no colega. (bateu com força)

Você não pode encher a cara e sair dirigindo! (beber em excesso)

Encher: sinônimos

Veja alguns exemplos de sinônimo de encher:

  • locupletar;
  • abarrotar;
  • atulhar;
  • empanturrar.

Já sabe como se escreve encher? Quer aprender mais? Assista a videoaulas Stoodi, faça nossos exercícios e leia mais posts como este no blog!

Quando você toma conhecimento de determinada atitude, você usa qual palavra para definir esse estado? Via de regra, as pessoas utilizam o termo “ciente”. Acontece que muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a forma certa de escrever essa palavra: ciente ou siente?

Neste artigo, explicamos para você como escrevê-la da forma correta para evitar equívocos no seu vestibular. Continue lendo para saber mais!

Como se escreve: ciente ou siente?

Como você já deve ter percebido, ciente deve ser escrito com “c”. Isso acontece porque ela é originada do ato de ter ciência de algo, isto é, ter conhecimento sobre determinada situação ou atitude. Assim, não faria sentido escrever ciente com “s”, visto que sua origem é inexistente.

Significado

E, afinal, o que quer dizer estar ciente de uma situação? Na verdade, o termo é um adjetivo e caracteriza a posse de certo conhecimento sobre um determinado tema. Por exemplo, quando você sabe que precisa estudar para o vestibular para conquistar uma boa nota, você está ciente de que, sem essa atitude, será difícil entrar no ensino superior.

Exemplos

Para explicar o significado que apresentamos no tópico anterior, elencamos alguns exemplos que podem ajudá-lo a assimilar essas informações. Confira!

  • depois de tudo explicado, ele ficou ciente de suas obrigações;
  • eu estou bem ciente da quantidade de trabalho que tenho para fazer;
  • minha mãe está ciente de que faltei a aula hoje;
  • eu estou ciente de que preciso da assinatura dos meus pais para viajar;
  • ela está ciente das regras de funcionamento da instituição.

Sinônimos

Além de conhecer como se escreve ciente e qual o seu significado, você também precisa prestar atenção nos sinônimos da palavra para evitar repetições na sua redação. Nesse caso, você pode substituí-la por informado, consciente e entendido, dependendo da situação apresentada.

Conhecer a diferença entre ciente e siente e saber como utilizar o adjetivo em uma oração é um passo importante para conquistar um bom resultado no vestibular. Lembre-se de considerar a origem da palavra para evitar erros, ok?

E então, o que achou do nosso artigo? Aproveite para conferir o nosso plano de estudos e monte um planejamento eficiente para o seu vestibular.