Um dos maiores problemas da Língua Portuguesa é a confusão feita pela maioria das pessoas com as palavras que guardam relação de homofonia, ou seja, aquelas que possuem o mesmo som quando faladas, mas com significados distintos entre si.
É o caso das palavras enquanto e em quanto. Quer saber o que significam e quando devem ser usadas? Então continue lendo!
A palavra enquanto passa a ideia de tempo, conformidade ou proporção. Consiste em uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa, que pode indicar: durante o tempo que, à medida que, ao mesmo tempo que, na qualidade de, entre outros.
Enquanto traz, no seu significado, uma ideia de condição ou, então, de situação com duração transitória. Pode, ainda, funcionar como conjunção adversativa, significando ao passo que.
Em quanto é uma expressão formada pela junção da preposição em com o pronome quanto. Pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esse tipo de expressão é utilizado para arguir informações sobre quantidade, intensidade ou preço.
A conjunção enquanto pode ser substituída por algumas outras palavras, entre elas:
Quer saber mais sobre essas regras de gramática? Então assista às videoaulas completas da plataforma Stoodi!