A potência é uma grandeza escalar da Física medida em watts (W), em homenagem ao engenheiro John Watts, que estudou e aprimorou a máquina à vapor. Podemos pensá-la como a taxa de consumo de energia por segundo.
Vamos ver agora como calcular a potência em algumas situações específicas.
De acordo com a definição acima, temos:
Uma lâmpada de 100 W por exemplo, transforma 100 Joules por segundo de energia elétrica em energia térmica e luminosa.
No caso de aparelhos elétricos, a potência elétrica é definida como a quantidade de energia elétrica que é transformada em outro tipo de energia em um determinado espaço de tempo.
Quando temos o valor da corrente elétrica e da diferença de potencial, podemos pensar na potência como:
Pot = U * i, onde:
Um resistor é uma peça que transforma energia elétrica em energia térmica, o que é chamado de efeito Joule. Chuveiros, churrasqueiras elétricas ou ferros de passar roupa fazem isso.
A potência dissipada por um resistor é dada em função do valor da resistência do resistor R, da diferença de potencial U e da corrente elétrica i.
Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i.
Nesse caso, podemos colocar a equação da potência da seguinte forma:
Isolando a corrente elétrica i na Lei de Ohm, temos:
Voltando na fórmula geral, ficamos com:
Para estudar mais conteúdos de Física, é só se inscrever gratuitamente lá na plataforma Stoodi. E para organizar seu tempo, conheça nosso plano de estudos!