O que é intemperismo?

 

Na geomorfologia e na geologia, os conceitos que resultam na transformação dos materiais da superfície da Terra, como rochas e solos, são fundamentais para entendermos a dinâmica da natureza nesse sentido.

E um dos termos mais importantes é o intemperismo. Quer saber o que é e quais são os tipos de intemperismo? Então continue por aqui para descobrir!

Intemperismo: o que é?

Também chamado de meteorização, o intemperismo corresponde à alteração físico-química de rochas e minerais. É o processo mais importante na formação do solo e, consequentemente, na modelação do relevo.

Fortemente influenciado por condicionantes externos como o clima, o intemperismo acontece em três tipos diferentes: o intemperismo físico, o intemperismo químico e o intemperismo biológico.

É importante não confundir esse conceito com o conceito de erosão, uma vez que o segundo é responsável pelo desgaste do solo, que nada mais é do que as rochas intemperizadas.

O que é intemperismo físico?

intemperismo físico corresponde ao conjunto de ações e processos de degradação das rochas sem que ocorra alteração química do material. Resulta, portanto, na desagregação da rocha em fragmentos cada vez menores. O ventoé um dos principais agentes do intemperismo físico.

O que é intemperismo químico?

Já o intemperismo químico diz respeito à quebra estrutural dos minerais que compõem as rochas. Dessa forma, o material fica sujeito ao processo de decomposição. A ação da água é uma das principais causas do intemperismo químico.

O que é intemperismo biológico?

Por sua vez, o intemperismo biológico é uma variação dos processos químicos, tendo como principais agentes os seres vivos, como bactérias, animais e plantas. De maneira geral, corresponde a um tipo de intemperismo químico, apenas resultando em um processo diferenciado.

Excrementosdecomposição e ação de raízes de árvores são alguns exemplos de agentes de intemperismo biológico.

Curtiu nosso post? Entendeu agora como funciona o intemperismo? Então não se esqueça de conferir nosso plano de estudos para se preparar bem para o Enem e arrasar na prova de Ciências da Terra!