Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, o eufemismo é utilizado quando queremos suavizar ou minimizar o efeito de uma palavra ou expressão mais grosseira ou que venha travestida por um certo tabu.
Continue lendo e aprenda o que significa eufemismo, um ponto bastante cobrado nas provas de Literatura!
Ao pé da letra, o significado de eufemismo é pronunciar “palavras agradáveis”. No grego, eu- é bom, e pheme é palavra. Ou seja, eufemismo é uma boa palavra, usada em vez de outra com efeito ruim.
Entre as figuras de linguagem, eufemismo é aquela que serve para atenuar o peso do que está sendo dito, diminuindo o impacto de uma expressão vulgar, feia ou desagradável. Tanto nos textos literários quanto nas conversações cotidianas, o recurso é bastante utilizado.
Entre os mais comuns, estão:
É claro que o contexto interfere no uso do eufemismo. Uma sociedade com características racistas adota as expressões “de cor”, “moreninha” para designar uma pessoa negra. Porém, com as constantes conquistas da população afrodescendente, como o Dia da Consciência Negra, a palavra “negro” deixou de ser motivo de vergonha e passou a ser usada com orgulho.
Na literatura, são inúmeros os exemplos de eufemismo. Veja um dos mais conhecidos, da letra da canção Aquarela, de Vinicius de Moraes, poeta modernista:
A aquarela, no caso, é a vida. Descolorir significa morrer, já que a aquarela perde a cor.
Podem ser usadas as seguintes palavras com o mesmo sentido de eufemismo (sinônimo):
Veja frases com eufemismo para não ter mais dúvidas sobre essa figura de linguagem e descubra o que significam (a resposta está no fim do post):
Então, conseguiu compreender o conceito de eufemismo? Continue investindo nos estudos! Temos videoaulas de Literatura e muitos exercícios sobre esta e outras figuras de linguagem!