O que é migração?

 

Entender a dinâmica populacional é fundamental para compreendermos como o ser humano se organiza no planeta — e, principalmente, para quem está estudando Geografia para os vestibulares e para o Enem!

Nesse cenário, o conceito mais importante é o de migração. Você sabe o que ele é? Veja neste post tudo sobre a migração!

Migração: o que é?

É considerado como migração todo e qualquer deslocamento de pessoas dentro de um determinado espaço geográfico, sendo tal movimentação temporária ou, então, permanente.

Os chamados fluxos migratórios podem acontecer por uma série de motivações, desde culturais até mesmo econômicas e de ordem natural. Atualmente, a migração econômica é a que mais exerce influência nas dinâmicas populacionais ao redor da Terra.

Tipos de migração

Como é um conceito muito vasto, a migração tem várias ramificações. A seguir, apresentamos os principais tipos de migração.

O que é migração interna?

O processo de migração interna acontece quando a população se movimenta dentro do mesmo espaço geográfico. Ou seja, se indivíduos se locomovem dentro de um mesmo Estado ou país, a migração é considerada interna.

O que é migração de retorno?

A migração de retorno consiste no deslocamento de pessoas para o seu local de origem, acontecendo após um movimento migratório pregresso. Pode ser, por exemplo, a movimentação de brasileiros que mudaram para o exterior e, agora, estão voltando para o Brasil.

O que é migração externa?

Já a migração externa diz respeito à movimentação de saída dos habitantes de seu país de origem para outras nações. Os Estados Unidos, por exemplo, é uma das principais nações que atraem imigrantes.

O que é migração sazonal?

A migração sazonal é aquela que ocorre de acordo com as estações do ano. Trabalhadores rurais, por exemplo, estão sujeitos a se movimentarem de acordo com essa dinâmica.

O que é migração temporária?

Por fim, a migração temporária acontece quando um indivíduo se movimenta para um determinado lugar e, após um longo tempo, volta para seu local de origem.

E aí, entendeu o que é e como funciona o processo de migração? Que tal conferir o nosso plano de estudos, melhorar sua preparação para o Enem e, quem sabe, migrar para estudar na sua universidade dos sonhos?