Volta e meia alguém pergunta se palavras que terminam com Z são acentuadas. Para tirar suas dúvidas, vamos falar um pouquinho a respeito, explicando se a ortografia de juiz tem acento, ou não. Dê uma olhada!
Vamos direto ao assunto: juiz não tem acento e o motivo é simples: nenhuma palavra terminada com a letra Z leva acento ortográfico. Além disso, as letras “ui” formam hiato e quando acompanhadas de Z não são acentuadas. Então, você já pode riscar essa dúvida da cabeça.
Mas você deve estar se perguntando: e como fica o plural, juizes ou juízes?
Aqui é juízes, com acento agudo no “i”. Lembre-se de que o plural de juiz não termina com Z, certo? Ademais, trata-se de um hiato em palavra paroxítona contendo somente a vogal na sílaba (ju-í-zes). Logo, acentua-se!
Juiz tem alguns significados diferentes, conforme o contexto. Mas sua atribuição principal é “aquele que tem o poder de julgar ou decidir impasses” (dicionário Caldas Aulete).
No Poder Judiciário, é um cargo conquistado por concurso público pelo advogado que deseja presidir um juizado.
Nas competições esportivas, nos desfiles de carnaval, em júris de concurso também há juízes. Mas, um detalhe: em jogos esportivos o juiz pode ser chamado de árbitro.
Juiz de direito: é um juiz togado (concursado) que julga causas de acordo com evidências e a interpretação das leis nos tribunais.
Juiz de paz: resolve pequenas causas, como conciliações, casamentos, partilha de bens etc.
Agora que você já sabe como se escreve juiz, que tal testar seus conhecimentos em acentuação gráfica resolvendo este exercício do Stoodi?