O Português é uma das línguas mais complexas do mundo e é muito comum que seus próprios falantes encontrem dificuldades com alguns termos, palavras e locuções. Para complicar um pouco mais, os brasileiros ainda estão em processo de adaptação às novas regras do acordo ortográfico que, em 2019, completa 10 anos.
A junção de palavras em expressões faz com que, muitas vezes, ocorram casos de homofonia, em que duas palavras diferentes possuem o mesmo som quando faladas. Esse é o caso do vocábulo enfrente e da expressão em frente.
Em frente ou enfrente? Ambas as formas existem e estão corretamente grafadas. Enquanto em frente é uma locução adverbial, enfrente é a conjugação de um verbo. Por isso, jamais podem ser usadas uma no lugar da outra, já que possuem significados distintos.
Em frente é uma locução adverbial de lugar, que se refere a algo que se encontra, no momento, em uma posição frontal, diante, defronte. Além disso, pode também ter como significado o ato de se encontrar na presença de algo ou alguém. Ainda, pode ser o ato de seguir em frente.
Já enfrente nada mais é que a conjugação do verbo enfrentar, podendo ser tanto na 1ª ou 3ª pessoa do singular, no tempo verbal presente do subjuntivo; ou, ainda, na 3ª pessoa do singular do imperativo.
Quer treinar seu português? Então confira o banco de exercícios do Stoodi! Cadastre-se grátis: