A escrita correta deste verbo é “mexer”, com o uso do X. É comum as pessoas confundirem essa palavra, pois algumas vezes, a consoante X pode assumir o valor do dígrafo CH — tanto no início quanto no fim das palavras, tal como ocorre no verbo em análise.
O verbo “mexer” tem origem na palavra em latim miscere e significa movimento, o ato de revolver o conteúdo de algo, rebolar o corpo.
Porém, ele também pode ter uma interpretação distinta, não implicando necessariamente em uma ação física, mas também referir-se a ações intelectuais como: provocar, brincar, paquerar, de causar sensações de alegria ou tristeza.
Para evitar confusão na grafia, existem algumas regras gramaticais que estabelecem em quais hipóteses devemos empregar o X ou o CH. No que diz respeito à palavra “mexer”, por exemplo, aplica-se a regra que obriga o uso do X após a sílaba inicial “me” — mexer; mexilhão; mexicano; mexeriqueira.
Além disso, o X normalmente é utilizado:
Entretanto, é importante saber que algumas palavras comportam exceções. Pela regra, determinadas palavras deveriam ser escritas com X, mas por algum motivo é utilizado o CH.
Vejamos alguns exemplos: preencher, guache, anchova, mecha, enchumaçar, dentre outros.
Gostou do post e quer ter acesso a outras informações úteis? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite os exercícios e videoaulas que temos a oferecer!