Estada e estadia são duas palavras que geram muita confusão na vida de qualquer pessoa. Até hoje, vemos crianças, jovens e adultos misturando os termos e aplicando-os da maneira errada. Porém, afinal, o que cada um significa e qual é a forma certa de utilizá-los?
Neste artigo, separamos as principais informações sobre essas duas palavras para você. Confira!
Como você já deve ter percebido, tanto o termo estada quanto estadia compõem a gramática da língua portuguesa e, então, estão corretas. Acontece que cada um apresenta um significado diferente e pode modificar completamente o contexto da sua oração.
Enquanto que estada significa a permanência de alguém em determinado local, estadia se refere ao período de tempo em que você usufrui de um certo serviço ou, ainda, reside em um ambiente específico.
Indo um pouco mais além, o termo estada é formado a partir da derivação sufixal do verbo estar. Ou seja: a palavra representa o verbo estar mais o sufixo –ada, que sugere uma ação ou resultado da expressão original.
Por outro lado, “estadia” é formada a partir da derivação sufixal da palavra estada, com a adição do sufixo –ia. Isso faz com que um novo substantivo surja e, então, um novo sentido para a palavra apareça.
Estada pode ser utilizado, então, quando queremos falar sobre a permanência de alguém em um hotel, pousada, residência ou qualquer local físico. Nesse caso, podemos pensar no exemplo clássico de uma viagem: minha estada na Europa foi prolongada.
Estadia, por sua vez, apresenta um significado muito similar à anterior, tendo em vista que foi essa palavra que originou a sua derivação. Acontece que só podemos utilizá-la quando queremos apontar o período de tempo que alguém ficou em um ambiente.
Utilizando o exemplo anterior, podemos adaptar a frase para “minha estadia no hotel de Paris foi prolongado”, o que significa dizer que você ficará um tempo a mais na hospedaria na Europa.
Entender a diferença entre estada e estadia é um passo importante para conquistar uma excelente nota o vestibular. Afinal, são duas palavras que aparecem com frequência nas provas, bem como podem ser utilizadas na sua redação.
E aí, gostou do nosso artigo? Aproveite para conhecer o nosso plano de estudos e organize o seu planejamento para alcançar um bom desempenho no vestibular!