As duas palavras podem ser alvo de uma boa pegadinha no seu vestibular. Com a pronúncia idêntica e escrita também muito semelhante, qual delas será a certa: conserto ou concerto? Será que as duas existem? Se positivo, quais os seus significados?
Continue a leitura e descubra!
Ambas as palavras estão grafadas corretamente e existem no nosso vocabulário, mas devido à pronúncia idêntica, elas podem causar bastante confusão no momento da escrita, especialmente por apresentarem significados diferentes.
São palavras que originam do termo em latim conserere, que exprime a ideia de reunir, juntar, ligar. Porém existe outra corrente de pensamento de que elas teriam surgido de um termo em latim que expressa o significado de competir, a palavra concertatum.
Na gramática portuguesa, “conserto” e “concerto” são classificados como palavras homônimas, isto é, sua pronúncia tem sons iguais, mas tanto a escrita quanto o significado são diferentes.
O “conserto” formado com a consoante S diz respeito ao ato de consertar, corrigir, reparar algo ou alguma coisa que estava com defeito. Mas o termo também pode ser empregado no sentido de organização, o ato de pôr ordem em bagunças.
Ainda pode ser atribuído à palavra “consertar” a ideia de retornar uma situação ao seu estágio anterior ou inicial.
Já o vocábulo “concerto”, composto pela letra C, é utilizado para se referir a uma sessão musical, associado a orquestras, shows e espetáculos que envolvem música. Em tais casos, a palavra “concerto” assume o conceito de soar harmoniosamente ou harmonizar.
O que achou do post? Quer ter acesso a outras informações úteis? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite os exercícios e videoaulas que temos para você!