A acentuação de palavras em Língua Portuguesa pode ser mais simples do que se imagina. Ainda mais se você conhecer algumas regrinhas que sofreram alteração com o Novo Acordo Ortográfico. Afinal, cada pontinho perdido por errar um acento gráfico na redação do Enem conta, não é mesmo?
Uma regra fácil de guardar é sobre a vogal duplicada: deem ou dêem? Desde 2009, quando foi assinado o Acordo, está correta a primeira opção, sem acento circunflexo. Acompanhe a leitura e saiba por que isso ocorreu.
A tendência dessa parte da Gramática que cuida do emprego correto das letras e dos sinais gráficos é priorizar a simplicidade e a sistematização. Por isso, o acento circunflexo colocado na primeira vogal dos hiatos oo e ee, quando tônica — que já não tinha tanto valor assim — foi abolido.
Dessa forma, não têm mais acento, por exemplo, as seguintes palavras:
Agora que você já sabe como se escreve deem, veja o sentido desse verbo e em que situações ele pode ser usado.
No presente do subjuntivo, o verbo dar é flexionado assim: dê, dês, dê, demos, deis, deem. Note que o acento permanece nas pessoas do singular, já que a palavra se encaixa na regra de acentuação de monossílabos tônicos (terminadas em a, e e o são acentuados, seguidos ou não de s).
O imperativo (tanto afirmativo quanto negativo) recebe, na terceira pessoa do plural, essa formação. Veja exemplos.
Então, ficou claro que deem não tem acento, nem outras palavras com esse hiato? Aproveite que você está aqui e dê (com acento!) uma olhada no blog do Stoodi: são videoaulas, conteúdos e exercícios para melhorar seu desempenho nos vestibulares e no Enem!