O nitrogênio é um dos elementos mais conhecidos atualmente. Fazendo parte de todos os nossos aminoácidos, ocupando o ar que nós respiramos e fornecendo energia para as plantas, esse elemento sempre é tema de questões no Enem e nos vestibulares.
Por isso, desenvolvemos este minipost com as principais informações sobre o nitrogênio. Confira!
O nitrogênio é um elemento gasoso e não metálico — quando está na CNTP — presente na tabela periódica. Ele compõe grande parte do nosso planeta, afinal, cerca de 78% do volume da atmosfera é formado por nitrogênio.
Uma das suas maiores contribuições desse elemento para nós é o ciclo do nitrogênio. Ele acontece de forma natural e é dividido em quatro etapas. Confira:
Além de representar cerca de 78% da atmosfera terrestre, ele apresenta massa de 14g e sete como seu número atômico, sendo composto por duas camadas e tendo uma distribuição eletrônica de 1s2 2s2 2p3.
Para encontrar qualquer massa atômica, basta localizar o elemento na tabela periódica e identificar o número que fica abaixo da sua representação. No caso do hidrogênio, sua massa vale 14 u.
Você percebe como o nitrogênio é importante para os seres humanos? Por isso, entender como ocorre seu ciclo e identificar suas principais características é fundamental para ter um bom desempenho no vestibular, já que ele pode surgir nas questões de forma contextualizada.
Agora que você já sabe o que é nitrogênio, aproveite para continuar seus estudos com o nosso plano e aprimore seus conhecimentos!