Você tem ideia do que seja agnosticismo? Calma, que vamos explicar! Essa palavra tem a ver com crenças em relação à existência de Deus, ao sentido da vida e do universo. Quer saber o que é uma pessoa agnóstica para ampliar seu vocabulário e se destacar na redação do Enem? Continue a leitura!
A Filosofia nos mostra que agnosticismo é a “doutrina que declara o absoluto ou as questões metafísicas inacessíveis ao espírito humano, por não serem passíveis de análise pela razão” (Dicionário Priberam).
O agnóstico, então, é a pessoa que adota essa linha de pensamento, ou seja, ela não crê ou deixa de crer em Deus, mas apenas não acredita que a razão humana possa provar a existência dele.
Como você deve saber, o ateísmo é a falta de crença na existência de Deus. Diferentemente do agnóstico, que desconhece ou não consegue provar essa existência, o ateu a nega.
O filósofo Nietzsche, por exemplo era um ateu assumido. Para ele, o cristianismo era uma deturpação da realidade. Também se denominavam ateus:
Entre os agnósticos famosos estão:
Não existe, a rigor, uma religião agnóstica. Trata-se de uma forma de conceber o mundo, uma postura adotada pelas pessoas que se julgam incapazes de explicar ou comprovar empiricamente certas questões propostas pela Metafísica.
Entre os que se autoproclamam agnósticos, porém, existe uma diferença. Veja!
O teísmo agnóstico engloba a crença em uma ou mais divindades. O agnóstico teísta aceita a existência de Deus, mas não tem como explicá-la.
Já o ateísmo agnóstico é a ausência de crença em qualquer Deus. O ateu agnóstico não aceita, mas também não rejeita, a possibilidade de haver um (ou mais) deus.
Esperamos que você tenha compreendido o que é uma pessoa agnóstica e quais as suas crenças. Aproveite para mergulhar no estudo da Filosofia e da Sociologia, matérias que também são cobradas no Enem!