Hidróxido de cálcio: fórmula e características!

 

Você sabia que o hidróxido de cálcio é uma substância que está sempre presente no nosso dia a dia? Por isso, pode aparecer nas mais variadas questões de Química, Geografia e Física, sobretudo de forma contextualizada.

A seguir, você pode conferir as principais informações sobre essa base inorgânica!

Hidróxido de cálcio: fórmula

O hidróxido de cálcio nada mais é do que a cal apagada ou hidratada, altamente utilizada na construção civil. Ele é composto pela ligação entre um cátion de cálcio e dois ânions de hidróxido.

Assim, sua fórmula química é conhecida como Ca(OH)2.

Propriedades do hidróxido de cálcio

Quando falamos em substâncias e compostos químicos, precisamos contextualizá-los a fim de compreender suas propriedades e aplicabilidades no dia a dia.

O hidróxido de cálcio tem massa específica de 2240 kg/m3, entrando em fusão aos 580 °C. Ainda, quando solúvel em água, vira uma base forte, reagindo facilmente com os ácidos.

Hidróxido de cálcio: para que serve?

No início deste minipost, comentamos que o hidróxido de cálcio é muito utilizado na construção civil, mas não para por aí. Ele pode ser aplicado na caiação, refinação de açúcar, tratamento de pele e couro cabeludo e correção da acidez do solo, já que é uma base potente.

Ainda, ele é muito presente na odontologia e relaxamentos capilares.

Odontologia

Os dentistas estão muito habituados com o hidróxido de cálcio, isso porque ele é altamente utilizado nos procedimentos de obturação do canal radicular. Nesses casos, ele tem a função de forrar as restaurações dentárias, bem como medicar o paciente para evitar as inflamações, contribuindo para uma recuperação de qualidade.

Relaxamento capilar

Já nos casos de relaxamento capilar, o hidróxido de cálcio atua como uma substância que compõe diversos produtos alisadores profissionais que apresentam excelentes resultados, sobretudo para quem tem cabelos mais volumosos.

Você percebe como o hidróxido de cálcio está entre nós? Sendo comum na engenharia civil, consultórios de odontologia e salões de beleza, ele pode aparecer facilmente na sua prova. Então, aproveite para aprofundar seus conhecimentos montando agora seu Plano de Estudos!