A forma como as pessoas falam a Língua Portuguesa varia muito no Brasil, e isso pode gerar interpretações incorretas, principalmente para as palavras que terminam em “r”.
Isso acontece porque, geralmente, falas coloquiais acabam por suprimir a terminação das palavras. Isso é ainda mais recorrente dependendo do sotaque do falante.
E é exatamente este o caso das palavras está e estar. Você sabe quando utilizar cada uma delas? Então confira nossas dicas aqui!
As duas palavras existem na Língua Portuguesa e estão corretas. A dificuldade maior é saber quando utilizar cada uma delas, uma vez que possuem significados ligeiramente diferentes.
A palavra está é a forma conjugada do verbo estar, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como em ele está. Pode, também, ser a forma conjugada na segunda pessoa do singular do imperativo, como em está tu.
No presente do indicativo, o verbo “estar” é conjugado da seguinte maneira:
Dessa forma, a palavra pode ser inserida nos seguintes exemplos:
A palavra estar é um verbo, no infinitivo impessoal. Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos. Geralmente, a dúvida está na utilização do verbo nas locuções ou em frases com preposições.
Estar também pode ser usado como um substantivo: assim como existe a sala de jantar, há a sala de estar.
No infinitivo impessoal, estar pode ser visto em exemplos como:
Para descobrir com mais clareza quando utilizar cada uma das palavras, a melhor dica é substituí-la por outro infinitivo, como ficar, permanecer, viver, sair, entre outros.
E aí, conseguiu tirar suas dúvidas? Então continue acompanhando o Blog do Stoodi para mais dicas como esta! Aproveite também para conferir nossas videoaulas e exercícios de português!