Concertar ou consertar: qual é o correto?

 

Não podemos negar que a língua portuguesa é bastante ampla e apresenta muitas variações de palavras, não é mesmo? Você já parou para pensar sobre qual é a forma certa de escrever a palavra concertar – ou consertar?

Pensando em ajudar você a identificar a escrita correta das palavras concertar e consertar, nós desenvolvemos este artigo. Acompanhe!

Concertar ou consertar?

Para quem afirmou que as duas formas estão certas, acertou em cheio! Na verdade, tanto concertar quanto consertar são aprovadas pela língua portuguesa. Porém, preste atenção: cada uma apresenta significados distintos.

Enquanto que consertar se refere ao ato de corrigir ou solucionar determinado problema, como um conserto manual de um eletrodoméstico, concertar representa tanto o ato de concordar com determinada ideia ou decisão quanto a ação de soar dos instrumentos.

Concertar com “c”

O verbo concertar nada mais é do que estar de acordo com determinado assunto. Além disso, ele também é utilizado para designar a ação de harmonizar vozes e instrumentos. Confira um exemplo: seus instrumentos e suas vozes concertam na perfeição.

Consertar com “s”

Por outro lado, consertar com “s” representa o ato de ajustar ou reparar, bem como de corrigir ou solucionar algum problema ou colocar algo em ordem. A sua origem vem do latim, sendo que todas as suas derivações e conjugações devem ser escritas com a letra “s”.

Exemplos 

Você sabia que os exemplos são excelentes formas de fixar o que foi aprendido? A seguir, separamos os melhores para você aprender a utilizar as duas palavras:

  • eu mandei consertar meu notebook estragado;
  • a gestora consertou seus cachos antes de entrar na reunião;
  • eu vou concertar todos os pormenores com meu chefe.

Você percebe como é possível utilizar consertar ou concertar no dia a dia? É importante ficar de olho nessas diferenças da língua portuguesa para mandar bem no vestibular! Por isso, aproveite para conhecer o nosso plano de estudos e montar um planejamento eficiente para entrar na graduação!