Muito se ouve falar, mas pouco se discute: afinal, o que é a homofobia e como combatê-la? Esse é um tema atual, de muita importância para a sociedade e pode, devido à urgência em superá-lo a aos debates atuais, ser cobrado na prova de Redação do Enem? Quer ficar por dentro? É só continuar a leitura deste minipost!
A homofobia consiste na “rejeição ou aversão a homossexual e a homossexualidade”, segundo o Dicionário Houaiss. Dessa forma, é preciso que se respeite a diversidade de gênero
O Movimento LGBT tem se fortalecido com o passar dos anos e conquistado muitas vitórias. Entre elas, a aprovação da lei que criminaliza a homofobia.
Há muitos anos a população LGBTQ+ luta pela criminalização da homofobia. Os dados no país, de acordo com informações de ONGs como o GGB (Grupo Gay da Bahia) são alarmantes:
Isso sem falar no preconceito que não entra nas estatísticas, como dificuldade para ser contratado em empregos, sofrido diariamente pela população LGBT.
Por isso, já havia passado da hora de o Brasil punir as pessoas intolerantes e preconceituosas com pertencentes ao grupo
Sim, desde junho de 2019 a homofobia passou a ser considerada crime no Brasil. Na ausência de uma lei específica contra a homofobia, esse tipo de conduta foi encaixada na Lei de Racismo, nª 7716/89, em decisão do STF.
Assim, à discriminação em função de “raça, cor, etnia, religião e procedência nacional” foram acrescidos “orientação sexual e identidade de gênero”.
Aprendeu, de uma vez por todas, o que é homofobia (definição) e a importância de conscientizar as pessoas sobre o respeito a todos, independentemente de sua orientação sexual ou qualquer outra diferença? Esse pode ser um tema a ser tratado na redação do Enem e de outros concursos, e você deve ficar por dentro do assunto! Aproveite e adote o Plano de Estudos para ver ainda mais conteúdos!