Com igual sonoridade, haja ou aja são duas palavras com grafia correta, presentes em nosso vocabulário cotidiano e que encontram significados distintos. Por esse motivo, não dá nem para pensar em errar na escrita. Neste post, você vai entender a diferença entre cada uma delas de uma vez por todas. Dê só uma olhada!
Em comum, podemos afirmar que esses dois vocábulos são verbos e estão conjugados no modos Subjuntivo (primeira e terceira pessoas) e no Imperativo (terceira pessoa).
No entanto, eles apresentam diferenças cruciais de significado. Haja é uma flexão do verbo haver, enquanto aja é uma flexão do verbo agir. Conotações bem diferentes, não?
O verbo haver é bastante abrangente. Utiliza-se para exprimir o sentido de existir, fazer, recuperar, obter, possuir, experimentar (sensação física, psicológica ou moral), receber de volta, conduzir-se, entre muitas outras situações.
Agora, veja como fica o verbo haver nos referidos modos verbais.
Presente do subjuntivo
(Que eu) haja
(Que tu) hajas
(Que ele) haja
(Que nós) hajamos
(Que vós) hajais
(Que eles) hajam
Imperativo
(Eu) —
(Tu) há
(Ele) haja
(Nós) hajamos
(Vós) havei
(Eles) hajam
Haja paciência para tanto engano.
Que haja luz em meio a tanto caos.
Que haja provisões para vencermos essa crise alimentícia.
O verbo agir pressupõe tomar uma providência diante de algum fato, mover-se, sair do lugar, em busca de algum resultado ou de provocar de algum efeito. Além disso, pode ser usado para expressar algum tipo de trabalho ou atuação.
Observe agora as conjugações do verbo agir nos referidos modos verbais:
Presente do subjuntivo
(Que eu) aja
(Que tu) ajas
(Que ele) aja
(Que nós) ajamos
(Que vós) ajais
(Que eles) ajam
Imperativo
(Eu) —
(Tu) age
(Ele) aja
(Nós) ajamos
(Vós) agi
(Eles) ajam
Verbos sempre são desafiadores. Aproveitando que você percebeu a diferença entre haja e aja, que tal avançar um pouco mais e testar seus conhecimentos sobre concordância verbal com estes exercícios incríveis?