A escrita das palavras oxítonas gera muita dúvida nos estudantes porque podem ter acento ou não. Vamos entender se constrói tem acento nas novas regras ortográficas? Confira nossas dicas e faça bonito no vestibular!
Como os ditongos abertos perderam o acento nas palavras paroxítonas (como é o caso da palavra tabloide), a confusão instalou-se. Mas estamos falando de uma oxítona. Então, constrói, na nova ortografia, continua com acento.
Por quê? A regra é bem simples. Segundo o Novo Acordo Ortográfico, todas as palavras terminadas em éu, éus, éi, éis, ói, óis são acentuadas.
Mas, cuidado! Lembre-se de que constrói é uma flexão do verbo construir. Então, a regra não pode ser utilizada igualmente para as demais variações. Por exemplo, “constroem” (3ª pessoa do plural) é uma palavra paroxítona com ditongo aberto, logo não é acentuada.
Constrói compõe a 3ª pessoa do singular na conjugação do verbo construir no tempo Presente.
Construir significa edificar, erguer, fabricar, implantar, conceber, elaborar. Pode se referir tanto à obra de um edifício ou uma estrada quanto a um projeto, uma ideia e até mesmo um relacionamento.
O arquiteto constrói a ponte mais extensa do país (ergue, edifica).
O jovem constrói seu patrimônio a duras penas (reúne bens com muito esforço).
Nosso relacionamento constrói felicidade (proporciona, gera um sentimento).
É você quem constrói cada projeto, então a decisão é sua (elabora, planeja).
Ele é o engenheiro que constrói todos os prédios do governo (profissional que se responsabiliza pela construção dos edifícios).
Foi fácil entender que constrói tem acento? Sem dúvida! E já que você está “na pegada” da língua portuguesa, confira esta videoaula show do Stoodi sobre morfologia das palavras!